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- Cuidar dos animais e da natureza - estratégias de sensibilização na educação pré-escolarPublication . Ponte, Érica Simões; Coelho, Ana Cristina; Gonçalves, Carla DionísioO relatório intitulado Cuidar dos Animais e da Natureza: Estratégias de Sensibilização na Educação Pré-Escolar foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O tema aborda a importância de uma prática fundamentada no desenvolvimento de conceitos relacionados com o bem-estar dos animais, num formato de aprendizagem ativa. No projeto investigativo seguiu-se uma metodologia qualitativa de investigação na ação, suportada por atividades de intervenção pedagógica, questionários, entrevistas e observação direta. Participaram 17 crianças de uma instituição de Educação Pré-escolar com 3 e 4 anos e idade. No projeto questionava-se se a consciencialização e sensibilização para com o bem-estar dos animais, integrada num modelo de educação ética ambiental e animal, era importante para o desenvolvimento de uma interação saudável entre crianças e animais. As estratégias seguidas integraram a realização de várias atividades de intervenção pedagógica, de entre as quais, se destaca, a adoção e manutenção de um peixe Betta, habitante de um aquário mantido em permanência na sala de atividades; a visita de três animais de espécies diferentes, um coelho, um pato e duas salamandras Axolotl; a ação de voluntariado para ajudar uma organização que cuida de animais. A escolha do peixe mostrou-se apropriada, porque as crianças, ao participar nas tarefas de manutenção do animal no aquário, aprenderam conceitos relacionados com as características biológicas do peixe e também com as características físicas e químicas do ambiente em que habitava, reconhecendo como pode ser nociva a poluição para o seu bem-estar. Na visita dos animais, as crianças tiveram oportunidade de tocar num animal com o corpo coberto de penas, ou coberto de pelos ou de pele. Com exceção de 3 crianças, todas ousaram, em algum momento, dar de comer aos animais, tocar, trocar afetos, tendo estas manifestações sido acompanhadas de sentimentos sempre positivos no caso do coelho e do pato, e de algum receio ou repugnância no caso das salamandras. A ação de voluntariado deu oportunidade às crianças de viverem um problema real e de contribuírem para a sua solução. Neste projeto, os participantes desenvolveram múltiplas competências que cruzam todas as áreas de conteúdo previstas nas OCEPE. As crianças desenvolveram a autonomia, a empatia e responsabilidade, a comunicação, o sentimento de partilha, o conhecimento nas áreas de conteúdo, o respeito, entre muitas outras competências.
- Perceção das emoções em contexto pré-escolar da fotografia à ilustração do livroPublication . Canhestro, Sílvia Cristina Lameira; Fonseca, Olga Maria Costa daO presente relatório de investigação, intitulado “Perceção das emoções em contexto pré-escolar: Da Fotografia à ilustração do livro”, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo tem como principais objetivos: identificar as emoções que as crianças são capazes de nomear; analisar as relações que as crianças estabelecem entre fotografias de rosto humano e emoções; analisar as relações que as crianças estabelecem entre emojis e emoções; e, por fim, avaliar a capacidade das crianças para associar emoções a ilustrações de um livro. Relativamente à metodologia utilizada, importa referir que os dados foram alvo de uma análise qualitativa, mas também quantitativa, quando necessário. Privilegiei uma análise qualitativa, visto ser presencial e, embora o resultado seja importante, interessa mais todo o processo em si. No que respeita à análise quantitativa, esta permite dar uma maior visibilidade aos resultados. Ao longo da PES, foi desenvolvido um conjunto de propostas de situação de aprendizagem de forma a obter os resultados pretendidos. Estas propostas desenvolveram-se com toda a equipa presente na sala: a educadora cooperante, a auxiliar e, principalmente, o grupo de crianças. Para obter os resultados, foi construído um registo de avaliação de associação e este foi preenchido através de uma entrevista estruturada a cada criança. Após cada atividade, foram construídas tabelas com todos os dados, nomeadamente o número de crianças, a idade, o sexo e as diferentes emoções. Realizaram-se duas entrevistas por escrito a duas educadoras, a fim de se compreender a posição destas, a respeito da temática em causa.