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- Síntese e propriedades de sacarinatos com aplicação em química terapêuticaPublication . Jesus, Bruno Miguel Fernandes de; Cristiano, Maria Lurdes SantosA sacarina, 3-oxo-1,2-benzisotiazole-1,1-dióxido, é usada como edulcorante desde 1887. Vários estudos associam a estabilidade térmica e fotoquímica do sistema benzisotiazolílico e as propriedades deste sistema em química de coordenação com o potencial da sacarina e sacarinatos para aplicações em química terapêutica. A síntese e otimização estrutural de ligandos multidentados baseados em sacarinatos é enriquecida pela possibilidade de o sistema benzisotiazolílico poder ligar-se a outros heterociclos, através de grupos funcionais selecionados, recorrendo a estratégias de síntese convergente. Com a evidência de que a progressão tumoral requer uma maior concentração de cobre (II) do que a presente em tecidos normais, a capacidade quelante seletiva para o cobre (II) de conjugados multidentados baseados em sacarinatos, associada à toxicidade negligenciável dos ligandos quando testados em linhagens celulares tumorais, suscitou especial interesse. Ademais ao contrário dos ligandos, os correspondentes complexos de cobre (II) exibiram elevadas citoxicidades elevadas. No âmbito do trabalho descrito nesta dissertação, pretendeu-se ampliar a biblioteca de sacarinatos com as características acima descritas e aprofundar o conhecimento das propriedades de cada uma das moléculas, com o objetivo de explorar potenciais aplicações farmacológicas. É reportada a síntese de conjugados tetrazole-sacarinato e tiadiazole-sacarinato, a avaliação espetrofotométrica in vitro da capacidade dos ligandos multidentados para coordenação com metais de transição, através da utilização de indicadores de quelação seletiva que produzem complexos coloridos, e das suas propriedades antioxidantes, recorrendo aos métodos de atividade de eliminação radicalar e do poder antioxidante férrico. Os sacarinatos testados evidenciaram elevada eficácia e seletividade como quelantes de cobre (II), em detrimento de ferro (II) e cálcio (II). Os resultados mostram também que as estruturas dos ligandos TSMT e MTSB são favoráveis à atividade de eliminação radicalar para DPPH, ABTS e NO. O trabalho descrito foi realizado no CCMar, com apoio dos projetos UID/Multi/04326/2019 (Centre of Marine Sciences - CCMAR) e PTDC/EEI-AUT/5442/2014, INNOVATE.
- Desenvolvimento da consciência fonológica em contexto de jardim de infância - aprender a rimar é possível a brincarPublication . Costa, Cláudia Patrícia de Bernardo Ferreira da; Fonseca, Olga Maria Costa daO presente relatório de investigação surgiu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e intitula-se Desenvolvimento da consciência fonológica em contexto de Jardim de Infância - Aprender a rimar é possível a brincar. O estudo foi realizado num Estabelecimento de Ensino Particular, em Faro, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Em contexto de jardim de infância, durante a prática, verificámos que uma das necessidades do grupo era desenvolver a consciência fonológica. A educadora sugeriu que realizássemos um espaço de partilha de lengalengas e trava-línguas. Nestes textos, verificámos algo em comum: as rimas. As rimas para além de serem muito apelativas para as crianças, contribuem para o desenvolvimento da consciência fonológica. Neste sentido, colocámos as seguintes questões: Será que um grupo de 4/5 anos consegue identificar rimas? Será possível estimular a sensibilidade à rima? Os objetivos do presente estudo são: avaliar a capacidade de identificação de rimas por parte de crianças com 4/5 anos; colocar as crianças em contacto com situações de rima, através de materiais diversos: lengalengas, histórias, canções e jogos; produzir e aplicar jogos didáticos que utilizem as rimas e avaliar o impacto dos vários materiais ao nível da noção de rima. A metodologia utilizada na investigação assume uma natureza mista, pois a investigação apresenta um estudo interpretativo e descritivo (método qualitativo), mas, concomitantemente, também apresenta um lado concreto e objetivo (método quantitativo). A recolha de dados incidiu nos seguintes instrumentos: observação participante; notas de campo; documentação e baterias de avaliação. Os resultados demonstram que as crianças desenvolveram a noção de rima, depois de realizar as atividades propostas.
- Habitat preference and behavioural ecology of bobtail squids (Sepiolidae)Publication . Drerup, Christian; Sykes, António V.; Ruskin, AngliaBobtail squids (Sepiolidae, Cephalopoda) have recently become popular in scientific studies as model organisms due to their symbiotic relationship with light producing bacteria. However, the overall knowledge on the behaviour of sepiolids is based on observations on just a few of the roughly 70 extant species and must still be considered as sparsely. As understanding their behavioural ecology is vital for establishing a good welfare when holding sepiolids in captivity, the present thesis aimed at improving the knowledge on the ecology of these cephalopods. In a first study, several behavioural aspects of the so far less-investigated bobtail squid species Sepiola parva were analysed, showing that the behavioural ecology of this sepiolid greatly resembled the observations reported for other bobtail squids. Furthermore, this study did not only present the first detailed information for sepiolids about activity and time budgets as well as the positioning towards the prey and the tentacle speed during hunting events; it also provided the first evidence for the ability to adhere a ‘sand coat’ in the genus Sepiola and the use of ‘ink ropes’ for sepiolids in general. In a subsequent study, the burying behaviour of Sepiola sp. was analysed with regards to the effect of different sediment types. It was shown that the mean grain size played a major role in both the duration and the number of body movements (funnel jets/ arm sweeps) in different burying characteristics. While the latency until the start of burying, the duration and number of funnel jets of phase 1 and the total burying duration was the shortest/lowest on medium grained sediment samples and correspondingly extended on finer and coarser sediment samples, the duration of phase 2 and the number of arm sweeps within phase 2 was the longest/highest on coarser sediment and decreased the finer the sediment was.
- O Desenvolvimento emocional e a prática de relaxamento com um grupo de 3 AnosPublication . Ribeiros, Ana Catarina Baptista; Borges, Maria LeonorO presente estudo foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo de 2018/2019, num jardim de infância (JI) de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, no concelho de Faro. Ao longo da prática foram observados diversos comportamentos por parte do grupo que despertaram à atenção, como: dificuldades a nível da concentração e da atenção, em cooperar, em aceitar a separação dos seus familiares, na interação e ajuda aos colegas. Da identificação destes comportamentos surgiu o interesse em compreender se as atividades de relaxamento podiam contribuir para a diminuição destes comportamentos das crianças. Com este objetivo desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação direta e participativa, registo fotográfico e de vídeo, notas de campo e entrevista semiestruturada. O estudo decorreu com um grupo de 26 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, com as sessões de relaxamento a decorrerem de outubro a janeiro, num total de 5 sessões. Os resultados do estudo indiciam que o grupo de crianças evidenciou melhorias nos seus comportamentos revelando maior controlo das suas emoções, do nível de atenção e concentração nas atividades, nas relações positivas entre elas e no bem-estar do grupo. Estes resultados apontam para a importância da atividade de relaxamento, em contexto de jardim de infância, como uma prática positiva para o desenvolvimento emocional da criança e no controlo das suas emoções primárias.
- Reações de Hetero-Diels-Alder na síntese de pirroles, di(pirrolil)metanos e di(indolil)metanos e investigação da respetiva atividade quelantePublication . Albano, Nádia Alexandra Azevedo; Lemos, Américo; Barreira, LuísaO cobre, o ferro e o cálcio são elementos essenciais em diversos processos e funções fisiológicas, dos quais são exemplo o metabolismo energético, crescimento celular e defesa do organismo, entre outras. Quando a homeostase destes fica comprometida, ocorre uma acumulação de metais no nosso organismo que podem atingir níveis tóxicos, isto porque levam à formação de espécies reativas de oxigénio (ROS) através de reações de Fenton e, consequentemente, originam stress oxidativo. O stress oxidativo, por sua vez, é responsável por fenómenos de disfunção celular, apoptose e/ou necrose devido a danos provocados ao nível do ADN, membranas plasmáticas e enzimas. Estudos recentes afirmam que o stress oxidativo constitui uma base etiológica de doenças do foro neurológico como é o caso da doença de Alzheimer e de Parkinson, isto porque o stress oxidativo ao nível dos neurónios leva à sua degeneração. Dipirrometanos e bis(indolil)metanos portadores das funcionalidades hidroxi-imino e hidrazono no carbono metilénico, demonstraram possuir propriedades anti-inflamatórias, antiproliferativa e anticancerígenas. No entanto, não existiam referências na literatura, a estudos relativos à investigação ou avaliação da atividade quelante e antioxidante, quer de di(pirrolil)metanos, de bis(indolil)metanos ou de pirroles portadores de grupos funcionais hidroxi-imino ou hidrazono. Neste contexto, este estudo foi conduzido nesse sentido revelando que dos compostos que preparámos, dois deles, NA8 e NA9 demonstraram ser possuidores de atividade antioxidante considerável. Relativamente à atividade quelante, os compostos NA7, NA8 e NA9 necessitarão de trabalho de optimização/modelação para que eventualmente possam exibir atividade quelante mais relevante para o Cu2+ e Ca2+. Infelizmente para o Fe2+, não obtivemos nenhum composto com atividade significativa.