Browsing by Issue Date, starting with "2015-10-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O tratamento convencional coagulação/floculação na remoção de nanopartículas metálicasPublication . Corniciuc, Claudia Mirela; Teixeira, Margarida Ribau; Sousa, Vânia SerrãoA produção, utilização e aplicação de nanomateriais em diversas áreas e produtos tem vindo a aumentar na última década devido às suas propriedades únicas. Nanopartículas como as de dióxido de titânio (TiO2) têm sido amplamente aplicadas em pigmentos, corantes alimentares e cosméticos, tais como protetores solares. Uma vez que estes produtos são muito utilizados, as nanopartículas podem ser libertadas no ambiente aquático durante a produção, uso ou como resíduos, aumentando o risco de contaminação das águas superficiais utilizadas no abastecimento humano ou para fins recreativos. Assim, este trabalho teve como objetivo estudar a remoção das nanopartículas de águas superficiais através do tratamento convencional coagulação/floculação/sedimentação (C/F/S), existente em praticamente todas as estações de tratamento de água (ETAs). A metodologia do trabalho incluiu ensaios experimentais de C/F/S à escala laboratorial, usando quatro águas sintéticas, com diferentes tipos e concentrações de matéria orgânica natural (NOM) e diferentes valores de SUVA (absorvância específica UV), que permite classificá-las como hidrofílicas ou hidrofóbicas, e uma água natural (Algarve, Portugal). Foi efetuada a caracterização das nanopartículas de TiO2 para todas as águas estudadas. Os resultados obtidos indicaram que a C/F/S consegue remover as nanopartículas de TiO2, mas a eficiência do tratamento é influenciada pela presença e o tipo de NOM. Nas águas hidrofílicas a remoção máxima de nanopartículas obtida foi de 60% e deveu-se principalmente à sedimentação natural destas, dado que apresentavam uma elevada capacidade de agregação e sedimentação na presença da NOM hidrofílica. Nas águas hidrofóbicas, a remoção foi superior a 99,9% e ocorreu devido à coagulação, que pode ter atuado através de neutralização de cargas ou sweep coagulation. Na água natural testada, classificada como hidrofílica, foi obtida uma remoção máxima de 91,3%, através dos mesmos mecanismos. A remoção superior na água natural poderá estar relacionada com a alcalinidade, parâmetro que não foi monitorizado neste trabalho.
- Conceções e práticas subjacentes ao ensino-aprendizagem do espanhol (LE) e do português (LM)Publication . Mendes, Sofia Mestre; Guerra, Joaquim; Rabadan, MercedesNo que concerne ao ensino-aprendizagem das línguas (materna e estrangeiras) tem-se verificado, ao longo dos anos, um crescente reconhecimento da multiplicidade e complexidade de fatores que envolve a sua lecionação. Posto isto, novas correntes pedagógicas e metodológicas vieram, assim, aportar ao ensino outras perspetivas que levaram à necessidade de se alterarem práticas antes existentes. Nesse sentido, apresentarei, no presente Relatório Científico, uma reflexão sobre as minhas opções metodológicas, aquando da minha Prática Pedagógica Supervisionada, tendo em conta os pressupostos da abordagem comunicativa e da metodologia de tarefas, que procuram estabelecer uma ligação entre o meio e a escola, reconceptualizando o papel do aluno como foco central da aprendizagem. Deste modo, analisarei, de uma forma detalhada, as estratégias, as atividades e os materiais elaborados, com o intuito de demonstrar em que medida se pode tornar a aula de línguas mais dinâmica e motivadora, potenciadora de aprendizagens significativas e duradouras.
- Sofala na rota do comércio internacional: uma reflexão a partir das análises técnico-morfológicas das cerâmicasPublication . Madime, Omar; Bicho, Nuno Gonçalo Viana Pereira Ferreira; Madiquida, HilárioO presente trabalho apresenta os resultados da análise técnico-morfológica da cerâmica para o estudo das trocas comerciais em Sofala, local com favorável localização geográfica e abundância de vários recursos, desta feita tornando-se espaço de cruzamento e estabelecimento de diferentes comunidades, desde a antiguidade até o seculo XVI. No âmbito desta relação intermitente, várias culturas foram assimiladas, reproduzidas e outras substituídas. Para os Portugueses, Sofala constituiu um local estrategicamente favorável à navegação marítima e de acesso às zonas do interior das minas de ouro. Foram estas razões que ditaram a construção da fortaleza de São Caetano, servindo como ponto de abastecimento do comércio marítimo e de trocas comerciais. Os produtos locais principalmente o ouro e marfim permitiam aos portugueses participar no comércio de especiarias e tecidos indianos, seda e porcelana chinesa, ao longo da costa do oceano Índico, durante os séculos XVI e XVIII.