Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-30"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- The influence of handedness on assymetries in expression of basic emotionsPublication . Muresan, Angelica; Faísca, LuísA dominância do hemisfério cerebral direito na expressão de emoções faciais encontra-se amplamente documentada na literatura uma vez que as assimetrias faciais são mais intensas e evidentes na hemiface esquerda. A maior parte dos estudos que se debruçam sobre a questão do processamento emocional e, em particular, a produção de expressão através da face, foi realizada em população destra. De facto, os estudos que contemplam nas suas amostras indivíduos esquerdinos são mais reduzidos assim como, por vezes, reportam a resultados controversos no que respeita à lateralização hemisférica desta população na expressão de emoções faciais. Por este motivo, consideramos pertinente para o presente trabalho a investigação de possíveis interações entre a lateralidade manual do ator (isto é, a pessoa que expressa a emoção) e as assimetrias faciais durante a produção da emoção. As faces quiméricas representam um dos paradigmas mais implementados no estudo das assimetrias expressivas de emoções. Em particular, as faces compósitas simétricas permitem avaliar independentemente a expressão emocional veiculada por cada hemiface controlando a interferência de assimetrias perceptivas que advêm do enviesamento para o hemicampo visual esquerdo uma vez que o mesmo estímulo é apresentado nos dois hemicampos visuais em simultâneo. Participaram no estudo vinte e quadro juízes (12 mulheres e 12 homens) que realizaram julgamentos de quatro emoções básicas (alegria, medo, raiva e tristeza) através de uma tarefa de acuidade e eficácia na identificação de emoções e uma tarefa de julgamentos sobre a intensidade da expressão veiculada pela face. Os estímulos quiméricos foram construídos a partir de fotografias de quarenta atores naïve do sexo feminino (20 canhotos e 20 destros), que expressaram as quatro emoções básicas. Os principais resultados obtidos são compatíveis com a hipótese de que a hemiface esquerda é mais intensa na expressão das emoções, independentemente da lateralidade manual do ator. Contudo, no que respeita à eficácia do reconhecimento da emoção expressa, não foram observadas assimetrias faciais significativamente à esquerda nos atores destros. Contrariamente, os atores esquerdinos revelaram uma ligeira vantagem da hemiface esquerda na medida de acuidade e eficácia da expressão emocional. Esta dissociação entre a lateralização da intensidade da expressão e da eficácia da expressão é discutida à luz do seu impacto na interação entre a lateralidade manual do ator e as assimetrias expressivas de emoções.
- System dynamics in tourism: a systematic literature reviewPublication . Sedarati, Pooyan; Pintassilgo, Pedro; Santos, Sérgio Pereira dosEnquadramento: A Dinâmica de Sistemas é um método que permite captar o comportamento dinâmico de um sistema complexo ao longo do tempo. A indústria do turismo pode ser considerada um sistema complexo devido à miríade de interações que apresenta. Ao longo das últimas duas décadas assistiu-se a um aumento do número de publicações que utilizam a Dinâmica de Sistemas para estudar sistemas turísticos complexos. Objetivo: Esta dissertação pretende avaliar a aplicação da Dinâmica de Sistemas ao estudo da indústria turística. Método: Efetuou-se uma revisão da literatura sistemática por forma a identificar e avaliar a aplicação da Dinâmica de Sistemas ao turismo. Resultados: Na pesquisa inicial foram identificados 531 artigos que, direta ou indiretamente, se referiam simultaneamente a Dinâmica de Sistemas e Turismo. De entre estes artigos, apenas 25 satisfizeram os nossos critérios de inclusão. A análise dos artigos selecionados mostra que a Dinâmica de Sistemas tem sido utilizada para abordar uma variedade de problemas, com enfoque especial nas áreas dos transportes, desporto & recreio. É patente uma tendência crescente na aplicação da Dinâmica de Sistemas ao estudo do turismo. Conclusão: A revisão sistemática da literatura proporcionou uma perspetiva global sobre a aplicação da Dinâmica de Sistemas ao turismo. Os resultados mostram o que já foi feito e o que é necessário fazer neste domínio. Em termos gerais, conclui-se que o número de publicações é ainda bastante reduzido. Os problemas complexos no turismo requerem uma abordagem holística, o que proporciona várias oportunidades de investigação no âmbito da Dinâmica de Sistemas.
- Recuperação paisagística da praia do Baleal em Peniche:Requalificação do acesso e preservação do sistema dunarPublication . Ferreira, Diana Cadete; Batista, DesidérioO litoral português apresenta uma grande riqueza paisagística, geomorfológica e biológica mas, também, fortes degradações motivadas por uma sobreocupação e sobrexploração associada à urbanização e ao turismo. A costa oeste onde se localiza a área objeto de estudo e intervenção – a Praia do Baleal em Peniche – não é uma exceção. A proposta de intervenção desenvolvida no âmbito do Estágio pretende a recuperação paisagística e valorização ambiental da faixa costeira compreendida entre o Parque de Campismo Baleal COOP e a praia. O projeto de paisagem elaborado procura conciliar a recuperação do sistema dunar com a utilização da praia por um público vasto e diversificado: banhistas, excursionistas, desportistas, etc. A intervenção revela-se importante na medida em que esta é uma praia com excelentes condições para a prática do surf, sendo por isso muito solicitada, com uma paisagem única com um cordão dunar extenso que deve ser “salvo” da degradação humana. Com efeito, o principal objetivo da intervenção é a recuperação do sistema dunar de forma a travar a sua degradação, conciliando o uso humano com a preservação do sistema natural que se assume na paisagem com tanta força. Assim, o conceito e ideia que sustenta o projeto é “Desenhar com a Natureza” formaliza-se através de um desenho de base que assenta na sustentabilidade e valorização do sistema natural, optando por materiais leves que respeitem a ecologia do lugar.
- Satisfação marital e stresse parental em mães da população geral: um estudo correlacionalPublication . Soares, Bianca Íris Botequilha; Lemos, IdaO objetivo principal do presente estudo foio de analisar eventuais relações entre variáveis conjugais e parentais percebidas numa amostra de 120 mulheres da população geral. Foi aplicada a versão reduzida do Índice de Stresse Parental (Abidin, 1990) e a Escala de Satisfação Marital (Fowers & Olson, 1993),assim como um questionário para recolha de dados sociodemográficos, através de uma entrevista estruturada a mães portuguesas com filhos menores a residir no agregado familiar. Os resultados obtidos indicaram que 35% da nossa amostra referiram sentir-se satisfeitas com a sua relação marital e, na sua maioria, relataram índices normativos de stresse parental total. Observámos que os níveis de satisfação marital diferiam em função do tipo de família e estavam associados com os rendimentos familiares das participantes. Quanto aos índices de stresse parental, estes diferiam segundo a situação laboral das mães, os rendimentos familiares e, a idade e o sexo dos menores e estavam associados à idade das mães e do menor, anos de relação conjugal, rendimentos familiares, número de filhos menores de 18 anos e ainda ao nível de escolaridade das mães. Por fim, a satisfação marital estava negativamente e significativamente associada a todas as dimensões do stresse parental. Os resultados são discutidos, realçando-se a importância de estudarmos os subsistemas conjugal e parental, de forma a compreender as relações entre dimensões da conjugabilidade e da parentalidade como influenciando-se mutuamente.