Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em jardim de infânciaPublication . Pereira, Ana Catarina; Luísa, CláudiaO presente relatório de estágio intitula-se “A importância do desenho infantil para o desenvolvimento da criança em jardim de infância” e descreve o estudo qualitativo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo desenvolveu-se num jardim de infância privado da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 21 de maio de 2015. O desenho contribui para o desenvolvimento das crianças a nível cognitivo, linguístico, motor e social. Neste sentido, optámos por estudar a importância do mesmo, no decorrer da prática de um jardim de infância. De maneira a dar resposta à nossa questão inicial, “Qual a importância do desenho infantil para o desenvolvimento das crianças em jardim de infância?”, definimos como objetivo principal deste estudo compreender o modo como é utilizado o desenho pela educadora cooperante e qual a importância que lhe atribui no desenvolvimento das crianças, bem como a perceção das mesmas acerca desta tarefa. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa descritiva. Fizemos uma revisão da literatura, abordando o desenho infantil; o desenho como meio de desenvolvimento; as diferentes etapas do desenvolvimento gráfico da criança; as orientações curriculares para a educação pré-escolar. Para promover o desenvolvimento da criança foram implementadas diversas estratégias de intervenção. Os dados foram recolhidos através da observação não participante, participante e indireta e através de entrevistas à educadora e às crianças. Em suma, podemos constatar, através do trabalho desenvolvido (desenhos orientados, entrevista às crianças e a educadora, bem como através da observação), que o desenho é fundamental para a evolução das crianças em todas as suas vertentes, contribuindo assim para o desenvolvimento de várias competências: linguísticas (verbal, visual), motoras (motricidade fina e motricidade global), sociais e cognitivas.