Browsing by Issue Date, starting with "2016-05-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Assimetrias no crescimento e no desenvolvimento económico: um diagnóstico tridimensional da região do AlgarvePublication . Lage, Filipe Romeira da; Castela, Guilherme; Silva, Nelson Tavares daTradicionalmente, a análise económica faz uso de um conjunto de ferramentas estatísticas para reproduzir e simular os principais mecanismos dos sistemas económicos regionais, nacionais ou internacionais. A fim de compreender a relação entre as variáveis socioeconómicas, normalmente aplicam-se modelos matemáticos para ajudar, em consonância com a teoria económica, o processo de tomada de decisão. No entanto, a teoria macroeconómica não é um campo particularmente consensual de investigação, contendo muitas teorias diversas e conflituantes. Neste contexto, temas relacionados com o crescimento e com o desenvolvimento podem, nalguns aspetos, ilustrar esta realidade. Questões quantitativas relativas ao Produto Interno Bruto e as questões sociais podem, por exemplo, produzir associações que não são facilmente capturadas através dos modelos econométricos. A ocorrência destes factos representa, em nossa opinião, uma oportunidade para a utilização de ferramentas de estatística multivariada, tais como os métodos de três-vias. Efetivamente, com o crescente número de áreas de aplicação, a análise de dados de vias múltiplas tem-se tornado atrativa como ferramenta de análise exploratória, particularmente pela utilização de métodos como o STATIS (Structuration de Tableaux A Trois Indices de la Statistique) e o STATIS DUAL. A finalidade destes métodos assimétricos é comparar várias tabelas de dados e investigar se existe uma estrutura comum entre elas. Um dos principais objetivos deste trabalho é mostrar como os dados socioeconómicos podem ser interpretados a partir de uma matriz complexa que pode ser significativamente melhorada através da aplicação de um método de três vias. Assim, pretendemos com o presente estudo clarificar as dinâmicas estruturais e conjunturais que configuram assimetrias regionais. O recurso a um conjunto de dados socioeconómicos sobre os dezasseis municípios da região do Algarve, durante o período 2009-2012, possibilitou a construção de estruturas tridimensionais de dados que possibilitaram, não apenas detalhar a realidade económica e social do Algarve, como também complementar os métodos tradicionais de análise regional. Pensamos que um diagnóstico socioeconómico mais pormenorizado do Algarve será vantajoso para destacar informação útil para a implementação de futuras políticas regionais de gestão autárquica.
- A divulgação de informação do governo societário e o seu efeito no mercado de capitais. Evidência no PSI20 - Euronext LisbonPublication . Bento, Válter Manuel Viegas; Fernandes, Sant’ana; Gonçalves, CristinaAs empresas são obrigadas a divulgar um conjunto de informação, nos denominados Relatórios e Contas, onde se inclui a relativa ao Governo das Sociedades. Neste trabalho investiga-se a relação entre as divulgações relativas ao governo das sociedades e o valor de mercado da empresa, no pressuposto que estas divulgações são relevantes para o mesmo, têm um contributo significativo para a transparência da gestão e, deste modo, reduzem a assimetria de informação entre os gestores e os stakeholders. Definiu-se como objetivo do estudo determinar qual a relação entre o nível de cumprimento das recomendações do Governo das Sociedades, constante no Código do Governo das Sociedades (2013) da Comissão de Mercados de Valores, e o valor de mercado das empresas cotadas em Portugal. Considerou-se com objeto de investigação as empresas que fizeram parte do índice do PSI 20, em pelo menos um ano entre o período de 2011 a 2014. Os dados foram retirados do Relatório e Contas das empresas que integram a amostra, constantes nos sites das próprias empresas ou sítio da Comissão de Mercado de Valores. Os dados têm uma estrutura em painel balanceado e recorreu-se a um modelo de regressão com efeitos fixos para a respetiva análise. Os resultados apontam para uma relação entre o governo das sociedades e o valor de mercado das empresas distinta entre setores, refletindo a maior atenção dos investidores para setores que atravessam períodos de turbulência. Este trabalho contribui para a investigação na área da divulgação voluntária e obrigatória da informação empresarial, pois releva o papel dessa informação em contextos diferenciados e incide sobre a realidade portuguesa, para a qual se desconhece trabalhos desta natureza.
- Risco psicossocial, sintomas psicopatológicos e competências parentais. Um estudo comparativo entre mães com menores em perigo e mães sem menores em perigoPublication . Patranito, Tânia Sofia Simão; Lemos, IdaA presente investigação teve como objetivo principal analisar a relação entre a presença de sintomatologia psicopatológica e a perceção das competências parentais numa amostra constituída por mães de famílias em situação de risco psicossocial, acompanhadas por um Serviço de Ação Social do distrito de Faro. Pretendemos caraterizar o perfil sócio-demográfico e familiar das participantes, analisar a eventual presença de sintomatologia psicopatológica, descrever os níveis de perceção das competências parentais, assim como, perceber de que forma a perceção das competências parentais, e as sub-dimensões eficácia e satisfação parentais se encontram associadas a indicadores de psicopatologia materna. Como objetivo específico pretendemos comparar um grupo de mães com menores sinalizados e um grupo de mães sem menores sinalizados em entidade competente relativamente ao relato de sintomatologia psicopatológica e perceção das competências parentais. Participaram neste estudo 30 mães de famílias em risco psicossocial (15 participantes com filhos sinalizados numa CPCJ e 15 sem esta condição). Para efetuar a recolha de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Brief Symptom Inventory (BSI) ou Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Derogatis, 1982; Canavarro, 1999), Parenting Sense of Competence Scale (PSOC) (Johnston & Mash, 1989; Nunes & Lemos, 2010) e questionário de dados sociodemográficos e familiares (Nunes, Lemos & Guimarães, 2011). Os resultados obtidos indicaram que 67% das participantes apresentavam níveis clínicos de sintomatologia psicopatológica. No que respeita às competências parentais percebidas, as mães apresentaram níveis elevados nesta dimensão, assim como, níveis igualmente elevados na dimensão eficácia parental percebida, sendo os valores referentes à satisfação parental moderadamente elevados. Por sua vez, os resultados das análises correlacionais indicaram uma relação significativa e negativa entre a sintomatologia psicopatológica e as competências parentais percebidas e entre a sintomatologia psicopatológica e a satisfação parental. Da mesma forma, foram observadas relações significativas positivas entre as competências parentais percebidas e as suas respetivas sub-escalas, eficácia e satisfação parentais. Contrariamente ao esperado, não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre a sintomatologia psicopatológica e a eficácia parental, assim como entre a eficácia parental e a satisfação parental percebida.
- Sensometrics: a análise sensorial de bebidas numa perspetiva estatísticaPublication . Esteves, E.A utilização de pessoas como instrumentos de medida, desde «simples» consumidores a participar em estu-dos de mercado até provadores treinados ou peritos integrando painéis de provadores, é cada vez mais importante no desenvolvimento e controlo de qualidade de produtos alimentares e de bebidas. O vinho é uma bebida fascinante e complexa, na qual uma grande multiplicidade de aromas e sabores po-dem ser identificados e dependem de vários fatores, das castas ao terroir ou ao processo de vinificação. A avaliação da sua qualidade é essencial e, tradicionalmente, realizada pelos enólogos, mas outros intervenien-tes na indústria têm a responsabilidade de avaliar a qualidade do vinho. Essa avaliação é, muitas vezes, reali-zada recorrendo à análise sensorial (viz. "ciência envolvida na avaliação das características organoléticas de um produto pelos sentidos"). Para além das condições ambientais e do “protocolo laboratorial”, os testes sensoriais são, em termos de planeamento e análise (estatística) de resultados, como testes de hipóteses estatísticas/significância estatística cujo modus operandi está relacionado com o método cientifico. Neste contributo, proponho a tradução e definição do conceito de Sensometria, apresento de forma ele-mentar e sumária algumas das técnicas e métodos estatísticos mais relevantes e/ou emergentes em análise sensorial, com referência ao software utilizável e que facilita a tarefa (com enfoque na linguagem de pro-gramação e sistema de computação R), assim como exponho os aspetos importantes a considerar no plane-amento e análise de resultados de provas/testes sensoriais que contribuem para a validade e generalidade das conclusões.