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- Learning English as a second language with artificial intelligence for prospective teachers: a systematic reviewPublication . Beatriz Peña-Acuña; Durão, Rosana Corga FernandesIntroduction Artificial intelligence is revolutionizing English language teaching with personalized assessments and advanced tools, though more studies are needed on its effectiveness and equitable accessibility. Method A systematic literature review (SLR) was conducted using articles from Web of Science, Scopus, and ERIC to establish theoretical foundations. Results AI in learning English as a second language offers personalized tools such as chatbots, pronunciation improvement apps, and platforms that adapt content according to student progress. Discussion The study highlights how AI is revolutionizing English learning by personalizing lessons, improving pronunciation, and promoting cultural understanding.
- Use of isotopic and elemental fingerprints for seahorse species discrimination and traceability of geographic originPublication . Cabral, Ana Elisa; Calado, Ricardo; Palma, Jorge; Ricardo, Fernando; Silva, Eduardo Ferreira da; Patinha, Carla; Planas, MiquelSeahorses (Hippocampus spp.; Family Syngnathidae) are mainly targeted by Traditional Chinese Medicine, curio and ornamental trade, as dried or live specimens. Traceability tools may help fill the gaps on supply chains, securing information on geographic origin and identification of traded specimens. Fin-clipping, a non-lethal and well-established method in seahorse research, offers a potential approach to trace the geographic origin and certify the aquaculture of these flagship species. As such, this study aimed to investigate the existence of differences in isotopic profiles of four seahorse species cultured at research centers located in southern Portugal and northern Spain, as well as between cultured Hippocampus guttulatus sourced from two research centers, and between wild and cultured specimens of this species. This research also evaluated the potential of combining isotopic and elemental fingerprints for seahorse species discrimination, through inductively continuous-flow isotope ratio mass spectrometry (IR-MS) and plasma mass spectrometry (ICP-MS). Species cultured at the same research centers exhibited similar stable isotope composition (delta 13C and delta 15N), except in the case of temperate H. guttulatus from northern Spain, which differed significantly from tropical species H. kuda and H. reidi. These differences could be due to phylogenetic dissimilarities and differences in seawater temperature. The delta 15N composition allowed to discriminate between cultured H. guttulatus from the two research centers and between cultured and wild specimens. While dorsal fin isotopes alone did not prove to be a reliable tool for the discrimination of different cultured species, combining them with elemental profiles from seahorses' whole-body allowed to successfully discriminate between H. kuda and H. reidi. This preliminary research demonstrates the potential of stable isotope and elemental analyses for tracing seahorses' geographic origin and species identification. However, further research should be performed to validate these findings for wild specimens, particularly those from illegal, unreported and unregulated (IUU) fisheries and trade.
- Representações sociais no campo educativo na Guiné-Bissau: estudo de caso no liceu regional Hô Chi Minh/CanchungoPublication . Gomes, Jidor António; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Terremoto, Maria Leonor Alexandre Borges dos SantosO presente estudo tem por enquadramento as representações sociais no campo educativo, especificamente sobre as escolas na Guiné-Bissau, com um estudo de caso no Liceu Regional Hô Chi Minh/Canchungo, realizado no âmbito de mestrado em Gestão e Administração Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O quadro teórico do estudo realça os conceitos de representação social com incidência no contexto educativo, na comunidade educativa, particularmente nos professores, estudantes, funcionários não docentes e pais ou encarregados de educação. Salienta-se também a particularidade da nomeação política ou partidária do diretor e restante equipa dirigente de cada liceu, em consequência dos resultados eleitorais para o país. A investigação tem como objetivos específicos conhecer as representações de professores e estudantes do liceu em estudo, assumindo quatro dimensões: escola como espaço físico, como gestão escolar, como processo educativo e como mobilidade social. Procurou-se, por meio de entrevistas a professores e a estudantes, indagar sobre as suas representações sociais no contexto da realidade guineense e do liceu, através uma metodologia qualitativa no paradigma interpretativo. Para inquirição dos respondentes recorreu-se a uma entrevista estruturada com questões abertas, respondida por escrito e oralmente com registo telefónico. Após a análise dos dados conclui-se que o Liceu Regional Hô Chi Minh/Canchungo apresenta diversas fragilidades no que concerne aos edifícios, à gestão e ao processo educativo. Contudo, a imagem global dos participantes no estudo é positiva e os professores e os estudantes reconhecem algumas medidas que poderiam fomentar uma renovação do processo de ensino e de aprendizagem.
- Competências digitais e sua relação com o desempenho académicoPublication . Surducan, Emanuel-Madalin; Valadas, Sandra Cristina Andrade Teodósio dos SantosO presente estudo tem como finalidade medir o nível de competências digitais dos estudantes universitários, analisando a sua relação com o desempenho académico. Foram definidos dois objetivos gerais: 1) Avaliar o nível de literacia digital dos estudantes do Ensino Superior; 2) Analisar a relação entre literacia digital e sucesso académico de estudantes do Ensino Superior. O trabalho fundamentou-se numa abordagem quantitativa, não experimental e correlacional, de natureza descritiva. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes apresenta um nível intermédio de proficiência digital. Foram também considerados diversos fatores (pessoais e contextuais) que podem influenciar o nível de proficiência digital, tais como: habilitações literárias, género, contexto socioeconómico, zona de residência e frequência de utilização das Tecnologias Digitais (TD). Os resultados evidenciaram uma relação significativa apenas entre a frequência de utilização das TD e a proficiência digital. O grau de sucesso académico foi medido com base em indicadores quantitativos. A maioria dos estudantes se encontra no nível baixo, moderado e alto de sucesso académico. Entre os potenciais fatores explicativos de sucesso académico considerados, o contexto socioeconómico, a nota de candidatura e a opção do curso foram os mais relevantes do ponto de vista estatístico. Observou-se também que, à medida que a frequência de utilização das TD aumenta, o sucesso académico também aumenta. Quanto a perspetivas futuras, os resultados apontam para uma metodologia diferente, que inclua uma abordagem qualitativa ou mista. Seria importante envolver uma população mais diversificada, abrangendo estudantes de diferentes áreas científicas.
- A relação entre a atração, a perceção da semelhança baseada em pouca informação e perfis de personalidade enquadrados no circumplexo interpessoal da personalidadePublication . Silva, Brianne Oliveira Abreu; Gomes, Alexandra Isabel Cabral da SilvaA atração interpessoal é uma área de estudo da psicologia que busca compreender o funcionamento da aproximação e das relações entre indivíduos. Até o presente momento, as descobertas neste sentido indicam que fatores como semelhança de ideais, proximidade física e constância de interações podem ser considerados como alguns dos preditores da atração e do seu sucesso. Sabe-se que a atração é um construto multifatorial, no entanto, são poucos os estudos que buscam uma abordagem não comportamental dos seus preditores. Desta forma, o objetivo deste estudo é o de investigar a relação entre a existência ou não da atração de acordo com a percepção de semelhanças baseada em pouca informação em perfis enquadrados no Circumplexo dos Valores Interpessoais; buscando compreender se o tipo de personalidade do indivíduo pode ser considerado como um preditor da atração. A amostra deste estudo foi composta por 128 participantes com idade igual ou superior aos 18 anos e falantes da língua portuguesa. Os participantes responderam um questionário online de 2 partes, que buscava enquadrar a sua personalidade dentro do Circumplexo dos Valores Interpessoais e posteriormente medir o grau de atração experienciada por perfis que simulavam cada um dos perfis do Circumplexo. Os resultados indicaram que a semelhança, ou inexistência dela, com pelo menos 3 perfis de personalidade podem ser preditores da atração interpessoal; confirmando que a atração é um construto multifatorial não exclusivamente comportamental.
- Contributos da arte para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em crianças em idade pré-escolarPublication . Pascoal, Daniela Veiga; Guerreiro, Maria Caeiro Martins; Ludovico, Olga Maria Teixeira AmaralO presente Relatório foi efetuado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), com o intuito de obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar. O estudo foi concretizado no ano letivo 2023-2024, num jardim de infância de uma instituição privada, na localidade de Faro, o qual contou com uma amostra de 22 crianças, com cinco anos de idade. O objetivo da investigação rondou a perceção dos contributos que a exploração pedagógica de diferentes áreas artísticas pode ter no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, competências estas cada vez mais fundamentais para agir num mundo coberto de incerteza e transformação. O mesmo estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, composta pela recolha de dados a partir de observações participantes e não participantes, notas de campo, registos fotográficos e audiovisuais, produções desenvolvidas pelos participantes, e entrevistas semiestruturadas tanto à educadora cooperante, como ao grupo de crianças. Os procedimentos metodológicos são constituídos por seis situações de aprendizagem, diferidas por áreas artísticas, onde a estimulação da criatividade e imaginação, a sensibilização cultural, a observação e reflexão, a autonomia e iniciativa, a comunicação e o trabalho em equipa, são os pilares a incidir. Dessas intervenções, existe uma fase de diagnóstico e uma avaliação que permitem comparar resultados que, ao longo de todo o estudo, ressaltam um progressivo desenvolvimento do pensamento crítico e criativo das crianças participantes, através de estímulos relacionados com arte, visíveis em comentários espontâneos, sugestões e iniciativas, criações, e em diálogos e observações gradualmente mais cuidados.
- Quem manda na prisão? Um olhar sociológico das hierarquias informais e dinâmicas de poder entre reclusosPublication . Duarte, Gonçalo Guerreiro; Cruz, Ana RitaEste estudo investiga a formação e dinâmica da hierarquia informal entre reclusos no Estabelecimento Prisional de Faro (EPF), utilizando uma combinação de metodologias qualitativas e quantitativas. A investigação baseia-se na Teoria dos Capitais de Pierre Bourdieu, explorando como diferentes formas de capital (económico, cultural, social e simbólico) influenciam a posição dos indivíduos dentro da estrutura hierárquica prisional. O estudo inclui entrevistas semiestruturadas com reclusos para identificar os atributos por eles valorizados e que facilitam a mobilidade social ascendente ou descendente na hierarquia informal entre reclusos no interior da prisão. O estudo inclui também uma análise de redes sociais que mapeia as interações e conexões entre os reclusos, revelando como as relações sociais influenciam a estrutura de poder e status dentro da prisão. A investigação destaca a importância do capital simbólico, e em particular da masculinidade hegemónica, e do capital social na manutenção e transformação das posições hierárquicas. Ao compreender as dinâmicas internas de poder, o estudo identifica implicações importantes para a gestão prisional e para a formulação de políticas de reabilitação mais eficazes, que considerem as complexas relações sociais que moldam a vida na prisão. Os resultados sugerem que a interação entre diferentes capitais é crucial para a ascensão na hierarquia informal, e que a masculinidade desempenha um papel central na identidade e posição dos reclusos.
- Characterization of bacteria in seafood and environmental waters samples from Namibe (Angola)Publication . Calado, Beatriz Lopes; Cardoso, João; Power, Deborah MFoodborne diseases are a major burden worldwide and are very common and one of the major causes of death in underdeveloped countries. Coliform bacteria are a non-taxonomic group of Enterobacterales order that commonly inhabit the intestines of warm-blooded animals. While most coliform bacteria are not associated with foodborne illness, there are coliforms (faecal origin) that can cause diseases in humans of which most cases are associated with pathogenic E. coli strains. Therefore, detection of coliforms is commonly used as an indirect measure of quality control and safety of foods and waters for human consumption. The present study aimed to isolate and characterise coliform bacteria from bivalves that are used for human consumption and from their environmental seawater to identify species that may represent a potential risk for human health. Four different locations (Mucoio, Praia das Conchas, Sacomar, and Praia Amélia) in the coast of Namibe in Angola were sampled and microbiology techniques, molecular analysis, biochemical and virulence assays were performed to characterise the different isolates. Our results revealed that isolates correspond to Escherichia coli, Enterobacter spp., Klebsiella spp. and Citrobacter freundii and that the mussels collected from Praia das Conchas showed the highest fecal coliform contamination and diversity. At least 6 different strains of E. coli, 4 of Enterobacter spp. and 2 Klebsiella spp. and 1 of Citrobacter freundii were found and they show different resistance to cephalosporins and penicillins which are common antibiotics used in clinical. Virulence tests were performed using a representative strain from each species using the arthropod model Galleria mellonella and suggest that all strains are likely to be pathogenic and most or the larvae were death in the first 24h post injection. This study identify for the first time pathogenic coliforms bacteria in bivalve food samples and environmental waters from Namibe which may represent a health risk to the local population and the major causative agents of foodborne and other diseases.