Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Ideação suicida em jovens-adultos com diferentes níveis de risco suicida: um estudo comparativoPublication . Inácio, Mónica Isabel Simões; Brás, MartaO comportamento suicidário é um processo complexo, que tem início com a ideação suicida e pode terminar com o suicídio consumado do jovem. Segundo os modelos teóricos explicativos, o comportamento suicidário é influenciado por fatores de risco e de proteção, dos quais se salientam a Ansiedade, a Depressão, o Stresse, a vivência de Acontecimentos de Vida Negativos, a Satisfação com o Suporte Social e as Razões para Viver. O presente estudo tem como objetivo, num primeiro momento, compreender o papel dos fatores de risco e de proteção nos níveis de ideação suicida apresentados pelos jovens-adultos, comparando um grupo considerado de alto risco com outro de baixo risco e, num segundo momento analisar se os acontecimentos de vida negativos influenciam a ideação suicida diretamente ou por mediação das variáveis psicológicas. Para tal, foi recolhida uma amostra de 264 jovens-adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. Esta amostra foi dividida em dois grupos – Grupo de Alto Risco (n = 31) e Grupo de Baixo Risco (n = 233) – tendo como critério os níveis de ideação suicida. De acordo com os resultados obtidos, o Grupo de Alto Risco apresenta níveis mais elevados de sintomatologia depressiva, de ansiedade e stresse. O Grupo de Baixo Risco obteve resultados mais elevados relativamente à satisfação com o suporte social e às razões para viver. Relativamente aos modelos de mediação, verifica-se que a relação entre os acontecimentos de vida negativos e a ideação suicida é significativamente mediada pelo stresse e satisfação com o suporte social. Deste modo, concluiu-se que a ansiedade, a depressão e o stresse são fatores de risco para o desenvolvimento de ideação suicida. Por outro lado, a satisfação com o suporte social e as razões para viver referidas pelos jovens são consideradas fatores protetores, que possibilitam a atenuação dos níveis de ideação suicida apresentados pelos jovens, sendo estes dados congruentes com a literatura. Aquando da vivência de acontecimentos de vida negativos, o aumento dos níveis de stresse e a diminuição da satisfação com o suporte social poderão contribuir para aumentar o risco de ideação suicida, dado o seu papel mediador.
- Estudo do crescimento, sobrevivência e estratégias de controlo das incrustações, num sistema extensivo de cultivo de Pollicipes pollicipes (Gmelin, 1790)Publication . Belela, Neuza Sofia Luz; Teodósio, Maria A.O percebe (Pollicipes pollicipes) é um crustáceo cirrípede de elevado interesse económico, e para a aquacultura. Em estudos anteriores foi testado um sistema de cultivo numa jangada, localizada no Porto de Sines, que foi considerado inviável devido à observação da mortalidade total dos percebes causada pela incrustação de outras espécies (ex., cracas e mexilhões). No presente trabalho foi testado o efeito de vários métodos antivegetativos de forma isolada ou em conjunto (tinta antivegetativa; limpeza de jato de água; limpeza manual; afundamento) sobre a sobrevivência e o tamanho de percebes fixos em substratos artificiais (“barticles”) que foram implantados no Cabo de Sines (CS) no Verão de 2016 e de 2017 e que foram transferidos para a jangada de cultivo em janeiro de 2018. A sua monitorização foi realizada em quatro datas (fevereiro, abril, junho e agosto). Até junho, não foram encontradas diferenças significativas entre os vários tratamentos e o controle no CS, porém, em agosto, com excepção do tratamento combinado de limpeza manual e de jato de água, foi observada uma elevada mortalidade dos percebes do sistema de cultivo, sendo esta a técnica que foi considerada como a mais promissora. A sobrevivência também foi mais elevada em percebes oriundos de “barticles” colocados no terreno em 2016, pelo que se sugere que um maior número inicial de percebes por “barticle” também possa melhorar a sobrevivência na jangada. O recrutamento de cracas e mexilhões no sistema de cultivo foi mais intenso na primavera e/ou verão, tendo apresentado variação interanual. Não foram encontradas diferenças significativas entre estações do ano no crescimento dos percebes na jangada, mas no CS, o crescimento foi menor no outono. De uma forma geral, o crescimento de inverno na jangada foi maior do que no CS, mas o padrão de variação interanual (2015, 2016 e 2017) foi diferente consoante os locais.
- Metazoan fauna of cryoconite holes in high arctic glaciers of Svalbard, ecological featuresPublication . Lucadello, Margherita; Castilho, Rita; Devetter, Miloslav; Šabacká, MarieCryoconite holes are small habitats found on the ablation zone of glacier surfaces worldwide. They are created when dust (a mixture of inorganic and organic particles, including microorganism), mainly windblown on the glacier, absorbs more solar radiation then the surrounding ice due to a lower albedo. The heating makes the ice melting underneath and the sediments sinking into the hole of melted water. This study aims to understand the interactions between the metazoans presents in cryoconite holes and their interaction with the environment. From June 2017 to August 2017, 150 cryoconite holes from nine different glaciers from three different areas were sampled for this research. Multivariate and univariate statistic was run to understand the impact of the variables driving the presence and abundance of the metazoans in the Svalbard’s cryoconite holes: geographic variables (latitude, lon-gitude, elevation, glacier type), structural variables (structure of the cryoconite hole as area and depth), biological variables (presence and abundance of metazoan in cryoconites), seasonal variables (impact of the sampling time on parameters of the samples) and environmental variables (bird’s pres-ence, area’s features as sediment input or flows of melted water, and weather conditions of the sam-pling period). The variables were tested for significant differences between the nine glaciers and the three areas, and the outcomes discussed. Dependency levels and interconnected impacts of these bi-otic and abiotic variables were hypothesized. From the analyses of the results, environmental varia-bles, seasonal variability and biological variables are proposed as most critical controls with different levels of dependency. Instead, cryoconite holes structural variables and the geographical variables are proposed to do not have an impact as a driver of the presence and abundance of the metazoan populations of cryoconite holes.
- Análise dos incêndios florestais em Mação num período de 30 anos. Efeitos no sequestro de carbonoPublication . Fernandes, Patrícia Manuela Alexandre; Fernandez, Helena; Martins, FernandoA investigação desenvolvida surge no âmbito do Mestrado de Geomática para a obtenção do grau de mestre. Apresenta como objetivo produzir a cartografia de evolução/recuperação da massa florestal, do concelho de Mação, pós incêndios e relacioná-la com a produção primária bruta de CO2 e quantificar também a severidade dos incêndios. A escolha desta área de estudo deve-se ao facto de se tratar de um concelho do interior do país, bastante fustigado por incêndios florestais, nos últimos 30 anos. Este estudo tem como base imagens de satélite, nomeadamente Landsat 4 e 5, Sentinel 2 e MODIS MYD17A2H, obtidas ao longo das últimas 3 décadas (1991, 2003 e 2017). Nestas imagens serão aplicados índices de vegetação, nomeadamente, o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada, o Índice de Vegetação Fotossintético, o CO2 flux, o modelo de GPP e a agressividade do incêndio. Com este trabalho de investigação mostram-se as potencialidades que as novas tecnologias, nomeadamente a Deteção Remota e os Sistemas de Informação Geográfica, podem ter na gestão e ordenamento do território.