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- Sistemas de custeio aplicados à atividade agrícola: o caso vitacressPublication . Castelinho, Catarina Isabel Candeias; Peixinho, Rúben; Coelho, LuísA agricultura em Portugal tem assumido uma importância crescente ao longo dos últimos anos. As empresas deste setor de atividade enfrentam importantes desafios resultantes de mudanças nos mercados, nomeadamente o desenvolvimento tecnológico e globalização. Estas alterações afetaram decisivamente o ambiente empresarial, tornando-o mais competitivo e sublinham a importância de uma gestão moderna suportada por modelos de custeio que permitam identificar e compreender os custos associados às atividades e objetos de custeio das empresas agrícolas. Esta dissertação, baseada num estudo de caso, desenvolve um modelo de custeio baseado no método ABC ajustado à realidade específica da quinta de Almancil da empresa Vitacress Portugal. As diversas fontes de evidência utilizadas permitiram conhecer em detalhe os recursos utilizados na empresa, identificar as atividades relevantes desenvolvidas nos processos internos e determinar os cost drivers de recursos e atividades para relacionar recursos com atividades e custo das atividades com os objetos de custeio respetivamente. Os cost drivers identificados ao longo do trabalho são escolhidos com base em relações causais e não são exclusivamente relacionados com volumes. A utilização de diversos tipos de cost drivers permite uma imputação dos custos indiretos mais ajustada à realidade da produção agrícola da empresa e são fundamentais para calcular o custo das atividades desenvolvidas e refinar o cálculo do custo associado aos objetos de custeio. O modelo conceptual foi desenvolvido com sucesso e fornece à empresa a possibilidade de apurar informação relevante para auxiliar o seu processo de decisão corrente e estratégico. Esta investigação contribui para a discussão académica do tema e proporciona à empresa Vitacress Portugal uma ferramenta de gestão desenvolvida com base em modelos de custeio contemporâneos.
- Sensibilizando as crianças do pré-escolar para a aprendizagem acerca dos animaisPublication . Delgado, Alexandra Sofia Ribeiro; Monteiro, RuteEste trabalho tem por principal objetivo sensibilizar as crianças do pré-escolar para a aprendizagem acerca dos animais. No âmbito deste objetivo, procurei criar atividades que pudessem abordar este tema, inserindo também, na sala de atividades, para culminar as aprendizagens, uma tartaruga. Do ponto de vista metodológico, o trabalho enquadra-se num estudo caso, onde foram utilizados diversos instrumentos de recolha, como vídeos, diário de bordo, entrevista, observações externas e fotos, com o intuito de perceber como era feita a aprendizagem nas crianças. Com efeito, não apenas observei e procurei compreender o modo de agir das crianças perante um animal, como defini um conjunto de atividades que pudessem cimentar os objetivos definidos. O estudo ilustra que as diferentes atividades têm diferentes potencialidades e que a aprendizagem não é feita do mesmo modo em diferentes crianças. Ilustra, ainda, que é importante que o educador adeque as atividades às diferentes crianças, pois todas são diferentes e não percecionam a informação da mesma maneira, pois tal como defende Rosa (2011) um bom educador deve reconhecer e respeitar a singularidade de cada criança, ou seja devemos, ao longo da nossa prática profissional, considerar a complexidade e a diferença entre todas as crianças. No entanto, as diferentes atividades permitem aprofundar e desenvolver aprendizagens atitudinais, concetuais e procedimentais, servindo assim como um meio para introduzir novos conceitos e temáticas.
