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- Interacções sociais de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso em turmas do 2º ciclo do ensino básico num agrupamento de escolas do AlgarvePublication . Fava, José Manuel Avença; Anica, Aurízia; Monteiro, RuteAs actuais políticas educativas têm como principal objectivo a adequação do sistema educativo a todas as crianças, quaisquer que sejam as suas características individuais, de forma a promover a sua inclusão. Porém, para que se verifique uma maior inclusão, não basta adaptar espaços arquitectónicos e reformular a abordagem pedagógica, é também necessário desenvolver estratégias que promovam a interacção social. A investigação reportada neste trabalho, integrado no projecto ‘’Participação social de alunos com Necessidades Educativas Especiais em escolas regulares’’ (SENSEs), de âmbito Nacional, pretende relevar positivamente para a compreensão de alguns dos factores que se encontram por detrás da não consecução da plena inclusão social de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, nos domínios que respeitam à interacção social e representações sociais reveladas por alunos com e sem NEE, em relação aos seus pares, procurando identificar e analisar os factores que condicionam a sua inclusão. Este trabalho assumiu a forma de estudo de caso, no qual foram envolvidas três turmas de segundo ciclo do ensino básico de um agrupamento de escolas do Algarve. O processo de recolha de dados recorreu à aplicação de questionários a alunos, professores do ensino especial e directores das turmas envolvidas, tendo sido complementado com a consulta documental para caracterização dos participantes e do contexto educativo. A recolha e tratamento dos dados obtidos engloba procedimentos de carácter qualitativo e quantitativo, que caracterizam uma metodologia mista. Os resultados obtidos vão ao encontro de estudos anteriormente realizados, comprovando que os alunos com NEE têm uma menor participação social relativamente aos seus pares, evidenciando-se a tipologia de NEE e a forma como esta se reflecte nas características individuais, como a maior condicionante da interacção social. Neste estudo participaram alunos com Síndrome de Asperger (SA) e Dislexia, além de um outro aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperactividade (TDAH), tendo-se verificado que a participação social destes alunos é, essencialmente, condicionada por características inerentes à sua tipologia de NEE, em particular nos domínios relacionados com os problemas de comportamento e competências cognitivas.
