Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Isolamento e purificação do nortriterpeno phlomispurpentaolone a partir de raízes de Phlomis purpurea e determinação da sua atividade citotóxica nas linhas celulares HeLa e L929Publication . Teixeira, Rúben Filipe Corvo; Cravador, A.O cancro constitui, atualmente, uma das principais preocupações em saúde, não só ao nível do incremento do arsenal terapêutico antineoplásico disponível, através da incansável procura de fármacos mais potentes e eficazes, como também ao nível socioeconómico, na tentativa de fazer chegar essas terapêuticas a todos os doentes oncológicos. Ao longo dos séculos, as plantas revelaram-se preciosas fontes de novas moléculas, que estruturalmente modificadas no laboratório, ou não, resultaram por vezes na descoberta de novos e potentes fármacos. Estudos recentes em espécies vegetais do género Phlomis, mostraram que produzem numerosos nortriterpenos, alguns com propriedades antiproliferativas. A marioila (Phlomis purpurea L) é uma herbácea, da família das Lamiaceae, existente no Sul de Portugal e de onde se pode extrair phlomispurpentaolone, um nortriterpeno pouco caracterizado farmacologicamente, até à data. Neste trabalho, foi extraído, isolado e purificado phlomispurpentaolone a partir das raízes secundárias de P. purpurea. Foi determinada a atividade ótica deste nortriterpeno, para a qual foi registado um valor de +3.77, a λ= 589.3 nm. Foram, também, realizados ensaios de citotoxicidade em duas linhas de células tumorais – HeLa e L929 – com o intuito de avaliar uma possível atividade antineoplásica daquele composto. Para a determinação da concentração inibitória média (IC50) das células HeLa, foi utilizado o método Thiazolyl Blue Tetrazolium Bromide, com posterior leitura das absorvâncias a 570 nm. Recorrendo ao software Graphpad, foi traçada a curva de toxicidade de phlomispurpentaolone e foi verificado que o valor de IC50 relativo às células HeLa era de 22.63 ±1.07 μM. A partir do ensaio preliminar foi estimado um valor de IC50, nas células L929, compreendido entre 50 e 100 μM. Em relação às células HeLa, o resultado obtido é toxicologicamente promissor, na medida em que é legítimo perspetivar uma potencialização da sua atividade Isolamento e purificação do nortriterpeno phlomispurpentaolone a partir de raízes de Phlomis purpurea e determinação da sua atividade citotóxica nas linhas celulares HeLa e L929 antiproliferativa otimizando a sua purificação e a modificação controlada da sua estrutura química.
- Caracterização e controlo da alternância em tangerinaPublication . Pacheco, Pedro Filipe Marreiros; Duarte, AmílcarA produção de citrinos encontra-se amplamente disseminada por todos os continentes, constituindo uma actividade económica geradora de milhões de euros. No actual contexto, a sobrevivência das empresas agrícolas, passa por produções regulares e de elevada qualidade. A tangerineira ‘Setubalense’ apresenta um comportamento produtivo irregular, alternando produções elevadas de baixa qualidade, com anos de produções reduzidas ou nulas. O controlo deste fenómeno passa por reduzir a floração ou a produção nos anos de safra, promovendo a floração nos anos de contrassafra. Com esse objectivo em mente, foram delineados dois ensaios num pomar de tangerineira ‘Setubalense’ com 5 anos, enxertado sobre citranjeira ‘Toyer’ [Citrus sinensis (L.) Osbeck x Poncirus trifoliata L.]. No primeiro ensaio pretendia-se reduzir a floração através de dois métodos de poda e da combinação da poda com a aplicação de uma giberelina. No segundo pretendia-se reduzir a produção no ano de safra, através da aplicação de uma auxina em dois momentos distintos. A poda realizada no final do inverno e a aplicação 200 ppm de GA3 nessa fase, não alteraram o padrão de alternância de produção. A poda de ramos e a poda de pernadas aumentaram o calibre do fruto, favorecendo os calibres mais valorizados. A combinação da poda com a aplicação de GA3 incrementou o número de rebentos formandos no ano posterior à sua aplicação. A aplicação de 20 ppm de 2,4-D a 17/04/2014 e a 04/06/2014 não promoveu uma maior abscisão de estruturas reprodutivas nem estimulou a floração do ano seguinte.
- Estudo de redes de distribuição de energiaPublication . Passos, Luís Manuel; Argain, José LuisO presente relatório tem como objectivo descrever o estágio curricular realizado no ano lectivo 2014/2015 no âmbito da disciplina de Dissertação/Estágio/Projecto, do Mestrado em Energias Renováveis e Gestão de Energia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, entre o dia 2 de Fevereiro e o dia 31 de Julho de 2015. O estágio foi realizado na EDP DISTRIBUIÇÃO – Energia S.A., no Departamento de Estudos de Rede, na delegação de Faro. O principal objectivo do meu trabalho neste estágio foi produzir um software que permita realizar o cálculo mecânico de linhas aéreas de média tensão (15-30kV), verificar as distâncias mínimas de segurança entre condutores, elaborar mapas de flechas e ainda preencher o mapa de montagem. Finalizado este primeiro objectivo, e na posse desta ferramenta, projectar linhas áreas de média tensão, postos de transformação e respectivas redes de baixa tensão. Foram ainda analisados no âmbito deste estágio projectos de Serviço Público, relativos a Loteamentos/Urbanizações, redes de alimentação em baixa tensão e iluminação pública. Foi elaborada uma proposta de Guia Técnico de Projectos de Serviço Publico e nova checklist para analise dos mesmos. No âmbito do novo paradigma das energias renováveis e da produção descentralizada, os conhecimentos adquiridos são primordiais, dado que com a contínua construção de parques eólicos e fotovoltaicos, é cada vez mais necessário quem domine o estado da arte no que toca a interligação à rede. Prevê-se que no futuro que uma boa parte da produção de energia se faça através de fontes renováveis em micro e mini produção, injectando em smart grides, em que todos vendem energia a todos num conceito puro de produção descentralizada. Daí ser de uma importância estratégica o estudo de redes de distribuição e a compreensão da gestão das mesmas para uma preparação técnica para o futuro que se avizinha.