Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Nanomedicina na terapêutica do cancro colo-retal: a aplicação de lipossomasPublication . Santos, Patrícia Isabel Realinho dos Santos; Grenha, AnaAo longo dos anos tem-se verificado um aumento da ocorrência de cancro, não só devido ao crescimento e envelhecimento da população mas também ao aumento da prevalência de fatores de risco. Por isso, o cancro é considerado uma doença não só do presente, mas também do futuro (1,2). Esta monografia foca-se no cancro colo-retal, o terceiro e segundo principal tipo de cancro diagnosticado em homens e mulheres, respetivamente, com cerca de 1,4 milhões de novos casos verificados em 2012, em todo o mundo (1). Posto isto, será feita uma análise das suas principais caraterísticas, fatores predisponentes, mecanismos fisiológicos subjacentes e opções terapêuticas atualmente disponíveis. Apesar dos recentes avanços na quimioterapia, as taxas de recidiva continuam a ser significativas e o cancro colo-retal continua a ser considerado umas das maiores causas de morbilidade e mortalidade (3). Sabe-se que um dos principais problemas associados à terapêutica anticancerígena são os efeitos adversos associados aos citotóxicos e, por isso, é necessário encontrar novas opções terapêuticas que visem uma maior segurança e efetividade da terapia. A nanomedicina consiste na aplicação médica da nanotecnologia na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e a sua utilização tem-se revelado promissora na otimização da distribuição do fármaco, permitindo uma libertação direcionada ao tecido tumoral com minimização da toxicidade em tecidos normais (4,5). Nesse sentido, serão abordadas as estratégias de aplicação de formulações de nanomedicamentos, nomeadamente lipossomais, no tratamento do cancro colo-retal. Ao longo das últimas décadas os lipossomas tornaram-se um ponto focal no desenvolvimento de sistemas de libertação de fármacos (6). Novas e inovadoras formulações lipossomais têm fornecido evidências da sua relevância no tratamento mais seguro e eficaz de doenças oncológicas e, por isso, esta revisão centra-se no estado atual da libertação de fármacos anticancerígenos, mediada por lipossomas, com especial foco na terapêutica do cancro colo-retal.
- Fatores que condicionam a capacidade de descarga dos drenos verticais pré-fabricadosPublication . Salsa, Nuno Miguel Reis; Silva, Elisa Maria de Jesus daDevido à necessidade de construção sobre solos muito compressíveis, geralmente apresentando características deficitárias para a construção, surgiram os drenos verticais de areia. Desde então, estes passaram a ser recorrentes no tratamento e melhoria dos terrenos de fundação constituídos por solos finos extraordinariamente deformáveis, com fraca resistência e pouco permeáveis. Os drenos apresentam permeabilidade significativamente superior à dos solos onde são aplicados, permitindo que a dissipação do excesso de pressões intersticiais se processe mais rapidamente, uma vez que o percurso de drenagem diminui significativamente com a aplicação dos mesmos. Deste modo, a água é captada pelo dreno e reencaminhada para fora da fundação, e consequentemente a consolidação da camada é mais célere. Com o avanço científico e tecnológico dos materiais e processos construtivos, os drenos verticais de areia passaram a ser substituídos por drenos verticais pré-fabricados (Prefabricated vertical drain - PVD). A performance deste tipo de drenos está diretamente relacionada com a sua capacidade de descarga. Consequentemente, têm sido analisados vários métodos para determinar a capacidade de descarga de drenos pré-fabricados em laboratório e campo, tendo-se constatado que os resultados obtidos são, regra geral, superiores aos observados em campo, dado que não é possível reproduzir com exatidão as características filtrantes do geotêxtil que envolve o dreno e os efeitos de instalação. Todavia, considera-se que os parâmetros que mais influenciam a capacidade de vazão ou descarga de um dreno vertical pré-fabricado são: a) Deformação do dreno ao longo do tempo com a tensão de confinamento; b) Deformação por dobragem, encurvadura, e criação de pregas no dreno, devido a assentamentos elevados do terreno durante o processo de consolidação; c) Colmatação do filtro geotêxtil com o tempo e colmatação do próprio dreno com o tempo, por arraste das partículas finas do solo para o sistema de drenagem (núcleo do dreno). No presente estudo, para além de se apresentar uma compilação exaustiva de resultados de ensaios laboratoriais e de campo realizados por diversos investigadores, com vista à quantificação de todos estes fatores, propõe-se ainda um valor global para a redução da capacidade de descarga de um dreno PVD de acordo com a sua constituição.
- O aluno, a escola e a sociedade: o papel das ciências físico-químicas do 3º ciclo do ensino básicoPublication . Araújo, Alda Marisa Neto; Cristiano, Maria Lurdes SantosA autora deste relatório desenvolveu a sua atividade profissional no ensino público, tendo-se dedicado ao ensino da Física e da Química no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Este relatório descreve os pontos mais relevantes do seu percurso profissional, apresentando uma reflexão sobre a sua experiência letiva, formativa e pessoal. Na vertente letiva são descritas as estratégias e metodologias implementadas, os recursos e materiais científicos, pedagógicos e didáticos aplicados e as modalidades de avaliação utilizadas. Na vertente formativa são descritas as ações de formação frequentadas, refletindo sobre o contributo de cada uma delas no desempenho profissional da autora. A população portuguesa apresenta uma baixa escolaridade, quando comparada com a de outros países europeus, resultado de um elevado abandono escolar e da baixa valorização da Escola por uma elevada percentagem da população. Desta forma, parte da população não teve qualquer contacto com a Física e a Química em ambiente escolar, possuindo no entanto conhecimentos nesta área, muitas vezes resultante da transmissão de saberes intergeracional. Com o aumento da escolaridade e facilidade de acesso à informação, os jovens deixaram de procurar e valorizar o conhecimento das gerações anteriores, em especial pais e avós, e estes foram delegando toda a responsabilidade de formação na Escola, com perdas graves para o jovem e família, aos níveis efetivo e formativo. Um dos desafios da Escola atual é reforçar a ligação entre os três pilares na formação pessoal e académica dos jovens: o Aluno, a Escola e a Sociedade, aqui representada pela célula fundamental para o aluno, a família. Os pais/ encarregados de educação e a Escola precisam de trabalhar sinergeticamente na formação académica dos jovens. Ora, sendo a Física e a Química disciplinas de grande ligação ao quotidiano, podem proporcionar situações de troca de conhecimentos e experiências entre a família e a escola, através do aluno. Neste contexto, serão apresentados e discutidos alguns trabalhos desenvolvidos em turmas de 7º e 9º anos de Ciências Físico-Químicas, em que foram envolvidos os pais dos alunos. Face aos resultados, apresentam-se novas propostas para aplicação em turmas de 8º ano. Pretende-se promover o trabalho em grupo, estimular a partilha de conhecimentos entre a escola e a família, favorecer as relações interpessoais e melhorar a literacia científica.
- Sistema remoto para monitorização de ambientes refrigerados em viaturas automóveisPublication . Vasconcelos, Sérgio Ricardo Martins; Semião, Jorge Filipe Leal CostaDevido à constante necessidade das empresas de frotas de distribuição em aumentarem a eficiência dos seus sistemas através de processos de otimização, bem como o controlo de custos associado, os sistemas de monitorização remota e tracking de viaturas estão em franca evolução e expansão. Este trabalho, integrado no projeto i3FR - QREN n. 34130, que envolve o consórcio entre duas empresas do Algarve, a X4DEV e a Aviludo, e o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, tem como objetivo desenvolver um módulo de aquisição e monitorização remota de dados de sensores, nomeadamente temperatura e câmaras frigoríficas de entrega de comida fresca e congelada. Estes dados serão integrados numa solução de otimização e gestão de rotas, não englobado no âmbito deste trabalho. Foram estudados os tipos de sensores de temperatura existentes, de modo a selecionar o mais conveniente para os ambientes em questão, ou seja, temperaturas de até -20ºC. Segue-se de um estudo das tecnologias e protocolos de comunicação utilizados para a comunicação dos sensores com o módulo principal e deste com a central. Sendo um dos requisitos a instalação de sensores sem fios, foi escolhida a tecnologia ZigBee. Foi também acrescentado ao objetivo inicial as funcionalidades de localização por GPS, leituras de dados do veículo através de OBD-II e comunicação GSM/GPRS, para uma monitorização em tempo real. Foi desenvolvido todo o hardware e respetivo firmware, sobre a plataforma mbed, uma plataforma de prototipagem rápida dotada de um microcontrolador baseado no processador ARM Cortex M-3, tendo as funcionalidades implementadas sido testadas e utilizando um monitor série para se visualizar os dados.