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- Subsídios para o arquivo do Romanceiro no BrasilPublication . Belmonte, Bruno de Carvalho; Boto, SandraO Romanceiro Ibérico tem sido alvo de uma bateria infindável de estudos acadêmicos. Contudo, continua a carecer de um esforço de organização e de classificação dos temas que fazem parte da memória cultural brasileira. A partir disto, a proposta deste trabalho é aliar um levantamento bibliográfico o mais completo possível do Romanceiro Ibérico recolhido e publicado no Brasil com uma análise histórico-social, visando traçar possíveis relações que elucidem os elementos que permeiam essa expressão neste país. Posteriormente, propomos agregar os estudos do Romanceiro brasileiro numa só plataforma, e, ao mesmo tempo, alçá-los no domínio das Humanidades Digitais, aplicando-lhe ferramentas que facilitem o acesso, a análise, a sistematização e o inventário deste arquivo e a sua integração no universo do Romanceiro em Língua Portuguesa. O objetivo final do presente projeto é, pois, partindo do trabalho prévio enunciado, lançar os primeiros subsídios de uma base de dados digital em livre acesso, integrada no modelo já existente do Arquivo do Romanceiro em Língua Portuguesa, na plataforma Romanceiro.pt.
- Impressões Digitais - Pequenos Cientistas em CasaPublication . equipa CCVAlg
- A formulação de uma estratégia para o atendimento do cliente presencial de um arquivo distrital públicoPublication . Lourenço, Paulo César Mariz Pedras; Ferreira, Eugénia Maria Dores Maia; Almeida, Nicolau MiguelOs arquivos distritais desempenham um papel relevante na economia, seja na salvaguarda e difusão de património, seja na certificação. Embora existam alguns estudos sobre utilizadores de arquivos, existe uma lacuna quando se trata de abordar o relacionamento com o utilizador focando o seu comportamento e valor gerado, isto é, quando se trata de realizar o exercício de “transformar” o utilizador num cliente, tal como preconizam Koontz e Mon (2014) ao defender que se deve considerar o utilizador um cliente e passar a trata-lo como tal, centrando o foco da organização na resposta aos seus interesses e necessidades. Na linha de Koontz e Mon (2014), o objetivo desta investigação inovadora consiste em olhar para o utilizador presencial de arquivo sob uma perspetiva empresarial, olhar para ele como um cliente, segmentá-lo com base no seu comportamento e valor e caracterizá-lo, de forma a gerar conhecimento mobilizável para a formulação de uma estratégia de atendimento presencial centrada no mesmo. O design de investigação estrutura-se na linha de um estudo exploratório. Realizou-se uma análise estratégica. Construiu-se uma BD com informação sobre dois anos de interações com clientes. Realizaram-se dois exercícios de segmentação com recurso a técnicas de análise diferentes, a técnica de análise RFM (Hughes, 2012) e a técnica de análise MVC (Matriz de Valor do Cliente) (Marcus, 1998). Caracterizaram-se os segmentos e, com base na informação gerada, formulou-se uma estratégia e ações para o atendimento presencial do Arquivo Distrital de Faro (ADFAR). Os resultados revelam que os clientes mais frequentes apresentam também a maior rendibilidade por cliente, sendo que cerca de 4% dos clientes são os mais assíduos e rentáveis, enquanto cerca de 50% apenas realizaram uma consulta e apresentam baixa rendibilidade. A partir das estratégias alternativas, emergentes da análise TOWS, foram formuladas ações estratégicas por segmento, de forma a prosseguir os objetivos estabelecidos para o atendimento presencial do ADFAR. Os resultados da investigação produzem conhecimento passível de ser utilizado pelos decisores, quer em iniciativas de marketing, quer em decisões estratégicas.
