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- A importância da gastronomia na experiência turística: o caso do AlgarvePublication . Caiado, Luís Alberto Rodrigues Ribeiro; Santos, José António C.; Santos, Margarida CustódioEsta dissertação tem como objetivos principais a identificação dos pratos que constituem a gastronomia algarvia, conhecer as preferências gastronómicas dos turistas que visitam o Algarve assim como avaliar a importância da experiência gastronómica para a experiência turística global. Através do contacto com diversos restaurantes dos 16 concelhos algarvios e, com a colaboração de um detentor do Título de Especialista na área da Hotelaria e Gastronomia da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foram identificadas 15 categorias dos pratos tradicionais algarvios. A literatura permitiu ainda identificar alguns pratos destas categorias, constatando-se uma discrepância relevante entre os pratos tradicionais identificados pela recolha etnográfica e os oferecidos pela restauração. As preferências gastronómicas dos turistas que visitam o Algarve e a avaliação da experiência gastronómica para a experiência turística global foram realizadas através de inquérito. Este mostrou que uma distribuição equilibrada dos géneros dos visitantes, os quais maioritariamente possuem o ensino superior. A grande maioria desloca-se ao Algarve de férias e é oriundo do Reino Unido, ficando alojados em Hotéis, em regime de alojamento. Para estes turistas a segurança do destino é o fator mais importante na experiência turística, sendo a gastronomia tradicional da zona também um fator importante na hora da escolha do destino turístico. Na avaliação dos hábitos alimentares, os inquiridos revelaram uma alteração dos seus consumos em todos os grupos alimentares. Assim, se no seu dia-a-dia privilegiam as refeições à base de carne (86%), este consumo decai durante as suas férias (80%), sendo que o consumo de peixe aumenta significativamente, passando de 70,9% para 86,2%. Ocorre, também, um aumento marcado no consumo de marisco, que passa de 40,2% para 69%. Os pratos de peixe e carne grelhados, bem como os mariscos são considerados tradicionais para a região. Em média fazem 11 a 20 refeições em restaurantes e gastam, também em média, 25,20€. Ainda no que diz respeito à experiência gastronómica, a higiene do local é o elemento mais importante sempre que os inquiridos viajam e, aquela foi considerada muito positiva e contribuindo para a experiência turística global por 85,5% dos inquiridos.
- O professor bibliotecário da Era Digital. Construção, implementação e avaliação de um plano de formaçãoPublication . Gonçalves, Vítor Manuel Domingues; Mariano, Alexandra de Brito; Figueiredo, MauroAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enquanto ferramenta integradora do trabalho realizado nas Bibliotecas Escolares (BE), têm sido pouco exploradas na formação contínua de professores, a qual não tem conseguido dar uma resposta adequada às necessidades por eles sentidas. Assim, o presente trabalho teve como objetivos principais: (1) Proporcionar aos docentes bibliotecários e aos docentes de Informática uma formação específica, de base alargada, no âmbito das Ciências Documentais; (2) Estimular e incentivar a utilização das TIC ao serviço das BE; (3) Contribuir para aperfeiçoar a ação das BE no desenvolvimento da literacia digital dos alunos. Para a concretização destes objetivos, optámos por seguir uma linha metodológica inscrita no paradigma da investigação-ação, tendo definido um procedimento sequencial, e em espiral, de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. Como pretendíamos promover uma mudança social a partir da identificação de um problema e de uma intervenção adequada, elegemos a metodologia do trabalho de projeto, colaborativa, participativa e potenciadora da coesão de grupo. A partir de um levantamento de necessidades de formação, com recurso a um questionário preenchido online, construímos dois dispositivos formativos, uma oficina e um curso de formação, que, depois de creditados e acreditados, implementámos em simultâneo. A avaliação das ações de formação, efetuada pelos formandos, indicou que as TIC devem constituir recursos válidos na dinamização de atividades nas BE e que os professores estão motivados/preparados para os aplicar, apoiando o processo de desenvolvimento da literacia informacional/digital. As limitações encontradas prenderam-se com alguma apreensão por parte dos formandos na utilização das novas tecnologias, mas logo se converteram em pontos de partida para a melhoria das suas competências digitais. Por fim, apontamos a necessidade de refletir sobre os modelos de formação inicial e contínua de professores, sobretudo na esfera da aplicação das TIC ao trabalho realizado nas BE.
- Algarve – relação enogastronómicaPublication . Serra, Manuel António Dionísio; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto Coelho; António, NunoA atual produção de vinhos algarvios, em franca expansão e com perfis mais aproximados do gosto dos apreciadores, alavancados na já afamada gastronomia algarvia de origens mediterrânicas, carece de promoção e estudo de forma a potenciar a experiência enogastronómica e a afirmação do produto turístico complementar “gastronomia e Vinhos”. Neste sentido, pretende-se identificar iguarias regionais do Algarve e a sua maridagem com os vinhos da região, criando um modelo de maridagens que reflita a identidade enogastronómica da região algarvia. A metodologia prevê a utilização de uma revisão de literatura sobre a identidade histórica e caraterização das comidas e dos vinhos do Algarve. Prevê igualmente uma recolha de dados secundários em sites e bibliografia específica e de dados primários por meio de questionários, com utilização do método Delphi em Tempo Real, com participação e a interação de especialistas com suporte numa plataforma online. No que respeita a resultados obtidos, desenvolveu-se um portfólio de iguarias autênticas do Algarve e respetivas fichas técnicas; identificaram-se os vinhos da região comercializados no ano 2014 e respetivas fichas técnicas, apresentados pelas suas categorias, produtores aderentes à Rota dos Vinhos do Algarve e respetiva área geográfica, suas castas que evidenciam caraterísticas organoléticas que permitem caraterizar ao pormenor cada um deles. Na sequência da investigação, desenvolveu-se como resultado final um modelo de relação enogastronómica ou de maridagem, suscetível de utilização por parte dos agentes económicos, consumidor comum, enófilos, gastrónomos, investigadores na área da gastronomia e vinhos e demais interessados na temática.