Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-15"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Cinema e educação: que relação na era da Internet?Publication . Soares, Ana Isabel; Cardoso, Teresa; Pinto, JoãoO presente artigo aborda a relação entre o cinema e a educação, perspetivando nomeadamente contributos do cinema para as aprendizagens na atual sociedade. Analisamos como o cinema se tem cruzado com a pedagogia educacional e os novos caminhos para a sua integração nos contextos educativos de acordo com os mais recentes paradigmas do ensino e das aprendizagens ao longo da vida. Ao expormos a relação do cinema com a educação no contexto dos estilos de vida digitais da atual sociedade, tendo em conta os fenómenos da transmedia e da convergência mediática, concluímos que na sociedade contemporânea o cinema continua a ter um grande potencial pedagógico, uma vez que é fácil compreender informações através dos estímulos audiovisuais, mas também porque este tipo de conteúdos assume uma importância crescente e transversal aos vários media e plataformas digitais.
- Ciclo urbano da água e economia circular à escala global: uma análise estatística e estudos de casoPublication . Balata, Edson Elídio; Silva, Manuela Moreira; Pinto, HugoMais de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças diarreicas no mundo. A falta de higiene e a ingestão de água contaminada são responsáveis por quase 90% destas mortes que afetam principalmente crianças. O impacto económico de não se investir em água potável e em saneamento custa 4.3% do PIB da Africa subsaariana. O Banco Mundial estima que 6.4% do PIB da Índia é perdido com despesas associadas ao impacto de saneamento inadequado. Cerca de 2.2 mil milhões de pessoas vivem abaixo do limiar de pobreza, com 2 dólares americanos por dia. O desemprego mundial aumentou de 170 milhões de pessoas em 2007 para quase 202 milhões em 2012, dos quais cerca de 75 milhões são mulheres ou jovens. Globalmente 470 milhões de postos de trabalho são necessários entre 2016 e 2030. Sendo que, o desemprego afeta diretamente o PIB nacional. E, o PIB per capita influencia significativamente o Índice de Desenvolvimento Humano. Por estas razões é crucial compreender a utilização da água do ponto de vista global. Oferecendo uma perspetiva a partir da relevância da gestão do ciclo urbano da água e da economia circular, esta dissertação utiliza informação de fontes oficiais para criar um retrato global, ligando a temática da água com a do desenvolvimento. Dados sobre o ciclo urbano da água, economia e sociedade em 196 países foram analisados estatisticamente. É efetuada uma análise fatorial que define 5 dimensões latentes essenciais neste domínio. Com base nos fatores encontrados, os países foram agrupados em 6 grupos para clarificar as conexões entre as condições de utilização da água e o desenvolvimento socioeconómico. O primeiro cluster com 56 países denominado de países com baixo acesso a serviços básicos e muita baixa qualidade de vida; o segundo cluster com 90 países denominado de países com elevado acesso aos serviços básicos e baixa qualidade de vida; o terceiro cluster com 29 países denominado de países com elevado acesso a serviços básicos e elevada qualidade de vida; o quarto cluster com 16 países denominado de países com elevado acesso a serviços básicos e baixa qualidade de vida; o quinto cluster com 3 países denominado de países com elevado acesso a serviços básicos e elevada qualidade de vida; e, o sexto cluster com 2 países denominado de países com elevado acesso a serviços básicos e baixa qualidade de vida. São apresentados alguns estudos de caso, que ilustram os grupos de países identificados, e que permitem sublinhar restrições e avanços na economia circular e gestão do ciclo urbano da água nestes países.
- Estudo comparativo e diferencial dos genes Mob: os interactuantes proteicos e expressão transcricional em contextos de normalidade e tumoraisPublication . Resende, Ricardo Jerónimo Assenhas Sutil; Tavares, Álvaro Augusto Marques; Florindo, CláudiaTendo-se manifestado de grande importância para o conhecimento de todos nós que a família dos Mob consiste num grupo genealógico de proteínas com um alto grau de identidade e de conservação entre as suas sequências de aminoácidos dentro dos seus subgrupos e que foram se especializando muito mais em eucariontes durante a longevidade dos eventos de duplicação génica e de especiação que os separaram dos organismos procariontes. Tais eventos nos revelaram que uma função comum a todas elas e simplista que é a da interação com domínios moleculares de proteínas tanto da mesma família como de diferentes famílias, poder potencializar, ou não, diferentes funções dependentemente do seu alvo que é diferenciado dos demais estabelecendo assim um elo molecular com o mesmo graças às interações eletrostáticas que incluem as pontes de Hidrogénio e de Van der Waals em vias celulares como a Hippo, MEN, SIN e em muitas outras interligadas com processos associados ao contexto tumoral de extrema importância o que suscitou em mim fortes certezas de que esta intrigante parceria das proteínas Mob com diversos alvos que, aparentemente, demonstra ser relevante num ambiente químico com grande dinamismo intermolecular e intramolecular, nos informe mais a respeito do seu grau de dependência tecidual e da sua utilidade, sugerindo uma atividade de supressão tumoral ou de oncogenicidade. Neste estudo, recorri à base de dados do Human Protein Atlas que indicou para os diferentes Mobs em quatro fontes diferentes (HPA, GTEx, FANTOM5 e TCGA) uma estimativa estatística evidente na taxa de variação de expressão de mRNA traduzido em cDNA nos diferentes tecidos do corpo humano, sugerindo diferentes graus de dependência para com os diferentes Mobs em contexto normal e em casos tumorais. Também não foi de excluir o testemunho e o registo do alto grau de promiscuidade e multifuncional de cada proteína Mob para com diversos alvos de diferentes vias celulares onde cada elo está subentendido e avaliado por um score que expressa um nível de confiança estipulado pela base de dados do STRING e que estão tabelados na secção 6. RESULTADOS, apontando para uma categoria tumoral multifacetada e não apenas de supressão tumoral. No fim, opto pelo ato sugestivo de aconselhar experimentos que poderão salientar mais as diferenças que circunscrevem estas proteínas.
- Metais e sistema hepático: efeitos adversos e potencialidades em diagnóstico e terapêuticaPublication . Oliveira, Iara Fernandes; Lourenço, J. P.O fígado é considerado um órgão de extrema importância no nosso organismo por todas as funções que desempenha, como a metabolização e excreção dos fármacos e metais. Assim sendo é muito importante conhecer como e em que condições os metais podem provocar hepatoxicidade, seja pelo desequilíbrio da quantidade dos metais normalmente presentes no organismo, seja pela administração de metais incorporados em fármacos para diagnóstico ou tratamento. No caso da deficiência de metais com influência sobre o fígado, refere-se a anemia ferropénica por deficiência em Fe e a síndrome de Menkes por deficiência em Cu. Em excesso, a hemocromatose causada pelo Fe e a cirrose indiana infantil e a doença de Wilson provocadas pelo Cu. O reestablecimento do equilíbrio nestes casos é obtido através da administração dos metais em falta ou da quelatação com posterior remoção, consoante o caso. Os metais têm um papel importante quer na imagiologia do fígado quer como potenciais agentes terapêuticos do carcinoma hepatocelular. Na imagiologia do fígado, são utilizados na ressonância magnética nuclear e na tomografia computadorizada por emissão de fotão único, e devem permitir a análise sem que exista acumulação que pode levar a efeitos secundários indesejados. Na terapêutica, diversos metais (na forma de nanopartículas) têm demonstrado potencial no tratamento de um dos cancros mais severos, considerado em 2000 a terceira causa de morte por cancro. Neste âmbito, o presente trabalho centrou-se na análise bibliográfica da influência de metais, em particular de metais de transição, no fígado. Inclui a abordagem de patologias devido a excesso ou deficiência de metais específicos e em que o fígado tem um papel importante e o uso de fármacos com base em metais de transição, quer com ação terapêutica quer de diagnóstico, direcionados a este órgão.