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- Estudo da influência do perfecionismo na ideação suicida numa amostra de jovens adultos portuguesesPublication . Morgado, Cátia Cristina Antunes; Carmo, CláudiaA morte por suicídio apresenta-se como um problema de saúde pública e as suas consequências têm vindo a tomar grandes proporções a nível mundial. Nos anos de 2015 e de 2016, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Portugal apresentou uma média de suicídios acima da média mundial. O perfecionismo é um traço de personalidade que tem sido fortemente apontado como um possível preditor do comportamento suicidário existindo suporte teórico e empírico que mostra a existência de uma relação entre o perfecionismo e o suicídio. Neste trabalho serão abordados o Modelo de Desconexão Social do Perfecionismo (PSDM; Hewitt, Flett, Sherry & Caelian, 2006) e o Modelo Cognitivo do Suicídio (Wenzel & Beck, 2008). Objetivo: O presente estudo tem como objetivo principal compreender o papel do traço de perfecionismo na ideação suicida numa amostra de jovens-adultos portugueses. Pretende-se ainda averiguar se a existência de diferenças na perceção do suporte social influencia a relação entre o perfecionismo e o suicídio. Método: Os participantes (N = 280), de ambos os sexos (M = 52; F = 228) responderam a um formulário online (Google Forms) composto pela Escala Multidimensional de Perfecionismo (HMPS; Hewitt & Flett, 1991), pelo Questionário de Ideação Suicida (QIS; Reynolds, 1988) e pela Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS; Ribeiro, 1999). Resultados: Os resultados obtidos demonstraram, de forma semelhante ao que é exposto pela literatura, a existência de uma associação entre o perfecionismo, especialmente o perfecionismo socialmente prescrito, e a ideação suicida. O que parece significar que o perfecionismo socialmente prescrito tem o potencial de aumentar o risco de suicídio. Quanto ao suporte social, os resultados apoiam o Modelo de Desconexão Social do Perfecionismo, sugerindo que este é um constructo que medeia a relação entre o perfecionismo e a ideação suicida e que contribui para a compreensão do processo suicidário. Conclusão: Após a análise dos resultados concluímos que a avaliação do traço de perfecionismo e do suporte social percebido pode ajudar na prevenção de comportamentos suicidários bem como no planeamento de uma intervenção mais adequada. Este estudo contribuiu para sublinhar a importância de que limitando o desenvolvimento do perfecionismo desadaptativo reduzimos o risco de suicídio.
- Teachers’ perceptions on culture teaching in the EFL classroomPublication . Batista, Ana Teresa Cândido; Lopes, AntónioThe present research project focuses on the investigation of the teachers’ perceptions on culture teaching. This study addresses issues regarding the promotion of culture teaching in the primary schools in Portugal. On one hand, it is important to establish whether teachers consider teaching culture alongside with language, and on the other hand, to know if knowledge of cultural references and culture related issues, facts or aspects contributes to cultural awareness. Conducted on a small scale, the interviews were examined using Laurence Bardin’s proposals for content analysis, namely in terms of processing the information that is subliminal to the messages (Bardin, 1977). After, the discussion of the findings of the study tries to dissect the information given by comparing the textual data, verifying the existence of the consensus or disparity in the teacher’s opinions. The study analyses the results of five semi-structured interviews, comparing the perceptions of five teachers of English in the Portuguese primary school system and focuses on the conceptualization of culture and how important culture is in the foreign/second language classroom. The participants in this study, convey the idea that understanding the cultural context of the target language, will facilitate the conditions for an effective language learning environment. The teachers consider Culture a vital component in language teaching and they also believe that learners that benefit from culture teaching will respond positively to the cultural differences they encounter later in their lifetime. These participants make use of different methods, avert textbooks and invest in their own materials to fit their lesson plans.
- Viveiros de plantas hortícolas: procedimentos técnicos na produçãoPublication . Simão, Bruno Nelson de Jesus; Reis, MárioO presente Relatório de Atividade Profissional espelha o meu trajeto profissional como Engenheiro Agrónomo desde o ano 2007, período durante o qual, tive o privilégio de exercer funções na área hortofrutícola em âmbito empresarial, estando assim em contacto direto e indireto com os desafios e exigências que o mercado de trabalho hoje em dia apresenta. Assim sendo, após a conclusão da licenciatura, iniciei a minha carreira profissional na empresa Vidaverde, Lda., onde durante 9 anos, desempenhei funções comerciais e também como técnico de produção de viveiros hortícolas. Nesta empresa, nos últimos 3 anos acumulei ainda funções de técnico de produção de framboesa e morango, outra área de negócio a que a empresa se dedicou. Em novembro de 2016 iniciei nova etapa profissional como colaborador na empresa Préplanta – Viveiros Hortícolas S.A., no cargo de técnico de produção de viveiros. Mais recentemente, em março de 2018 ingressei na empresa Eibol Ibérica S.L., com sede em Valência (Espanha) ‐ empresa com investigação própria no desenvolvimento de produtos para agricultura de resíduo zero ‐ como promotor técnico de vendas nas zonas do Algarve e Alentejo. Neste contexto, o tema escolhido para o desenvolvimento do relatório de atividade profissional ‐ VIVEIROS DE PLANTAS HORTÍCOLAS – PROCEDIMENTOS TÉCNICOS NA PRODUÇÃO ‐ destaca a importância do Engenheiro Agrónomo, como técnico especializado na gestão e acompanhamento das várias etapas de produção de viveiros hortícolas, intervindo em questões de quando e como atuar, para garantir ao cliente plantas de qualidade. Desta forma, o presente trabalho apresenta os procedimentos técnicos que apliquei na produção de plantas em viveiro, as opções e escolhas de matérias‐primas, os equipamentos e tecnologias utilizados, assim como, as decisões inerentes desde a escolha da variedade e consequente semente, até a planta estar apta para plantação em local definitivo. Como tal, foi necessário ter presente todas as matérias teóricas associadas e aplicadas na prática, nomeadamente, a relação estufas versus fatores edafoclimáticos, a nutrição e fisiologia vegetal, e por fim a prevenção e o controlo fitossanitário. A experiência adquirida proporcionou expor neste relatório uma fonte de conhecimento teórico‐prático, sendo uma mais‐valia a todos os profissionais interessados por esta vertente agronómica.
- Neuropsychological predictors of conversion from mild cognitive impairment to Alzheimer’s disease: a feature selection ensemble combining stability and predictabilityPublication . Pereira, Telma; Ferreira, Francisco L.; Cardoso, Sandra; Silva, Dina; Mendonça, Alexandre de; Guerreiro, Manuela; Madeira, Sara C.Background Predicting progression from Mild Cognitive Impairment (MCI) to Alzheimer’s Disease (AD) is an utmost open issue in AD-related research. Neuropsychological assessment has proven to be useful in identifying MCI patients who are likely to convert to dementia. However, the large battery of neuropsychological tests (NPTs) performed in clinical practice and the limited number of training examples are challenge to machine learning when learning prognostic models. In this context, it is paramount to pursue approaches that effectively seek for reduced sets of relevant features. Subsets of NPTs from which prognostic models can be learnt should not only be good predictors, but also stable, promoting generalizable and explainable models. Methods We propose a feature selection (FS) ensemble combining stability and predictability to choose the most relevant NPTs for prognostic prediction in AD. First, we combine the outcome of multiple (filter and embedded) FS methods. Then, we use a wrapper-based approach optimizing both stability and predictability to compute the number of selected features. We use two large prospective studies (ADNI and the Portuguese Cognitive Complaints Cohort, CCC) to evaluate the approach and assess the predictive value of a large number of NPTs. Results The best subsets of features include approximately 30 and 20 (from the original 79 and 40) features, for ADNI and CCC data, respectively, yielding stability above 0.89 and 0.95, and AUC above 0.87 and 0.82. Most NPTs learnt using the proposed feature selection ensemble have been identified in the literature as strong predictors of conversion from MCI to AD. Conclusions The FS ensemble approach was able to 1) identify subsets of stable and relevant predictors from a consensus of multiple FS methods using baseline NPTs and 2) learn reliable prognostic models of conversion from MCI to AD using these subsets of features. The machine learning models learnt from these features outperformed the models trained without FS and achieved competitive results when compared to commonly used FS algorithms. Furthermore, the selected features are derived from a consensus of methods thus being more robust, while releasing users from choosing the most appropriate FS method to be used in their classification task.
- Simulação generalizada de sistemas eólicos e solaresPublication . Chaves, Aléxio Filipe Braga; Martins, I. E.Nos últimos anos tem-se observado um aumento elevado na procura de energias renováveis por razões ambientais, sociais e económicas. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver ferramentas informáticas que permitam simular o funcionamento dinâmico de sistemas eólicos e solares, permitindo assim a elaboração de previsões do seu funcionamento e da produção de energia. O projeto baseia-se na criação de duas bibliotecas no Simulink do Matlab com os módulos de simulação que irão caracterizar o funcionamento de aerogeradores de eixo horizontal e vertical, geradores de energia elétrica, painéis fotovoltaicos e controladores de potência máxima (MPPT – Maximum Power Point Trackers). Os módulos foram construídos utilizando as S-Functions escritas em Matlab e embebidas nos módulos que serão utilizados em ambiente Simulink para a simulação de aerogeradores e/ou painéis fotovoltaicos.