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- A gestão de recursos humanos no VILA VITA Parc Resort & Spa - Human resources management at VILA VITA Parc Resort & SpaPublication . Peixoto, Rita da Cruz Pinheiro; Ramos, Célia M. Q.; Monteiro, Ileana PardalSão inúmeras as mudanças descendentes do aparecimento e crescimento das novas tecnologias. Com o aumento da competitividade entre as organizações e da constante procura pelo pódio, torna-se fulcral a modernização e aceitação do mundo tecnológico e digital nas mais variadas empresas. O mercado torna-se cada vez mais exigente e inconstante e, desta forma, as empresas devem criar mecanismos para satisfazer e superar as necessidades do seu público-alvo para não o perderem para os seus concorrentes. Existem diversas organizações a comercializar produtos e/ou serviços similares sem que exista uma grande diferença entre os mesmos, é exatamente nesse ponto que entra a gestão de pessoas. O que diferencia um hotel de cinco estrelas de outro? É o seu capital humano. São os colaboradores que exercem as suas funções de forma exemplar. Assim, os colaboradores deixaram de ser vistos como meros recursos necessários para a execução de uma tarefa, para se tornarem uma verdadeira chave diferenciadora de vantagem competitiva. É necessário ter colaboradores satisfeitos, motivados e reconhecidos pelo seu trabalho, para que estes passem essa mesma imagem para os clientes. O Departamento de Recursos Humanos é algo fundamental para a maior parte das empresas e, muitas vezes, é o que dita o crescimento de uma organização. Para o bom funcionamento deste departamento é extremamente importante que haja uma comunicação clara entre todas as áreas da empresa, para que sejam compreendidos os objetivos e metas a atingir assim como, sejam adotados Sistemas de Informação que apoiem as tomadas de decisão e processos inerentes. É necessário que o Departamento de Recursos Humanos saiba o que a empresa procura e qual o perfil de colaborador ideal para a mesma, para o conseguir encontrar e reter. Torna-se fulcral que haja uma total coerência entre a missão da empresa e o seu Departamento de Recursos Humanos e, é de extrema importância que os técnicos de recursos humanos transmitam os verdadeiros valores da empresa em todos os processos de recrutamento para que consigam cativar o candidato ideal. A escolha dos meios de divulgação da vaga, o processo de recrutamento, seleção, acolhimento e integração devem transmitir a verdadeira essência da empresa empregadora, para que os potenciais candidatos possam compreender se se revêm na mesma.
- A relação entre o capital psicológico positivo e o bem-estar: o papel mediador das atitudes laboraisPublication . Silva, Paula Cristina Ribeiro da; Viseu, João Nuno RibeiroEste estudo pretendeu averiguar a relação entre os recursos psicológicos positivos dos indivíduos e o seu bem-estar ocupacional, aferido através do conceito de engagement no trabalho. Além disso, procurou-se, igualmente, testar de que forma as atitudes laborais, satisfação no trabalho e commitment afetivo, medeiam a relação supracitada. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 168 colaboradores (56% do sexo feminino e 44% do sexo masculino) do setor hoteleiro da região do Algarve. Este setor teve um crescimento significativo ao longo dos últimos anos, especialmente devido ao aumento do número de turistas que visita Portugal e, consequentemente, o Algarve. Para concretização desta investigação recorreu-se a uma metodologia quantitativa, utilizando-se um protocolo de investigação constituído por quatro instrumentos de autorresposta destinados a avaliar: (a) o capital psicológico positivo (PsyCap), (b) a satisfação no trabalho, (c) o commitment afetivo e (d) o engagement no trabalho. Foi também aplicado um questionário sociodemográfico. Os resultados obtidos permitiram perceber que o modelo ajustado explica 57.1% da variância do engagement no trabalho. Por outro lado, observou-se que a satisfação no trabalho mediou, de modo parcial, a associação entre o PsyCap e o engagement no trabalho. Estes dados podem ter influência ao nível da gestão de recursos humanos, uma vez que indicam às organizações, neste caso aos hotéis da região do Algarve e aos seus gestores, que uma aposta nos recursos psicológicos dos colaboradores, além de promover atitudes e comportamentos laborais desejáveis e de fomentar o bem-estar, também poderá ser útil para melhorar a experiência turística vivenciada (e.g., quanto à satisfação com o serviço prestado), o que poderá ter uma influência positiva no bottom-line das instituições hoteleiras.