Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-27"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A python based system to manage simulations of coastal operational modelsPublication . Mendonça, Fernando Mendes Coimbra de; Martins, Flávio Augusto Bastos da Cruz; Janeiro, JoãoOperational oceanography is understood as the constant endeavor of observing seas and oceans, collecting, interpreting and disseminating the measured data, in order to design methods for analyzing behavior and predicting future conditions. Consequently, ocean modelling is one of the most important activities developed within this context, as it helps to understand the aspects and phenomena of those ecosystems. In this scenario, the goal of this work is to build a simulation management system, programmed in the Python language, for coastal hydrodynamic models made in MOHID modelling system environment. MOHID is a three-dimensional model with numerical tools to solve governing equations that describe the fluid flow and to reproduce several processes of the marine environment. Python allows the rapid creation of sophisticated algorithms for all types of tasks, having the necessary resources to perform the most essential function in simulation management: the control of the inputs and outputs of a model. The management system used SOMA as the application example. SOMA is the operational validated high resolution hydrodynamic model of the Algarve coast based on MOHID. In this setup it is necessary to manage two distinct simulation cycles: the daily runs or forecast simulations, and weekly runs, which initialize the model for a new week cycle. The main body of the program was divided into two basic layers, one to process the corresponding forcing data and other to manage the simulations. The algorithm was designed to work with a predetermined generic structure of folders and file nomenclature. MOHID’s keyword feature was also adopted to specify the parameters to configure the tool. SOMA has become the first model to be controlled by the tool and still keeps its forecast cycles active, nevertheless, due to its generic feature, the simulation management system presented in this work is prepared to manage any other MOHID based model in operational mode.
- Desenvolvimento e caracterização de uma embalagem ativa com incorporação de Salicornia ramosíssima: testes de biodegradação e de libertação controladaPublication . Pereira, Daniela Guerreiro de Macedo; Cruz, R. M. S.O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma embalagem ativa e biodegradável à base de pectina com incorporação de Salicornia ramosissima para a conservação de alimentos. Foram analisados diferentes parâmetros físico-mecânicos do filme desenvolvido assim como a sua capacidade de biodegradação em terra e em água do mar. Foi realizado também um estudo de libertação controlada em água para verificar a libertação de sais provenientes do filme. Relativamente às características físicomecânicas, verificou-se que o filme controlo apresentou valores de a* (3,29±0,16) e b* (12,74±0,75) inferiores ao filme com salicórnia, a* (4,96±0,30) e b* (28,62±0,51). Relativamente ao parâmetro L* o filme controlo apresentou um valor de 81,20±0,70 enquanto o filme com salicórnia revelou ser mais escuro apresentando um valor de 48,84±1,60. O filme com salicórnia (30,04±1,49) apresentou uma opacidade maior comparativamente com o filme controlo (10,87±0,05). O filme com salicórnia foi ligeiramente mais permeável ao vapor de água 1,52x10-9±1,09x10-10 g/(m.s.Pa) assim como a sua solubilidade em água, 50,50±5,02%. O filme com salicórnia apresentou uma resistência à tração menor (0,13±0,15 MPa) comparativamente ao filme controlo (4,19±0,82 MPa). Por outro lado, verificou-se o oposto para o alongamento à rutura, com valores de 3,91±0,62 % e 5,89±0,29 %, respetivamente, para o filme controlo e o filme com salicórnia. A humidade foi o único parâmetro cujas diferenças entre os dois filmes não foram significativas (p>0,05). Nos testes de biodegradação, ambos os filmes apresentaram capacidade de biodegradação, ao fim de 21 dias em terra e ao fim de 30 dias em água do mar. Relativamente ao teste de libertação controlada, foi verificado que a velocidade de libertação de sais do filme com salicórnia aumentou com o aumento da temperatura de armazenamento, atingindo a sua estabilização em água por volta de 1400 μS/cm. Concluiu-se com a realização deste estudo que foi possível o desenvolvimento de um novo sistema de embalagem biodegradável com vista a uma possível aplicação em alimentos e extensão do seu tempo de vida útil.
- Fatores explicativos da rescisão contratual no âmbito da atividade profissional do contabilista certificadoPublication . Sequeira, Lizabete Maria Correia de Sousa; Gonçalves, Cristina; Ferreira, LeonorEste estudo analisa a relação contratual entre o Contabilista Certificado e as entidades a quem presta serviços, nomeadamente os motivos de rescisão contratual quando estiver em causa o cumprimento dos normativos, deontológico e estatutário e a relação entre essa rescisão e as características sociais e biográficas dos inquiridos. Com base numa amostra de 358 respostas válidas, com evidência de 232 rescisões, recolhidas através de um questionário online dirigido aos contabilistas certificados, os testes não paramétricos e os modelos logit permitem concluir que estes profissionais tendem a concordar que o contrato deve ser rescindido quando estiver em causa o cumprimento dos normativos e atuam em conformidade. Contudo, encontram-se diferenças estatisticamente significativas em função das características sócio-biográficas e profissionais dos inquiridos. Atributos como a formação ética e a honestidade estão positivamente associados com a rescisão contratual, o que sugere que os profissionais com mais formação se mostram mais sensibilizados para as consequências do não cumprimento da legislação. E, contrariamente ao esperado, os profissionais que se qualificam para exercer também as atividades de revisor oficial de contas, professor, consultor ou formador apresentam maior probabilidade de não rescindir do que de rescindir, o que pode ser justificado pelo acompanhamento mais próximo dos clientes, evitando situações de rotura. Os resultados desta investigação são pertinentes na medida em que alertam para a importância do reforço do papel da Ordem dos Contabilistas Certificados no enforcement dos padrões de conduta profissional e na insistência e aposta na necessidade de formação profissional.
- Inovações terapêuticas no âmbito da profilaxia e tratamento das crises agudas de enxaquecaPublication . Araújo, Nilza Cabral; Serralheiro, Ana Isabel AzevedoA enxaqueca é uma doença neurovascular e multifatorial incapacitante, com uma prevalência mundial de cerca de 11,6%, afetando tanto adultos, como adolescentes e crianças. O seu impacto no quotidiano dos doentes é bastante significativo, impedindo-os por vezes de realizar as suas tarefas diárias. Desta forma, esta patologia está frequentemente associada ao absentismo laboral e escolar. Por outro lado, é também responsável por custos elevados na área da saúde. A grande problemática em torno da enxaqueca prende-se não só com a desvalorização desta doença por parte de alguns profissionais de saúde, mas também com a falta de eficácia e segurança das terapêuticas atualmente instituídas para a sua profilaxia e tratamento sintomático. As terapêuticas convencionais são, na sua maioria, inespecíficas e acarretam um número elevado de contraindicações e efeitos adversos, o que dificulta a escolha de um regime terapêutico adequado e, como consequência, conduz ao abandono da terapêutica. Por outro lado, algumas opções terapêuticas, nomeadamente os triptanos, podem ainda conduzir a um quadro crónico e refratário, se utilizadas de forma regular e prolongada. As limitações das terapêuticas atualmente instituídas prendem-se, sobretudo, com o desconhecimento dos mecanismos fisiopatológicos da enxaqueca. Nos dias de hoje, assume-se que as crises de enxaqueca resultam da ativação do sistema trigémino-vascular, que desencadeia um processo de inflamação neurogénica, com consequente libertação de substâncias vasoativas, como por exemplo, a calcitonin gene-related peptide (CGRP). Porém, o evento que está na origem da ativação do sistema trigémino-vascular permanece desconhecido. O papel destas substâncias vasoativas tem vindo a ser estudado, o que possibilita a identificação de novos alvos terapêuticos, permitindo assim o desenvolvimento de novas opções terapêuticas mais especificas, mais toleráveis e mais seguras. A nível não farmacológico, destaca-se a neuromodulação, com a promessa de diminuir a excitabilidade neuronal, com o menor número de efeitos adversos e interações medicamentosas; a nível farmacológico, destacam-se os fármacos que antagonizam a ação das substâncias vasoativas envolvidas na fisiopatologia da enxaqueca, como por exemplo, os gepants e os anticorpos monoclonais anti-CGRP e anti-recetor da CGRP. Neste contexto, a presente monografia pretende explorar as mais recentes e promissoras inovações terapêuticas no âmbito da enxaqueca, desenvolvidas com base nas últimas descobertas acerca da fisiopatologia desta doença, através de uma revisão bibliográfica.
- How to improve fish robustness through nutritional supplementation in fish larvaePublication . Dardengo, Gian Marco; Engrola, Sofia; Navarro-Guillén, CarmenThe concept of nutritional programming began to arouse interest around larviculture sector due to the high metabolic plasticity of larvae. At this life stage, specific methabolic pathways of young organisms are more proned to be alterated with effects that may be propagated in the long terms. The aim of the present study was to assess the effect of dietary curcumin as promoter of both gut maturation and antioxidant status of gilthead seabream larvae (Sparus aurata). Curcumin was delivered through microdiet since mouth opening (4 Days After Hatching, DAH) in two levels of supplementation (LOW and HIGH) and the effects were compared with larvae fed on commercial diet (CTRL). Feeding plan consisted of a short period of co-feeding with live preys (rotifers and Artemia nauplii) and inert diet until 24 DAH, when larvae were weaned. Results on survival rate showed that, curcumin did not influence this paramenter. Key performance parameters did not reveal statistical differences between treatments, although a positive trend was detected in larvae fed on LOW curcumin supplementation. Proteolytic enzymes, such as trypsin and chymotrypsin, were positively influenced by curcumin being significantly higher in larvae fed on HIGH curcumin supplementation. Despite this, curcumin did not influence the activity of the remain digestive enzymes analysed (aminopeptidase, amylase, 4C and 18C-like lipases and alkaline phosphatase). Curcumin did not change the larval feeding habits or diet palatability; results revealed that weaning larvae at 24 DAH did not influence their feeding incidence. Overall, antioxidant status biomarkers (TG, TAC, PC and MOS) did not reveal significant differences between treatments. In summary, although results did not prove significant effects of curcumin on most of the parameters under investigation, some positive trends leave open the possibility of further investigations. These future trials may be addressed independently, or in combination, on both, early programming and new dietary additives, to test different curcumin concentrations.
- A importância do PCOL e do PACE para a segurança alimentar: aplicação na região do AlgarvePublication . Cunha, Alexandre César Alves da Mota; Ratão, IsabelTendo por base o percurso académico e profissional do mestrando enquanto Técnico Superior da Direção Geral da Alimentação e Veterinária da região do Algarve (DGAV) e um dos responsáveis pela implementação do Plano de Controlo Oficial do Leite Cru (PCOL) e do Plano de Aprovação e Controle dos Estabelecimentos (PACE) na região do Algarve, e face à crescente preocupação e ao grau de exigência dos consumidores em termos de segurança alimentar e saúde pública, assim como uma maior consciencialização dos mesmos no que diz respeito à garantia de condições de segurança em relação aos alimentos, tem vindo a ser incrementado em cada região do País um maior controlo por parte dos Organismos Oficiais que trabalham diretamente com o sector alimentar desde a produção dos géneros alimentícios, seu armazenamento até ao seu consumo final. Perante esta realidade e dada a necessidade do cumprimento das regras estabelecidas na legislação do setor alimentar, através de vistorias periódicas e inspeções de verificação relativas a cada unidade industrial da região ou local de produção primária, criaram-se mecanismos de controlo consoante o género alimentício que cada produtor ou unidade industrial fabrica. Pela enorme variedade e abrangência dos produtos alimentares, este relatório incidirá somente no controlo oficial aos Pontos de Recolha do Leite no âmbito do PCOL e nas vistorias de controlo oficial aos Estabelecimentos na região do Algarve, no âmbito do PACE. Será feita também uma exposição de um caso de sucesso relativamente ao cumprimento das boas normas de higiene e da legislação em vigor respeitantes à produção industrial de queijo do Sotavento Algarvio, elaborado com matéria-prima unicamente do Algarve - leite de Cabra Algarvia - transformado e processado na Queijaria do Azinhal, gerida pela ANCCRAL. De igual modo será citado de uma forma muito sumária outro caso de enorme sucesso respeitante à produção industrial de bebidas no Barlavento Algarvio elaboradas com matéria-prima unicamente do Algarve – medronho, alfarroba, amêndoa, figos e tangerina do Algarve Pretende-se simultaneamente dar a conhecer o trabalho do mestrando na fiscalização aos operadores das unidades industriais alimentares com recurso a estes instrumentos de controlo, avaliar a sua importância para a segurança alimentar e exemplificar com a respetiva legislação, o que os operadores industriais da região são obrigados a assegurar. Este relatório será também ilustrado com apontamentos fotográficos de casos concretos em contexto real de produção/armazenamento e comercialização, de forma a apercebermo-nos da responsabilidade e da importância da fiscalização e das vistorias realizadas pelas entidades oficiais, na pessoa dos seus técnicos inspetores.
- Morphological evolution of the Guadiana ebb-delta at shore times scalesPublication . Gutierrez, Blanca Mendiguren; Ferreira, Óscar; Garel, ErwanThe Guadiana estuary (southern Portugal) has undergone drastic changes in the morphology of the ebb-tidal delta and inlet channel due to anthropogenic activities: jetty construction, closure of a major dam and dredging activities. The morphologic evolution of the mixed-energy ebb-tidal delta of the Guadiana estuary and its response to the ocean climate, is examined using a series of sequential satellite images (Sentinel-2) and bathymetric maps spanning six years. To achieve these goals, the outer edge at the three main morphological features of the ebb-delta was identified, namely the updrift lateral bar, the outer shoal and the downdrift complex. The evolution of the sandy shoals was examined over both datasets through six profiles across the ebb-delta, evidencing a series of landwards and seawards migrations. The wave climate was studied independently for southeast (SE) and southwest (SW) swells. Furthermore, storm events were defined based on a significant wave height higher than 2.5 m and a duration of these events of at least 6 hours. A total of 53 storm events were identified and analysed separately according to the dominant incoming direction of the storms. Additionally, the impact of the swells and of the storm events in the behaviour of the sandbars was researched regarding their normalised wave power. This last analysis evidenced a relation with the migration of the ebb-delta shoals. Finally, it was possible to identify the normal behaviour of the ebb-delta shoals under the dominant swells (SE and SW) and the severe impact of extreme storm events (such as Emma storm). The Guadiana ebb-tidal delta morphology displays a strong seasonal pattern due to the strong reliance on the local hydrodynamic conditions, depicting a morphological cyclic recession of the shoals after storm events, which yields a progressive counter clockwise rotation over the ebb-delta.