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- Crianças à descoberta! - Em que modalidade educativa queremos brincar e aprender?Publication . Rodrigues, Daniela Filipa Cabrita; Coelho, Ana CristinaO trabalho descrito neste relatório intitula-se Crianças à descoberta! Em que modalidade educativa queremos brincar e aprender? tendo sido desenvolvido numa instituição de educação pré-escolar do concelho de Faro, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O projeto tinha como principal objetivo a construção de estratégias para identificar as preferências das crianças quanto ao o que brincar/descobrir relacionado com um determinado assunto e quanto ao onde brincar/descobrir esse mesmo assunto. As atividades dirigidas para o que brincar foram o reconto de uma história, a exploração de figuras geométricas e a observação da romã. Os ambientes/contextos escolhidos para onde brincar foram na sala de atividades, no tablet e no jardim. As crianças realizaram 9 atividades, ou seja, 3 temáticas vs 3 contextos/ambientes. Participaram 18 crianças no estudo, com idades entre os 3 e os 5 anos, escolhidas por conveniência, tendo-se adotado uma metodologia de investigação qualitativa com intervenção educativa. Questionadas inicialmente quanto às atividades que queriam realizar, as crianças selecionaram pela seguinte ordem de prioridades: jogar com figuras geométricas no tablet; fazer a atividade de observação da romã na sala de atividades; ouvir uma história no jardim. Após a realização das atividades, as crianças foram consultadas novamente e foram unânimes na seleção de quererem brincar com recurso ao tablet em qualquer uma das temáticas. A principal conclusão que retiramos deste trabalho é que as crianças estão muito entusiasmadas com as novas tecnologias e que estas constituem uma verdadeira atração. Também se pode inferir que a seleção pelas atividades do tablet se deva ao facto destas se realizarem com pouca frequência no jardim de infância e de as crianças estarem a querer passar a mensagem de que querem mais atividades com novas tecnologias neste contexto. A mensagem das crianças parece ter sido: Gostamos de todas as atividades, queremos fazer muitas e queremos fazer mais com novas tecnologias.
- O cão de ajuda social em contexto de educação pré-escolarPublication . Carvalhal, Andreia Filipa Vasques; Gonçalves, Carla Dionísio; Luísa, CláudiaO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta investigação surgiu a propósito de um tema que se reveste de grande importância - o Cão de Ajuda Social em contexto de educação pré-escolar. Este estudo realizou-se, com um grupo heterogéneo de crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, numa instituição de cariz pré-escolar do concelho de Albufeira. Apesar de o número de crianças pertencente à sala de atividades onde esta investigação foi realizada ser vinte e quatro, apenas dezanove participaram neste estudo. O principal propósito deste estudo foi perceber se os cães de ajuda social são uma mais-valia para o desenvolvimento de competências socioemocionais nas crianças em contexto pré-escolar. De modo a dar resposta à questão de investigação proposta e aos objetivos delineados para este estudo, optou-se por uma metodologia de cariz qualitativa e interpretativa, tendo sido realizadas diversas recolhas de dados essenciais para análise e respetiva avaliação. Assim, os dados foram recolhidos através da observação direta, recorrendo-se, para tal, a vídeo gravação e a inquéritos por questionário e por entrevista. No que diz respeito à intervenção educativa foram delineadas quatro atividades: a primeira a caixa mistério e a segunda a leitura da história “Uma amiga especial”, da autoria da investigadora. Com um intervalo de três semanas, ambas as atividades foram repetidas, na presença do Cão de Ajuda Social, totalizando, assim, quatro atividades. Como principais resultados constatou-se que, após a observação inicial do grupo de crianças interveniente neste estudo, a maioria não tinha hábitos de partilha, sendo notória alguma falta de concentração e também de relações afetivas. Após a intervenção pedagógica, verificou-se que o Cão de Ajuda Social poderá ser um auxílio para o desenvolvimento de competências, não só socioemocionais, como comportamentais nas crianças em contexto pré-escolar.
- Sparus aurata escapes from offshore fish farms around MadeiraPublication . Müller, Johannes; Andrade, Carlos; Gonçalves, J. M. S.In Madeira, an archipelago situated in the North Eastern Atlantic, Sparus aurata was recorded in the wild shortly after the introduction of this species to offshore farming facilities in 1997. In this study, oceanographic and maintenance data of fish farms from Madeira was gathered to evaluate the most relevant factors behind the escapes of Sparus aurata. The community of fish associated with the farming facilities was analysed with the help of an underwater camera-system. Also, previously escaped specimens of S. aurata were caught in the wild, followed by stomach content analysis. Archive data from regular inspection dives from the Calheta offshore fish farm was analysed with corresponding data on sea conditions. Results point towards the relevance of extreme weather and sea conditions and related structural failure for fish escapes; a significant correlation was found between wave height and the amount of recorded net-damage at the fish farming facilities. However, certain damage was unlikely caused by structural failure and may be the result of predator attack or other causes. Notwithstanding the above, the abundance of top carnivorous species (e.g. Seriola spp., Pomatomus saltatrix and Spyraena viridensis) appeared to be low and an analysis of underwater footage revealed, that the most abundant species around the farm were Trachinotus ovatus and Sardinella maderensis. An examination of 38 escapee seabream caught in the harbour of Calheta indicated, that S. aurata preferably feed on fish and the diet appears to differ substantially from conspecifics within the native distribution range. All sampled animals were considered sexually immature, not providing evidence for the existence of a self-sustaining population of S. aurata in the wild. Future research is necessary to fully comprehend all relevant factors involved in the escapes of S. aurata from Madeiran fish farms and to further assess possible impacts of the species on the local ecosystem.
- Improvement of gracilaria sp.efficiency as ingredient in European seabass dietsPublication . Ribeiro, Catarina Baptista; Varela, J.; Batista, SóniaThe aim of this study was to evaluate the effect of Gracilaria gracilis inclusion in European seabass (Dicentrarchus labrax) diets and to analyse if the application of technological processes and additives in these diets can enhance their benefits to fish. The fish parameters evaluated were growth performance, feed efficiency, body composition, apparent digestibility of nutrients, innate immune response, and intestinal morphology. Six experimental diets were formulated to be isoproteic (53.4% Dry matter), isolipidic (14.6% Dry matter) and isoenergetic (22.3 kJg-1 Dry matter). A commercial-based diet was used as control diet (CTRL) and compared to other five diets with 8% inclusion of G. gracilis, namely: entire G. gracilis (GRA), after physically process (PHY), supplemented with 0.02% of phytogenic compounds (PFA), 2.5% of oligo-alginates (OLIGO), or 0.08% of nucleotides (NUCL). Dietary treatments had no effect on growth performance, voluntary feed intake, feed conversion ratio, protein efficiency, and final whole body composition. There was a decrease of muscle dry matter with the inclusion of phytogenic compounds and oligo-alginates comparing with the CTRL group. Dietary treatments with entire G. gracilis, phytogenic compounds and oligo-alginates had decreased the hepatosomatic index comparing to the CTRL group. The physical process of G. gracilis improved the apparent digestibility coefficient and nutrient balance of diets with G. gracilis inclusion. Furthermore, the oligo-alginates and nucleotides increased the protein digestibility of these algae. The physical process and oligo-alginate increased the nitrogen gain and decreased the nitrogen faecal losses. In relation to phosphorus digestibility, there was only a significantly decrease in fish fed with NUCL, which was not reflected in phosphorus faecal losses. The innate immune system was not affected by the dietary seaweed treatments. There was a decrease of villus width in anterior intestine with GRA diet, which was improved by physical process (Patent WO/2019/171293), oligo-alginates and nucleotides. There was a positive correlation between villus width and the protein and energy digestibility. Our findings suggest that physical process can improve the digestibility and nutrient absorption of diets with 8% G. gracilis without compromise growth performance, immune response and intestinal health. In addition, oligo-alginates and nucleotides could also improve G. gracilis application with advantages on protein digestibility and intestinal health.