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- Saúde e bem-estar na empresa Boa Vista Golf & Spa Resort. Implementação de um plano de bem-estarPublication . Rodrigues, Joana Filipa do Nascimento; Neto, Maria Manuela; Monteiro, Ileana PardalHoje em dia os indivíduos passam cada vez mais tempo no local de trabalho, pelo que é importante que existam estudos sobre o Bem-Estar; Saúde; Qualidade de Vida nas organizações, de modo a existir uma maior compreensão sobre estes conceitos e se estes podem alterar a Saúde, os comportamentos, as capacidades de desenvolvimento dos colaboradores. Os conceitos do Bem-Estar, Saúde, Qualidade de Vida, Stresse, Burnout, Stresse Ocupacional, entre outros têm-se tornado temas cada vez mais debatidos na literatura sendo debatidos por vários autores, tais como Pais (2005;2015); Dessen e Paz (2010)1; Chiavenato (2004) entre outros. Por forma a obter informações sintetizadas sobre os conceitos acima descritos, foi realizada uma pesquisa o mais abrangente possível para reunir as informações. Assim, destacamos os Modelos Tripartidos do Bem-Estar de Cark & Watson (1991, cit in Pinto, Martins, Pinheiro e Oliveira, 2015), e de McCullough, Heubner & Laughlin (2000, cit in Rocha,2015). Referente às escalas do Bem-Estar no trabalho, foram abordadas as desenvolvidas por Dessen e Paz (2010)1 e por Paschoal & Tamayo (2008) que usaram a escala de Albuquerque & Tróccoli (2004). O presente trabalho tem como tema principal a “Implementação de um Plano de Bem-Estar na empresa Boavista Golf & Spa Resort”, pretende verificar as condições que já foram postas em prática e analisar outras situações, de modo a melhorar o Bem-Estar dentro da empresa. A empresa em estudo está situada na praia da Luz perto de Lagos e foi escolhida, primeiro, por estar localizada numa zona turística conhecida e, segundo por ter as características necessárias para o estudo de caso, tais como vários departamentos, clientes de várias zonas e a empresa demonstrou-se disponível para fornecer algumas informações pertinentes. O Algarve é uma zona muito turística contudo existem duas épocas distintas. Na época baixa o movimento de clientes é baixo enquanto na época alta acontece o inverso, podendo, por vezes, os colaboradores ter alguma dificuldade no atendimento aos clientes. Assim, é importante ver qual é a realidade praticada na empresa, de modo a compreender como é que o Departamento de Recursos-Humanos ajuda os colaboradores a lidarem com situações mais complicadas e como é gerido o seu Bem-Estar. Para a obtenção dos dados, foram realizadas várias reuniões e uma entrevista à Diretora dos Recursos – Humanos da Boavista Golf & Spa Resort. Verificou-se que já foram implantadas algumas medidas referentes ao Bem-Estar, tais como espaços de refeição, sala de convívio, preocupação com o uso de produtos químicos e os respetivos cuidados a ter com estes, entre outros. Quando os indivíduos têm poder de decisão no que diz respeito ao seu trabalho poderá existir uma diminuição do Stresse, o aumento das competências e o sentimento de autorrealização. Quanto maior for a Qualidade de Vida dos colaboradores na empresa, mais benefícios existirão mutuamente.
- Relatório de estágio. Starwood Hotels & Resorts, BrusselsPublication . Valente, Miguel Vicente Pequito; Henriques, Cláudia; Afonso, Carlos Miguel Guimarães Pinto CoelhoO presente relatório diz respeito ao estágio curricular que integra o Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O objetivo principal deste relatório é apresentar uma descrição e uma análise das atividades desempenhadas durante o estágio realizado na empresa Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc., mais especificamente na sede da mesma para a região EAME (Europa, África e Médio Oriente), localizada em Bruxelas, Bélgica. O estágio realizouse no período compreendido entre 12 de Janeiro e 10 de Julho de 2015. O objetivo principal do estágio centra-se na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o primeiro ano do Mestrado, possibilitando igualmente o contacto direto com a área de estudo, neste caso, a indústria hoteleira. O estágio foi realizado no departamento de Operações, tendo sido incluído na equipa de Supply Chain (Cadeia Logística/de abastecimento) como estagiário trainee, participando ativamente nas decisões/ações da equipa. O relatório encontra-se dividido em seis partes: 1. Introdução, onde são explicadas as escolhas pelo estágio e pela empresa de acolhimento; 2. Caracterização da empresa, onde é feito um enquadramento histórico da empresa de acolhimento, assim como uma apresentação da sua estrutura, missão, visão e valores; 3. A equipa de Supply Chain, capítulo onde é apresentada a equipa em que estive inserido e os objetivos da mesma; 4. A cadeia de abastecimento, onde é feito um enquadramento teórico sobre a cadeia de abastecimento; 5. O estágio, onde é feita uma descrição das funções, tarefas e responsabilidades desempenhadas ao longo do estágio; e 6. Considerações finais, onde é apresentada uma conclusão, como reflexão sobre toda a experiência.