Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A satisfação dos clientes numa empresa de aluguer de automóveis: Hertz-Aluguer de Automóveis, S.A.Publication . Gonçalves, Miguel Ângelo; Santos, Margarida C.; Veiga, Célia Maria Silva Martins GraçaO presente relatório de estágio, realizado na marca franchisada Hertz-Aluguer de Automóveis, S.A., gerida pelo grupo Hipogest, é composto por duas partes, sendo iniciado pela exposição das atividades desenvolvidas pelo mestrando durante o estágio curricular. Em seguida refere o estudo empírico como segunda e parte final do mesmo, apresentando a metodologia utilizada e os resultados dos questionários aplicados durante esta experiência profissional. O estágio teve início em dezembro de 2019 e término em fevereiro de 2020, com duração total de 320 horas. O estágio focou-se em dois objetivos distintos: analisar a concorrência direta da empresa e analisar a satisfação dos clientes para com o serviço prestado, tornando essa o objeto de foco do estudo empírico, analisando a satisfação do cliente no ano de 2019 em Portugal, de forma a compreender os principais pontos de satisfação e insatisfação dos mesmos relativamente ao serviço prestado pela empresa. A recolha de dados foi realizada através de questionários aplicados via email com o intuito de alcançar o maior número de respostas possível. Nestes inquéritos foram estudadas três dimensões: os “atributos do veículo”, os “atributos do atendimento” e a “recomendação do serviço a terceiros”. A análise dos resultados permitiu constatar que os clientes demonstraram uma satisfação elevada para com as três dimensões previamente apresentadas. Através desta análise foram também indicadas algumas limitações e recomendações, de forma a aumentar a satisfação do cliente e o número de respostas aos questionários.
- Alternative tourism and environmental impacts: perception of residents of an extractive reserve in the Brazilian AmazoniaPublication . Medeiros, Heloise Michelle Nunes; Guerreiro, Quêzia Leandro de Moura; Vieira, Thiago Almeida; Silva, Sandra Maria Sousa da; Renda, Ana Isabel; Oliveira-Junior, José Max BarbosaAlternative tourism (AT) contributes to conservation, valuing the environment and recipient cultures with minimal impact, especially in protected areas. In this context, this article identified, considering the residents’ perception, the possible environmental impacts resulting from alternative tourism in communities of the Tapajós-Arapiuns Extractive Reserve (RESEX), Brazilian Amazonia. Thus, between February and April 2019 a semi-structured interview was conducted with 122 residents of three communities of RESEX (Anã, Maripá, and São Miguel). The interview script was divided into three groups of questions: (i) interviewee data, (ii) socioeconomic data, and (iii) perception of the concept and environmental impacts of alternative tourism. We used a snowball sampling method, which consists of a form of a non-probabilistic sample. The majority (91.8%) of the informants did not know how to explain the concept of alternative tourism; however, for 87.7% of them, this tourism does not generate negative impacts. Income is the most used expression (53%) by RESEX residents to demonstrate what alternative tourism positively impacts. About 74.6% of respondents reported that tourists do not influence local customs change, and 94.3% do not identify tourism-related violence. Finally, 89.3% say that tourists do not pollute the environments. The research carried out in this Conservation Unit deserves the attention of decision-makers, managers, technicians, and researchers. It provides subsidies for management programs to provide real bases for the analysis, interpretation, and planning of sustainable tourist spaces.