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- Estudo das possibilidades de resultados anormais através de estratégias momentum no mercado EuronextPublication . Costa, Bruno José Guerreiro; Coelho, LuísNo artigo “Returns to Buying Winners and Selling Losers: Implications for Stock Market Efficiency” de 1993, Jegadeesh e Titman estudam a possibilidade de obter resultados anormais através de estratégias momentum nos mercados dos Estados Unidos da América (EUA). Partindo das hipóteses propostas pelos autores, tenta-se implementar o seu modelo e repetir as análises noutro mercado, com os objectivos científicos de verificar a replicabilidade e de averiguar se os resultados se repetem noutros contextos. Considerando o caso da Europa e em particular o mercado Euronext - o maior mercado da zona Euro e um dos maiores a nível mundial - existem características específicas que os diferenciam dos EUA e dos seus mercados. Seguindo a metodologia descrita no artigo original, o modelo dos autores é implementado e usado para testar as hipóteses sobre uma base de dados de cotações bolsistas do mercado Euronext. Através da aplicação do modelo é possível constatar que neste mercado existem possibilidades de retornos anormais através de estratégias momentum. Os resultados obtidos mostram evidências estatisticamente significativas da existência da anomalia, durante o período temporal estudado, à semelhança dos resultados obtidos para o mercado dos EUA. Constata-se que as conclusões obtidas para os mercados dos EUA, assim como para os mercados adicionais onde as estratégias momentum foram testadas, são semelhantes no caso em estudo. Aparentemente, as possibilidades de obtenção de retornos anormais não são únicas a um mercado em particular, mas encontram-se também presentes noutros ambientes distintos.
- Characterization of the cork oak transcriptome dynamics during acorn developmentPublication . Miguel, Andreia; de Vega-Bartol, José; Marum, Liliana; Chaves, Inês; Santo, Tatiana; Leitão, J. M.; Varela, Maria C.; Miguel, Célia M.Background: Cork oak (Quercus suber L.) has a natural distribution across western Mediterranean regions and is a keystone forest tree species in these ecosystems. The fruiting phase is especially critical for its regeneration but the molecular mechanisms underlying the biochemical and physiological changes during cork oak acorn development are poorly understood. In this study, the transcriptome of the cork oak acorn, including the seed, was characterized in five stages of development, from early development to acorn maturation, to identify the dominant processes in each stage and reveal transcripts with important functions in gene expression regulation and response to water. Results: A total of 80,357 expressed sequence tags (ESTs) were de novo assembled from RNA-Seq libraries representative of the several acorn developmental stages. Approximately 7.6 % of the total number of transcripts present in Q. suber transcriptome was identified as acorn specific. The analysis of expression profiles during development returned 2,285 differentially expressed (DE) transcripts, which were clustered into six groups. The stage of development corresponding to the mature acorn exhibited an expression profile markedly different from other stages. Approximately 22 % of the DE transcripts putatively code for transcription factors (TF) or transcriptional regulators, and were found almost equally distributed among the several expression profile clusters, highlighting their major roles in controlling the whole developmental process. On the other hand, carbohydrate metabolism, the biological pathway most represented during acorn development, was especially prevalent in mid to late stages as evidenced by enrichment analysis. We further show that genes related to response to water, water deprivation and transport were mostly represented during the early (S2) and the last stage (S8) of acorn development, when tolerance to water desiccation is possibly critical for acorn viability. Conclusions: To our knowledge this work represents the first report of acorn development transcriptomics in oaks. The obtained results provide novel insights into the developmental biology of cork oak acorns, highlighting transcripts putatively involved in the regulation of the gene expression program and in specific processes likely essential for adaptation. It is expected that this knowledge can be transferred to other oak species of great ecological value.
- Educação ambiental e ensino da física e da química no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário: o projeto "Vamos dar vida aos resíduos"Publication . Martinho, Cláudia Alexandra Gomes; Cristiano, Maria Lurdes SantosNeste relatório faz-se uma descrição e reflexão da atividade profissional desenvolvida pela autora durante os treze anos dedicados ao ensino da Física e da Química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. É também relatada e analisada a vertente formativa deste percurso, numa perspetiva reflexiva e de valorização profissional e pessoal. No contexto do processo de ensino-aprendizagem são descritas as estratégias implementadas, os instrumentos pedagógicos utilizados, as modalidades de avaliação e as diferentes experiências pedagógicas vivenciadas. São apresentados exemplos ilustrativos concretos e a revisão da literatura sobre as temáticas que deu suporte às abordagens escolhidas. São relatadas também as ações de formação frequentadas, analisando-as e destacando a pertinência das mesmas e sua relevância na aquisição de saberes e competências pedagógicas e o seu contributo para a criação de ações pedagógicas e cívicas diversificadas que promovam o sucesso na disciplina e a formação de jovens civicamente ativos e responsáveis, capazes de um pleno exercício da cidadania democrática. As questões ambientais são desafiantes e requerem alterações profundas na nossa visão, levando ao reconhecimento da necessidade de uma atuação direta dos cidadãos, questão central na promoção da sustentabilidade. Os jovens iniciam e desenvolvem a sociabilização nos estabelecimentos de ensino, sendo estes os locais privilegiados para o incentivo às boas práticas ambientais. A sensibilização e educação ambiental, que atualmente é defendida como um tema transversal a ser trabalhado por todas as disciplinas do currículo, têm um papel fundamental neste processo. Desta forma, pretende-se apresentar estratégias de educação ambiental que possam ser incluídas nas aulas de Física e Química, associando a transmissão de conteúdos e a educação ambiental, através da dinamização de programas e projetos que permitam relacionar a ciência com a tecnologia, sociedade e ambiente, vertentes primordiais da literacia científica, potenciando o conhecimento em ação e a educação para a cidadania. O Projeto “Vamos dar vida aos resíduos”, promovido pela ALGAR (Valorização e tratamento de resíduos sólidos, SA), tem como objetivo sensibilizar alunos, professores, funcionários e encarregados de educação para a importância da separação/triagem e para a valorização dos diferentes tipos de materiais recicláveis, alterando hábitos e mentalidades. Assim, é uma importante ferramenta ao serviço da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental que permite promover a tomada de consciência para as questões da sustentabilidade, conduzindo a alterações de estilos de vida e desenvolvendo o pensamento crítico e as competências necessárias para a melhoria da qualidade ambiental nas escolas. Ao longo deste trabalho serão apresentados exemplos de situações em que, através da resposta a questões e desafios lançados pelo Projeto “Vamos dar vida aos resíduos”, os alunos adquirirem conceitos de Física e de Química, aplicando-os num contexto real, apoiados por diferentes parcerias estabelecidas no âmbito deste Projeto.