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- Suporte dos pares e exploração vocacional em estudantes do Ensino Básico: o efeito mediador de variáveis da agência individualPublication . Inácio, Ana Catarina Oliveira Monteiro; Gamboa, Vítor Manuel PachecoNo sistema educativo português, no final do 3.º Ciclo do Ensino Básico, espera-se que os adolescentes tomem uma importante decisão vocacional, uma vez que se trata de uma fase em que têm de escolher, de entre as várias alternativas, o percurso escolar que considerem mais adequado às suas aspirações e projetos de carreira. Neste contexto, dada a importância do papel dos sistemas relacionais de suporte nesta etapa da vida, sobretudo aquele que é proporcionado pelos amigos, é natural que algumas questões relacionadas com essa decisão sejam partilhadas e discutidas entre os adolescentes, podendo as relações entre pares constituir-se num fator que promove um maior envolvimento e consequente preparação no domínio da carreira. Neste âmbito, a literatura especializada tem vindo a enfatizar a importância do contexto relacional no desenvolvimento de carreira dos adolescentes. Por outro lado, mais recentemente, diversos estudos empíricos sustentam o efeito de variáveis ligadas à agência individual na explicação das diferenças individuais no que se refere aos níveis de envolvimento e aos resultados no âmbito da carreira, designadamente na exploração e na tomada de decisão. No entanto, importa investir em estudos que, com recurso a estudos longitudinais, analisem o efeito mediador das variáveis da agência individual na relação que se estabelece entre suporte e comportamentos de exploração de carreira. Neste sentido, o presente estudo, que apresenta precisamente um desenho, procurou analisar o impacto das variáveis contextuais (suporte dos pares) e cognitivo-motivacionais (objetivos, autonomia e autoeficácia) nos processos de exploração de carreira, numa amostra de 61 estudantes do 9.º ano de escolaridade, ou equivalente, tendo como referências a Teoria Sociocognitiva da Carreira (TSCC), que se centra em constructos mais cognitivos, como as crenças de autoeficácia, e a Teoria da Autodeterminação (SDT), que nos dá conta das razões subjacentes ao envolvimento nas atividades de exploração de carreira. De uma forma geral, os resultados revelaram que o suporte dos pares prediz os processos de exploração de carreira e que os indivíduos motivados intrinsecamente e com crenças de autoeficácia apresentam maiores índices de comportamentos de exploração vocacional. Contudo, não se observaram efeitos de mediação significativos. Por último, são apresentadas as implicações para a intervenção de carreira, bem como as limitações do estudo.
- Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de PortimãoPublication . Ponceano, Inês Isabel Barros; Guerreiro, ManuelaNo âmbito da conclusão de Mestrado em Marketing Management, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, apresenta-se este Relatório de Estágio que, no essencial, constitui uma síntese do trabalho desenvolvido ao longo do período de estágio, o qual decorreu no Grupo Auchan, hipermercado Jumbo de Portimão, entre os meses de Novembro e de Fevereiro de 2018. Este estágio, com uma duração de 320h, teve como principal objetivo adquirir competências de natureza prática no domínio da gestão de Marketing aplicada à grande distribuição. A principal função desempenhada durante este estágio traduziu-se na realização de um estudo de mercado cujo objetivo principal era compreender as razões da fraca atratividade da compra online e da utilização do serviço Drive. Este estudo foi conduzido junto dos clientes do hipermercado Jumbo de Portimão tendo sido estudadas a atitude, conveniência, eficiência, características do website, frequência de utilização, características sociodemográficas e intenção de compra, enquanto variáveis explicativas do comportamento de compra online. Os principais resultados do estudo demostram que a atitude, conveniência, eficiência, segurança, frequência de utilização influenciam, neste caso concreto, a intenção de compra online. Tendo em conta estes resultados, no final do presente estudo, serão apresentadas as contribuições do mesmo e recomendações direcionadas aos gestores de marketing no âmbito eletrónico.