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- A metodologia de projeto como ferramenta pedagógica inclusiva, no contexto da educação profissional e tecnológica, de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em turmas heterogéneasPublication . Santos, Maria Aparecida dos; Martins, Cátia SofiaInvestigações nacionais e internacionais recentes mostram que a grande questão que envolve a efetivação da Inclusão Educacional está em encontrar uma metodologia que seja capaz de atender as necessidades dos alunos com NEE, independentemente de suas características individuais, e potenciar as suas capacidades e habilidades visando, além da sua formação académica, o seu desenvolvimento pessoal e futuro profissional. Porém, estes estudos também apontam a importância de uma atuação conjunta da instituição/sistemas de ensino, professores, família, entre outros, para que se possa vencer este desafio. Diante do conhecimento trazido por estes estudos, fez-se um questionamento: qual método seria capaz de garantir o ensino-aprendizagem desta diversidade de alunos que buscam as Escolas, hoje, em especial, os alunos que apresentam algum tipo de Necessidade Educativa Especial que se encontra na idade adulta? Na procura por respostas, concentrou-se esta investigação em uma instituição de Ensino, cujo perfil pedagógico corresponde ao questionamento surgido, a qual, a acreditar e levar a efeito uma proposta de Inclusão por e para todos, adotou e desenvolve a Metodologia de Projecto, um modelo de Metodologia Ativa, como estratégia de ensino e aprendizagem, na Educação Profissional e Tecnológica. De posse da informação sobre a instituição e a sua opção metodológica, surgiu um novo questionamento: quais os contributos que a Metodologia de Projecto, como ferramenta metodológica inclusiva, traria e que seriam capazes de favorecer a aprendizagem dos alunos com NEE, em turmas heterogéneas na Educação Profissional e Tecnológica? Pela especificidade da Escola e o perfil de muitos dos seus alunos (alunos com e sem algum tipo de NEE, na mesma turma, caracterizando uma turma heterogénea), para respostas para esta questão, optou-se por um estudo de caso organizacional e uma abordagem metodológica mista: o uso das metodologias quantitativa e qualitativa, para que se pudesse aprofundar melhor na coleta das informações e, posteriormente, em resultados significativos. Com esta estratégia de pesquisa, realizou-se 37 Entrevistas com alunos com e sem NEE, pais de alunos, Direção da Escola, Profissionais docentes e não docentes; além de Questionário direcionado para os Profissionais Docentes e não Docentes. Intrínseco no objetivo principal da investigação: caracterizar a Metodologia de Projeto como Ferramenta Pedagógica Inclusiva, na Educação Profissional e Tecnológica de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em Turmas Heterogêneas, está o intuito de contribuir para que a efetivação da Educação Inclusiva aconteça, de facto, e que os alunos adultos com algum tipo de NEE, que chegam a este nível de Educação, possam ter assegurado os seus direitos a um processo de aprendizagem equitativo significativo, como qualquer outro estudante.
