Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-15"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A lesão endotelial como alvo terapêutico na doença cardíaca isquémicaPublication . Santos, Jorge Correia dos; Condinho, Mónica Sofia LealA Doença Cardíaca Isquémica (DCI), manifestada nas suas várias formas é a principal causa de morte no mundo, com especial incidência nos países industrializados, apresentando-se como um dos principais problemas de saúde global da atualidade. A DCI é uma condição clínica em que se verifica um fornecimento inadequado de sangue e oxigénio a uma parte do tecido do miocárdio. A lesão endotelial adquire especial importância, ao assumir-se como a principal causa fisiopatológica da DCI, tendo por base um conjunto variado de mecanismos fisiopatológicos. A aterosclerose da aorta e dos seus ramos principais, destaca-se pela importância no processo de doença, e é desenvolvida em resultado de uma resposta ao dano crónico, repetitivo e multifatorial da parede arterial, com acentuada componente fibroproliferativa. A procura de uma melhor compreensão dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas diferentes fases de desenvolvimento da doença tem estimulado a comunidade científica a identificar e investigar novos alvos terapêuticos capazes de diminuir os graves índices epidemiológicos da DCI, dos quais fazem parte as novas moléculas inibidoras da biossíntese de colesterol e os anticorpos monoclonais. Este trabalho pretende incidir, especialmente sobre duas vertentes: (i) elucidar acerca dos mecanismos envolvidos na lesão endotelial, e (ii) intersetar essa informação com as terapêuticas farmacológicas presentemente disponíveis e outras em desenvolvimento. Considerando que os mecanismos inflamatórios desempenham uma função preponderante no processo fisiopatológico da instabilidade da placa aterosclerótica coronária e posteriores complicações trombóticas, esta revisão monográfica é complementada com um capítulo que pretende realçar a importância dos biomarcadores inflamatórios, nomeadamente, as suas aplicações no contexto da DCI. Paralelamente à associação identificada entre a proteína C reativa de alta sensibilidade e o risco de morbimortalidade cardiovascular entre doentes de elevado risco cardiovascular e/ou com DCI comprovada, encontram-se novos biomarcadores inflamatórios, como as citocinas e moléculas de adesão celular, entre outros.
- Fitoterapia como terapêutica coadjuvante e preventiva da osteoartrosePublication . Cró, Graciana Cristina Fernandes; Miguel, Maria GraçaNos nossos dias, as doenças reumáticas (DR) são consideradas um problema de saúde pública devido ao impacto negativo a nível médico, social e económico nos países desenvolvidos. Em Portugal são as doenças crónicas que mais limitam o estado de saúde da população sendo a Osteoartrose (OA), a DR mais prevalente. Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), as queixas osteoarticulares são a principal causa de consulta nos cuidados de saúde primários, assim como a principal causa de incapacidade temporária e de reformas antecipadas por doença. A OA possui caráter inflamatório, infecioso, metabólico e degenerativo, envolvendo, predominantemente, os ossos, as articulações e as estruturas periarticulares, nomeadamente, músculos, tendões, ligamentos, etc. Prevalece de um modo agudo, subagudo ou crónico podendo afetar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo. Os sinais e sintomas gerais mais precoces evidenciados nos doentes portadores deste tipo de patologia incluem a rigidez matinal, a dor, rubor e a tumefação nas articulações. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado destas doenças permitem reduzir a incapacidade do doente, melhorando a sua qualidade de vida. O tratamento farmacológico da OA inclui essencialmente, o paracetamol e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), no entanto, os inibidores seletivos da ciclooxigenage-2 (COX2) são frequentemente prescritos. Desfavoravelmente, os AINEs apresentam pouca tolerância a nível gástrico e os inibidores seletivos da COX2, apesar da menor agressividade gastroduodenal, causam complicações renais e cardiovasculares. A fitoterapia (produtos naturais à base de plantas, extratos) surge como um complemento sinérgico promissor com vista a impedir a progressão da doença e a reduzir a incidência de efeitos secundários resultantes do tratamento farmacológico. Consequentemente, com este trabalho pretende-se incidir sobre a utilidade da associação fitoterapia-quimioterapia em Reumatologia visando proporcionar ao doente uma melhor qualidade de vida.
- Nanopartículas de ouro no tratamento do cancro da mamaPublication . Marques, Raquel Patrícia; Grenha, AnaO cancro é uma importante causa de morte e um grave problema de saúde pública no mundo. Apesar de todos os esforços feitos para desenvolver novas opções terapêuticas e fármacos anti-tumorais, o cancro da mama é a terceira causa de morte devida ao cancro em Portugal e o mais comum nas mulheres. Embora tenham sido obtidos desenvolvimentos notáveis no tratamento do cancro da mama, ainda permanecem muitos obstáculos, incluindo a redução dos efeitos adversos devido ao tratamento e o equilíbrio entre a toxicidade do tratamento e a qualidade de vida dos doentes com cancro metastático que já realizaram tratamento extensivo. As nanopartículas têm sido apresentadas nesta área do desenvolvimento de terapêuticas como uma ferramenta de elevado valor. A aplicação de nanopartículas de ouro, em particular, em imagem e tratamento do cancro, é particularmente promissora. Além de serem biocompatíveis e não tóxicas, a ressonância plasmónica à superfície melhora a dispersão e absorção de luz. Assim, é também melhorada a sua capacidade de converter a luz absorvida em calor localizado, tornando-as adequadas como agentes para o tratamento fototérmico do cancro, que resulta em eliminação térmica das células cancerígenas. Além disso, a elevada relação superfície/volume das nanopartículas de ouro permite a biofuncionalização da sua superfície com ligandos e com polímeros biocompatíveis que as podem direcionar especificamente para as células cancerígenas, tornando-as mais adequadas para aplicações in vivo. O objetivo deste trabalho é apresentar as potencialidades das nanopartículas de ouro no tratamento do cancro da mama, exemplificando as moléculas que podem funcionalizar a superfície e algumas conjugações com fármacos anticancerígenos com o objetivo de maximizar a eficácia terapêutica. Será também efetuada uma revisão geral quanto às nanopartículas sendo abordados os seus tipos, vectorização e potencialidades e uma revisão quanto à patologia do cancro da mama, incluindo tópicos como classificação, diagnóstico e tratamento convencional.
- A divisão de juventude, educação e biblioteca da Câmara Municipal de Leiria: perspetivas e potencialidades de intervenção no campo educativoPublication . Gonçalves, Daniela Ferreira; Valadas, SandraO presente relatório de estágio enquadra-se no 2.º ano do Mestrado em Ciências da Educação e da Formação, especialização em Educação e Formação de Adultos, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. O estágio, que decorreu na Divisão de Juventude, Educação e Biblioteca da Câmara Municipal de Leiria, teve a duração de sete meses. Na primeira parte apresentamos uma breve fundamentação teórica acerca da descentralização das políticas educativas e da transferência de competências para as autarquias. Já na segunda parte, fazemos uma caracterização demográfica e educativa do concelho de Leiria, bem como da Câmara Municipal de Leiria e da Divisão de Juventude, Educação e Biblioteca. Neste relatório encontram-se, ainda, descritas todas as atividades desenvolvidas, bem como os projetos em que participámos. Terminamos com uma reflexão final referente às aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e sugestões futuras.
- Deteção remota e o Algarve: cartografia, usos do território e paisagemPublication . Carvalho, Tomás Herculano Diniz de; Loureiro, Nuno de SantosA informação obtida por deteção remota sustenta um domínio de conhecimento que tem sofrido grande evolução nos últimos anos, abrindo cada vez mais o leque de potenciais aplicações relacionadas com a observação da superfície da terra recorrendoà deteção remota. Os satélites LANDSAT 8 e SENTINEL-2, dois dos mais recentes a entrar em órbita, estão na vanguarda da tecnologia de Observação da Terra por deteção remota, apresentado melhor resolução espacial, espetral e temporal em relação a satélites anteriores. A informação obtida por deteção remota tem vindo a ser aplicada em diversas áreas de estudo e torna-se agora relevante compreender qual a potencialidade dessa informação para Portugal e, mais especificamente, para o Algarve. Surge assim um estudo de caso da análise temporal e espacial da presença de stress hídrico da vegetação, com a utilização do Índice e NDVI.