Browsing by Issue Date, starting with "2016-06-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A agricultura na construção da paisagem multifuncional. Contributos para a definição de uma estrutura ecológica municipal sustentável nas freguesias de Ferreiras e PadernePublication . António, Patrícia Sofia Guerreiro; Antunes, Carla Rolo; Santos, Maria Manuela Gonçalves LealNo último quartel do séc. XX, o Algarve registou um desenvolvimento social e económico sem precedentes. À data, a descoordenação dos diferentes agentes interveni-entes na paisagem conduziu a mudanças drásticas na identidade e funcionamento da mesma, dando-se uma progressiva simplificação de usos e funções da paisagem que cul-mina nos dias de hoje num território votado à indústria turística. O concelho de Albufeira é um caso exemplar destas mudanças, local onde se ve-rifica a intensificação de usos na faixa litoral e áreas urbanas, e um abandono progressivo do espaço e das atividades rurais. Estas alterações de caracter utilitário e económico têm consequências no funcionamento dos sistemas naturais, na qualidade da paisagem e na qualidade de vida das populações. Recentemente verificou-se a emergência da consciên-cia social para a necessidade de uma paisagem sustentável, o que conduz à mudança de paradigma de atuação no território. No âmbito deste estudo propõem-se uma nova ferra-menta estratégica de atuação neste contexto, através da introdução de espaços de Agri-cultura Urbana, utilizando-se como caso de estudo as freguesias de Ferreiras e de Paderne. Pretende-se que estes espaços integrem a Estrutura Ecológica Municipal na lógica de contribuir para uma coesão ecológica e cultural da paisagem, pela articulação de espaços e potenciação de uma economia diversificada para um território mais sustentável. A pro-posta culmina na definição de um sistema de Parques Hortícola e Agrícola que, mais do criar espaços de produção, pretende estabelecer espaços de redescoberta da paisagem, da reestruturação do espaço urbano, e de afirmação da identidade e da história local. Estes espaços uma vez integrados na estratégia da Estrutura Ecológica Municipal constituem os principais elementos para a definição da estrutura urbana e para a reintegração da po-pulação em espaços de caracter rural.
- Desenvolvimento e caraterização de hidrogéis físicos e químicos a partir de polissacarídeos naturaisPublication . Marinho, Duarte Vairinhos; Romano, Anabela; Medronho, BrunoA celulose e o quitosano, este último resultante da desacetilação da quitina, são biopolímeros vastamente disponíveis com propriedades únicas tais como biocompatibilidade e biodegradabilidade. Ambos os biopolímeros são polissacarídeos anfifílicos utilizados na síntese de hidrogéis e são capazes de reter ou libertar compostos na sua matriz, consoante as características do meio onde se encontram. Estes biopolímeros têm características gerais muito apelativas para serem usados como invólucros biológicos de iões, moléculas e micro-organismos. Neste trabalho desenvolveram-se estudos laboratoriais em duas etapas. A primeira é relativa à criação de um intermediário solúvel de celulose, o carbamato de celulose, capaz de substituir o método tradicional da viscose, através do processo “CarbaCell”. Este processo é potencialmente mais amigo do ambiente comparativamente à viscose, sem requerer a utilização de equipamentos muito especializados. Este intermediário solúvel da celulose foi obtido com sucesso, após adaptações e alterações ao protocolo, sendo analisado e caracterizado com recurso a técnicas de reologia e de FTIR. A segunda etapa teve como objetivo a obtenção de géis físicos e químicos através do uso de cross-linkers (agentes reticulantes) naturais tais como a genipina. Esta molécula é um agente natural reticulante menos citotóxico que os agentes reticulantes mais comuns. A formação de géis físicos e químicos com celulose e quitosano foram avaliados e caracterizados físico-quimicamente através de microscopia eletrónica, termo gravimetria, FTIR, testes de swelling (turgescência) e comportamento reológico. O efeito da temperatura, da concentração de genipina e quitosano na cinética de gelificação do hidrogel foi determinada, sendo também avaliado o efeito da adição de ciclodextrinas na cinética de formação dos hidrogéis químicos. O aumento das concentrações de quitosano e genipina resultou num incremento da cinética de gelificação bem como da reticulação. A adição de β-ciclodextrina traduziu-se num aumento do tempo de gelificação. Quanto à turgescência, o aumento de volume foi mais rápido quando o pH do meio era mais ácido.
- Relatório de atividade profissionalPublication . Silva, João Alberto Cristina Teixeira da; Cabrita, Daniel NetoDesde sempre, amplos são os desafios colocados a um técnico com formação académica em Engenharia Mecânica, licenciado em Engenharia Mecânica Ramo Termodinâmica, ainda antes da reforma de Bolonha. O presente Relatório tem como objetivo principal a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica, perfil Energia e Climatozação de Edifícios. Encontra-se dividido em três partes: uma apresentação do tema para desenvolvimento e discussão nas provas públicas sobre a temática cálculo aplicado ao controlo de fumo em edifícios, o Curriculum Vitae (CV) comprovativo das habilitações académicas, da expiriência e da atividade profissional e uma Conclusão final.