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- Reabilitação do Cine Teatro António Pinheiro: estudo de casoPublication . Gonçalves, Nuno Miguel Bello; Laranja, Roberto Carlos RodriguesEste relatório profissional decorre da possibilidade da obtenção do grau de mestre ao abrigo de um regime excecional, por alunos detentores de uma licenciatura pré Bolonha concluída ao abrigo do sistema de graus anteriormente existentes. Neste relatório é apresentado, na sua primeira parte, o estudo efetuado ao abrigo do projeto de reabilitação do Cine Teatro António Pinheiro em Tavira. Este estudo foi iniciado com a caracterização geológica/geotécnica dos materiais de fundação deste edifício, bem como com os ensaios para a sua caracterização, e ainda, pelos materiais a introduzir nesta edificação. São, também, apresentadas as opções tomadas ao nível da modelação para a elaboração do cálculo automático. Por último, são expostas as verificações de segurança dos elementos estruturais do projeto. Na segunda parte do relatório apresenta-se o curriculum vitae detalhado, com as principais tarefas realizadas pelo autor, enfatizando-se os cursos de formação frequentados, os seminários, assim como a experiência adquirida ao longo da carreira profissional.
- Transferência da formação, formação como elemento de empregabilidade e engagement como antecedentes da satisfação profissional:um modelo de relaçõesPublication . Nunes, Patrícia da Costa; Ramos, Alejandro-OrgambídezO objetivo desta investigação empírica foi analisar as relações entre a Transferência da Formação, a Formação como elemento de Empregabilidade e o Engagement, e o seu impacto sobre a Satisfação Profissional. Para isso, foi realizado um levantamento por conveniência através de um inquérito por questionário, produzindo uma amostra final de 291 sujeitos, (M =37.78, DP = 12.19), com idades compreendidas entre os 20 e os 65 anos. O critério de seleção dos participantes exigiu situação laboral ativa, o desempenho da mesma função laboral há pelo menos um ano e formação recebido nos últimos 12 meses. Os resultados mostraram que o impacto da formação como elemento de empregabilidade e da transferência da formação profissional na satisfação no trabalho é mediada pelo engagement. Os resultados confirmam ainda uma relação positiva entre a transferência de formação, a formação como elemento da empregabilidade, o engagement no trabalho e a satisfação profissional de acordo com o padrão do modelo Demandas e Recursos Laborais (DRL). A implementação de políticas de formação dos Recursos Humanos que permitam aplicar no posto de trabalho as competências apreendidas e aumentar a perceção de empregabilidade dos funcionários, são ferramentas fundamentais para aumentar tanto os níveis de engagement no trabalho, como a satisfação profissional.
