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- O sítio da Ponte da Azambuja 2 (Portel, Évora) e a emergência dos recintos de fossos no SW peninsular nos finais do 4º milénio A.N.E.Publication . Rodrigues, Ana Filipa de Castro; Carvalho, António Manuel Faustino deO estudo da Pré-história recente no atual território português assistiu, a partir dos finais da década de 1990, a uma “verdadeira revolução empírica” (Valera, 2008: 112) na qual se encontra a temática dos recintos de fossos, cujo boom na sua identificação, associada às problemáticas subjacentes, a isolaram como unidade de estudo específica datada de entre finais do 4.º e todo o 3.º milénio a.n.e. “Quais os motivos que levaram as sociedades dos finais do 4.º milénio a.n.e. a construírem recintos de fossos no SW Peninsular?” foi a questão de partida que alicerçou a presente dissertação. A construção de uma resposta coerente ao problema colocado passou pela implementação de um questionário prévio e análise de dados empíricos obtidos no sítio da Ponte da Azambuja 2 (Portel, Évora). Após a revisão da literatura, esta dissertação centrou-se neste sítio arqueológico, efetuando-se: a caracterização das condições de implantação; a descrição da intervenção arqueológica e a leitura interpretativa da estratigrafia e das estruturas identificadas; a análise da cultura material, adotando um perspetiva que visa não só o enquadramento tipológico dos artefactos mas também a tecnologia da sua execução; a discussão dos processos de formação do registo arqueológico e das inferências sociais daí resultantes; a reconstrução paleoambiental e consequentes estratégias de subsistência, providenciando o cenário da ação destes grupos. A partir da comparação com outros dez recintos coevos conclui-se que o surgimento deste novo paradigma de apropriação do espaço estará relacionado com fenómenos de agregação social, impulsionados por um aumento demográfico (deduzido pelo megalitismo funerário), que consequentemente necessita de modos de produção mais eficazes e eficientes. As condições paleoclimáticas associadas aos movimentos populacionais em curso desde os períodos antecedentes, originaram um novo modelo de organização territorial, regulador de uma sociedade mais complexa do que é tradicionalmente assumido.
- A literacia mediática da relação cinema-educaçãoPublication . Pacheco, RaquelO interesse político da UE pela literacia cinematográfica, a nova Lei do Cinema e Audiovisual e a criação do Plano Nacional de Cinema (PNC) em Portugal, juntamente com a minha experiência de campo, contribuíram para identificar a necessidade de que fosse desenvolvida uma investigação mais profunda na área da literacia mediática, com o foco voltado para a área do cinema e educação, no País. Realizei por isso uma investigação que nos permitiu saber que na primeira vez, na sua vida, que foram ao cinema, mais de 90% dos jovens portugueses que participaram nesta pesquisa viram um filme realizado nos EUA.Este dado mostra-nos que, para muitas gerações, principalmente as mais novas, o primeiro filme a que assistiram numa sala de projecção, quando eram pequenos, foi um filme comercial (na sua maioria de animação) norte-americano. Esta é a marca de um longo processo de colonização mundial e que possui sérios desdobramentos.