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- O impacto da integração pós-fusão de empresas municipais na relação utente/prestador de serviço público: um case-studyPublication . Coelho, Aleixo Bernardo Paiva; Cardoso, Fernando Manuel FélixEste trabalho aborda o problema das fusões e aquisições em empresas municipais, o impacto que as mesmas podem causar na relação utente/prestador de serviço público. O seu objetivo consiste na quantificação do valor gerado, após a fusão, para o “shareholder” Câmara Municipal e para o “stakeholder” utente. Procura determinar, se o ganho para uma das entidades resultou de uma autêntica criação de valor, ou de uma simples transferência de riqueza da contraparte. A investigação empírica não tem demonstrado que as fusões e aquisições beneficiem os acionistas das empresas adquirentes com retornos acima da média. Muitos estudos evidenciam mesmo perdas e redução do desempenho das sociedades, depois da sua compleição. No que tange aos “stakeholders” externos, trabalhos recentes enfatizam o efeito disruptivo das fusões nas relações entre os diferentes intervenientes que gravitam em torno das empresas. Para medir o desempenho e o valor das empresas envolvidas na fusão utilizou-se uma combinação de instrumentos quantitativos baseados no (ROI) e no (EVA). Os ganhos/perdas para o “stakeholder” utente foram determinados qualitativamente, mediante o recurso a um inquérito de satisfação. Os resultados obtidos suportam as evidências teóricas da generalidade dos estudos. A empresa adquirente, no quinquénio que sucedeu à fusão, apresentou uma perda sustentada de valor. Os utentes capitalizaram grande parte do mesmo e foram os principais beneficiados pelo processo. Uma integração pós-fusão bem implementada, com eliminação e rentabilização de ativos, teria contribuído para uma aumento da rendibilidade económica e criação de valor para o acionista. A atenção a este aspeto beneficiaria a Autarquia na sua sustentabilidade futura, mantendo os níveis de bem-estar dos munícipes.