Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A competência multilingue no ensino superiorPublication . Caruso, Elisa; Conceição, Manuel CélioEsta tese estuda a competência multilingue no ensino superior, entendida como a competência integrada de gestão do repertório linguístico. Foram realizados quatro estudos de caso, sendo os três primeiros representativos de três áreas do ensino superior – ensino/aprendizagem, investigação, internacionalização – e o quarto um exemplo de promoção da competência multilingue. O primeiro estudo envolve uma turma composta por estudantes locais e internacionais em que foram promovidas práticas multilingues durante as aulas; o segundo estudo de caso analisa se e como a competência multilingue é utilizada pelos investigadores num centro de investigação; o terceiro estudo de caso diz respeito ao acolhimento de estudantes internacionais numa universidade em contexto bilingue; o quarto estudo de caso realiza-se num curso livre de comunicação multilingue e intercultural. Após a recolha de dados por métodos diversificados (observação, questionário, entrevista, análise dos documentos), a discussão foi guiada pelas dimensões social, institucional, individual e discursiva do multilinguismo. Emergiu a existência de repertórios linguísticos muito amplos. Em alguns casos, estes repertórios são estimulados, utilizados e desenvolvidos através da promoção de cursos de línguas e da utilização de práticas multilingues. Em outros casos, as línguas são mantidas separadas e é deixada aos indivíduos a capacidade para saber gerir os seus repertórios linguísticos. Observou-se também um grande uso da língua inglesa em todos os âmbitos do ensino superior, o que cria uma forma de bi ou trilinguismo com as língua(s) local(is) e que foi particularmente evidente na área da investigação. Evidenciou-se o impacto da competência multilingue na gestão do compromisso entre a mobilidade e a inclusão (nos termos definidos no projeto MIME). Concluiu-se que a utilização e o desenvolvimento da competência multilingue podem ser promovidos de formas diferentes no ensino superior: através de cursos multilingues específicos ou da promoção dos cursos de línguas; através da promoção da mobilidade e da inclusão. Pode ainda ser utilizada como uma forma possível de comunicação, de avaliação, de construção, aquisição e difusão de conhecimentos.
- Memórias musicais em pessoas idosasPublication . Glória, Cátia Vanessa Almeida Caro; Anica, AuríziaO envelhecimento é um processo que implica mudanças bio-psico-sociais. Atuar na prevenção da doença e promoção da saúde é fundamental, sendo que a idade não é o único determinante do envelhecimento. A música está fortemente interligada com a memória e relaciona-se com as operações cognitivas e percetivas dos mecanismos cerebrais. Estas memórias musicais, repletas de aspetos emocionais e afetivos, influenciam o percurso de vida das pessoas idosas. O desafio de investigação é estudar a problemática em torno da seguinte questão de partida: “Quais as memórias musicais do percurso de vida das pessoas idosas e que significados assumem?”. Este estudo incide nas memórias musicais de pessoas com mais de 64 anos de idade, que frequentam a Universidade do Algarve para a Terceira Idade (UATI). O paradigma de investigação em que se insere este estudo é de caráter predominantemente qualitativo. Aplicou-se o método etnográfico e desenvolveu-se uma estratégia metodológica que assumiram um caráter exploratório, descritivo e interpretativo. As técnicas e instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: questionários, entrevista semiestruturada em vídeo-gravação e análise documental. Na análise estatística recorreu-se ao programa Excel® e o método fenomenológico de Max Van Manen foi utilizado na interpretação das entrevistas. O estudo contemplou vinte seis participantes, dos quais vinte participaram nos questionários e seis nas entrevistas. A recolha de dados decorreu durante seis meses, no espaço físico da UATI. Resultados: As memórias musicais apresentam significados diferentes de acordo com o percurso de vida dos participantes. Fatores como a educação, a cultura, as tradições e as vivências pessoais são determinantes nesta questão. As recordações são marcadas positiva ou negativamente, de acordo com os acontecimentos de vida às quais as memórias musicais estão associadas. O processo de recolha de dados funcionou como um estímulo cognitivo para os participantes, ao permitir resgatar memórias e reviver o passado.
- Rare coral under the genomic microscope: timing and relationships among Hawaiian MontiporaPublication . Cunha, Regina Lopes da; Forsman, Zac H; Belderok, Roy; Knapp, Ingrid S S; Castilho, Rita; Toonen, Robert JBackground Evolutionary patterns of scleractinian (stony) corals are difficult to infer given the existence of few diagnostic characters and pervasive phenotypic plasticity. A previous study of Hawaiian Montipora (Scleractinia: Acroporidae) based on five partial mitochondrial and two nuclear genes revealed the existence of a species complex, grouping one of the rarest known species (M. dilatata, which is listed as Endangered by the International Union for Conservation of Nature - IUCN) with widespread corals of very different colony growth forms (M. flabellata and M. cf. turgescens). These previous results could result from a lack of resolution due to a limited number of markers, compositional heterogeneity or reflect biological processes such as incomplete lineage sorting (ILS) or introgression. Results All 13 mitochondrial protein-coding genes from 55 scleractinians (14 lineages from this study) were used to evaluate if a recent origin of the M. dilatata species complex or rate heterogeneity could be compromising phylogenetic inference. Rate heterogeneity detected in the mitochondrial data set seems to have no significant impacts on the phylogenies but clearly affects age estimates. Dating analyses show different estimations for the speciation of M. dilatata species complex depending on whether taking compositional heterogeneity into account (0.8 [0.05–2.6] Myr) or assuming rate homogeneity (0.4 [0.14–0.75] Myr). Genomic data also provided evidence of introgression among all analysed samples of the complex. RADseq data indicated that M. capitata colour morphs may have a genetic basis. Conclusions Despite the volume of data (over 60,000 SNPs), phylogenetic relationships within the M. dilatata species complex remain unresolved most likely due to a recent origin and ongoing introgression. Species delimitation with genomic data is not concordant with the current taxonomy, which does not reflect the true diversity of this group. Nominal species within the complex are either undergoing a speciation process or represent ecomorphs exhibiting phenotypic polymorphisms.