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- Otimismo, carreira e bem-estar subjetivo em estudantes do ensino superiorPublication . Laginha, Mónica Cristina Nobre; Vieira, Luís SérgioA entrada no Ensino Superior constitui um marco de revelo na construção da carreira. Tanto mais porque, as exigências impostas na atualidade, quer a nível das competências e das habilidades pessoais, como as alterações ocorridas no mercado de trabalho e a transformação do conceito de carreira, obrigam os estudantes do Ensino Superior a tornarem-se cidadãos flexíveis, adotando uma visão positiva em relação ao futuro. A presente investigação pretende estudar a relação entre o otimismo, a adaptabilidade de carreira e o bem-estar subjetivo numa amostra de estudantes do Ensino Superior. Conceptualmente, o otimismo é definido como uma expetativa, ou crença, do sujeito em relação ao futuro; a adaptabilidade na carreira, como a prontidão e recursos de um indivíduo para lidar com tarefas atuais e profissionais, transições ocupacionais e traumas pessoais; e o bem-estar subjetivo, a maneira como as pessoas avaliam as suas vidas, envolvendo aspetos de satisfação com a vida, o afeto positivo e o afeto negativo. Pretende, assim, analisar as correlações entre o otimismo, bem-estar subjetivo e a adaptabilidade de carreira e a variância dos resultados nas dimensões psicológicas estudadas em função das variáveis demográficas como a idade, o género, o grau de ensino, o ano, o tipo de estabelecimento de ensino, a opção de entrada na instituição e a opção de entrada no curso frequentado. Para além das análises descritivas e correlações, foi analisado o poder preditivo das variáveis em estudo, na explicação do bem-estar subjetivo. Para a recolha dos dados foi aplicado um questionário que engloba aspetos sociodemográficos, a Escala de Afetos Positivos e Negativos - Versão Reduzida Portuguesa (PANAS-VRP; Galinha, Pereira & Esteves, 2014), a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS; Simões, 1992), a Life Orientation Test Revised (LOT-R; Laranjeira, 2008), a Career Futures Inventory Revised (CFI; Rottinghaus et al., 2012) e uma breve Escala de Otimismo de Carreira (Hennessey, 2008). Discutimos os resultados em termos de relevância destas dimensões no bem-estar subjetivo, nomeadamente em termos de relevância da consideração destas dimensões na intervenção psicológica vocacional no ensino superior.
