Browsing by Issue Date, starting with "2016-05-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra AlgarviaPublication . Jesus, Ana Beatriz Bernardo de; Guerreiro, Manuela; Mendes, JúlioEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, apresenta uma investigação cujo principal objetivo é a recolha de estórias que possam vir a contribuir para o posterior desenvolvimento de produtos slow no âmbito de uma estratégia de marketing para a Serra Algarvia. Trata-se de uma investigação de natureza exploratória e desenvolvida através de metodologias qualitativas. A sua pertinência reside no facto de, na literatura, serem escassos os estudos que incidam sobre Storytelling e, em especial, focando-se em narrativas dos residentes. Esta pesquisa pretende pois contribuir para aprofundar o conhecimento nesta perspetiva. A investigação empírica foi realizada num território slow no Algarve: a serra e a Cittaslow de São Brás de Alportel. A estratégia metodológica privilegiou múltiplos olhares tendo sido realizadas entrevistas com responsáveis pela gestão do território e com residentes, tendo-se privilegiado junto destes atores uma abordagem ao Storytelling com recurso ao diário de campo. Os resultados permitem proceder a uma caracterização de São Brás de Alportel como Cittaslow, tendo em conta os modos de vida dos residentes na Serra, os modos de transporte e acessos slow, a passagem do tempo ao ritmo slow e as estórias que sustentam o posterior desenvolvimento de produtos slow para a serra algarvia, numa perspetiva de sustentabilidade. As conclusões apuradas levaram à criação de mapas nos quais se apresentam as temáticas para as estórias que poderão ser contadas durante os percursos pedestres. Desta forma pretendeu-se sugerir que se utilize esta estratégia como forma de promover o desenvolvimento do marketing para o Slow Tourism na Serra Algarvia.