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- A indisciplina num agrupamento de escolas: estudo de casoPublication . Pereira, Maria de Lurdes dos Anjos; Anica, AuríziaA indisciplina parece ser um fenómeno em ascensão, particularmente no meio escolar, ao qual cada vez menos alunos estão imunes. As suas causas são variadas e têm sido estudadas sob várias perspetivas, no intuito de compreender a essência do mesmo e, sobretudo, encontrar estratégias de atuação conducentes a uma inversão da tendência. Na base da presente investigação, esteve a preocupação com o aumento do número de processos disciplinares instaurados, nos últimos quatro anos, num dos 836 Agrupamentos de Escolas do país. Um estudo de caso impunha-se porque urgia conhecer a realidade factual, tendo em vista uma intervenção eficaz, no quadro das competências do Agrupamento. Os métodos utilizados foram a observação direta, o inquérito por questionário aos alunos e a análise documental dos processos disciplinares e das atas dos órgãos decisores. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a indisciplina é uma prática corrente, com diferentes graus de gravidade, em todos os níveis de ensino, sendo de realçar, por um lado, a existência de muitos alunos que, apesar da consciência do ato, não hesitam em praticá-lo e, por outro lado, a ausência dessa consciência num número significativo de alunos, ainda que minoritário. Conscientes da diversidade de fatores associados ao fenómeno em estudo e, por isso, da complexidade deste, acreditamos nos resultados obtidos que nos permitem inferir as linhas mestras de uma intervenção para a resolução do problema da indisciplina que, entre outros, está na base do insucesso escolar de muitos alunos. Em síntese, consideramos fundamental a criação de uma estrutura específica que trabalhe na identificação precoce dos casos de indisciplina, no seu acompanhamento e que proponha estratégias fundamentadas de combate a este flagelo aos órgãos decisores.
- Turismo acessível: boas práticas, desenvolvimento e desafios na região do AlgarvePublication . Costa, Fernanda Dueire; Almeida, ClaudiaAtualmente o turismo representa uma das principais atividades econômicas mundiais. Estima-se que 15% da população mundial possui algum tipo de incapacidade física. Com isso cresce a preocupação em desenvolver destinos turísticos mais acessíveis para que todos os públicos possam usufruir. Considerando a Região do Algarve como a responsável por cerca de metade do turismo internacional de Portugal, foi desenvolvido um estudo, com o objetivo de avaliar as boas práticas de turismo acessível a nível internacional e nacional e analisar de que forma poderá contribuir para o desenvolvimento do turismo acessível no Algarve. Para assim perceber se o destino turístico tem ou não condições para aumentar e/ou adaptar a sua oferta turística para as pessoas com deficiência (PcDs). Para chegar a esse objetivo, a estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso, onde procurou descrever a Região do Algarve e suas características com enfoque na oferta turística acessível. Para tanto foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, onde os dados recolhidos foram efetuados através de entrevistas com questionários semiestruturados. A amostra foi composta de cinco instituições ligadas ao turismo no Algarve e um turista com deficiência. A pesquisa bibliográfica foi também fundamental para enquadrar os conceitos que são abordados no trabalho. Os principais resultados demonstram que a região do Algarve ainda está dando os primeiros passos para se desenvolver como um destino acessível.