Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Acompanhamento da inclusão socioeducativa de alunos com necessidades educativas especiais numa Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do AlgarvePublication . Ramos, Tatiana Teixeira; Borges, Maria LeonorO presente relatório descreve todo o trabalho realizado no âmbito do estágio curricular desenvolvido na Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (UEEA) de uma Escola Básica de 2º e 3º Ciclos do Algarve, cujo objetivo passou por acompanhar e auxiliar alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) na sua inclusão escolar, social e educativa. No decorrer do estágio curricular, o trabalho desenvolvido contemplou a participação em reuniões do Departamento de Educação Especial, o planeamento, acompanhamento e colaboração na elaboração e desenvolvimento de todas as atividades previstas pela escola e pelo Departamento de Educação Especial, bem como a estruturação e planeamento de uma atividade organizada por mim. No que se refere ao trabalho investigativo, este focou-se num estudo de caso de um jovem em idade escolar, diagnosticado com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), e teve como objetivo estudar e descrever o trabalho realizado para a promoção da sua autonomia. Para concretizar este trabalho, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, e a técnicas como a análise documental, observação direta e participante e a duas entrevistas semiestruturadas presenciais, uma à docente de Educação Especial e outra aos pais/encarregados de educação do aluno em estudo, assim como foram planeadas e realizadas diversas atividades, de acordo com os objetivos definidos para o mesmo. Neste sentido, a intervenção foi efetuada com o propósito de compreender de que forma a escola promove o desenvolvimento da autonomia num aluno com PEA, sendo que, para tal, foram desenvolvidas atividades estimuladoras e propícias ao seu progresso. O estudo realizado permitiu compreender o papel e a forma como a escola promove o desenvolvimento da autonomia num aluno com PEA, nomeadamente, ao nível da socialização, higiene e alimentação. Para tal, foram desenvolvidas diversas atividades, para e com o aluno, recorrendo a metodologias e estratégias interventivas adequadas às suas necessidades. Não se tratando de um estudo longitudinal que permita acompanhar a evolução do aluno, foi, no entanto, possível inferir, através dos resultados e do acompanhamento, a existência de uma evolução positiva dos domínios referidos.
- Home range analysis of the semi-resident Bottlenose dolphin (Tursiops truncatus) population of Cardigan Bay (Wales)Publication . Correia, Ana Rita Mendes Pinheiro; Serrão, Ester; Evans, PeterThe common bottlenose dolphin (Tursiops truncatus, Montagu, 1821) belongs to the sub-order Odontoceti and is one of the most widely distributed species of cetaceans. Within this species it is possible to find strict resident populations, semi-resident populations or transient communities. The Cardigan Bay bottlenose dolphin population is one of the two semi-resident populations in the United Kingdom. With the increasing anthropogenic disturbance, particularly significant for cetacean communities whose geographic ranges are limited or decreasing, the survival of a certain population depends a great deal on its habitat. As a result, understanding the home range of a population is crucial in order to attempt any protection and monitoring measures. Also known as pattern of residency, the home range is the area where the individual spends its time feeding, breeding and nursing the young. The purpose of this work is to estimate the home range of the bottlenose dolphin population by comparing different group sets in order to infer if there are any dissimilarities between the distributions of the selected groups. Using photo-identification data from 2007 to 2016 obtained from surveys, combined with other information regarding the individuals, Minimum Convex Polygons and Kernel Density Estimators were calculated and mapped for each group and then compared. Both mean home range (95% KDE) and core areas (50% KDE) were inferred. Mean water depths were also determined for each group. No significant differences were obtained for gender, markings in the dorsal fin and presence or absence of calf. There were, however differences in distribution for the summer and winter sightings. Additional important areas for this bottlenose dolphin populations were determined, as well as seasonal differences in distribution. Further surveys are required, mainly at the areas outside the Special Areas of Conservation in Cardigan Bay.