Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas – estudo de casoPublication . Silva, Isabel Freitas; Baptista, Ana Catarina; Rodrigues, SusanaO presente artigo resulta de um trabalho de investigação, uma dissertação, que está a ser desenvolvida, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, na Universidade do Algarve, cujo tema intitula-se por “Evolução das competências do brincar numa criança com Necessidades Educativas Específicas: Estudo de Caso”. Esta investigação centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas específicas, analisando a evolução das suas competências do brincar, através da sua interação com um ambiente lúdico, com materiais desafiantes e, maioritariamente, ao ar livre. Através do favorecimento do ambiente do brincar, pretende-se contribuir para o desenvolvimento global da criança e para a sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Trata-se de um estudo observacional, de natureza longitudinal, que carateriza as competências do brincar da criança em três momentos diferentes, através da Escala Lúdica Pré-Escolar de Knox. Para além desta escala, foram também aplicados questionários aos restantes participantes, dando a conhecer a perspetiva do brincar e as competências e aprendizagens da criança do estudo em relação ao brincar e ao seu desenvolvimento, por parte dos profissionais de educação que o acompanham e do Encarregado de Educação Considera-se que o ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuem para estimular e promover as competências do brincar da criança e, posteriormente, através da observação e análise dos resultados obtidos, avaliar a evolução dessas mesmas competências e do seu desenvolvimento global. Caraterizar o ambiente lúdico da criança, avaliando o seu efeito em diversas áreas do seu desenvolvimento global, nomeadamente, ao nível da integração sensorial e da interação e comunicação entre os pares são pontos fundamentais da investigação.
- Matemática no ensino secundário e a flexibilidade curricular: atividades desenvolvidas com os alunosPublication . Lopes, Verónica Cristina Vieira; Fernandes, SusanaA introdução do projeto da autonomia e flexibilidade curricular no ensino português suscitou dúvidas e receios nas comunidades escolares que teriam de o implementar. Este trabalho tem como objetivo contribuir com propostas de respostas a dúvidas e receios dos professores. É apresentada a implementação do projeto da autonomia e flexibilidade curricular em turmas lecionadas pelo autor, nas disciplinas de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Matemática B e Matemática A, nos anos letivos 2017/2018 a 2019/2020, com fundamentação legal e científica - pedagógica para o trabalho desenvolvido. A contribuição do autor para o ensino da Matemática no Ensino Secundário no âmbito do projeto da autonomia e flexibilidade curricular traduz-se na criação de tarefas matemáticas contextualizadas nos interesses e na vida diária dos alunos na comunidade local; numa reflexão sobre o desenrolar da implementação do projeto, destacando aspetos positivos e negativos; e numa análise estatística da repercussão da implementação do projeto nas classificações internas e externas dos alunos das turmas visadas. Conclui-se que a implementação apresentada do projeto da autonomia e flexibilidade curricular foi uma mais valia para professor e alunos, proporcionando um leque alargado de novas aprendizagens de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Em termos de avaliações internas e externas, os alunos que usualmente têm classificações mais baixas melhoraram as suas classificações, não se observando diferenças significativas nas classificações dos alunos que usualmente já têm boas classificações.
- Biochemical characterization of the amylase activity from the New Haloarchaeal Strain Haloarcula sp. HS isolated in the Odiel MarshlandsPublication . Gómez-Villegas, Patricia; Vigara, Javier; Romero, Luis; Gotor, Cecilia; Raposo, Sara; Gonçalves, Brígida; Léon, RosaAlpha-amylases are a large family of α,1-4-endo-glycosyl hydrolases distributed in all kingdoms of life. The need for poly-extremotolerant amylases encouraged their search in extreme environments, where archaea become ideal candidates to provide new enzymes that are able to work in the harsh conditions demanded in many industrial applications. In this study, a collection of haloarchaea isolated from Odiel saltern ponds in the southwest of Spain was screened for their amylase activity. The strain that exhibited the highest activity was selected and identified as Haloarcula sp. HS. We demonstrated the existence in both, cellular and extracellular extracts of the new strain, of functional α-amylase activities, which showed to be moderately thermotolerant (optimum around 60 ◦C), extremely halotolerant (optimum over 25% NaCl), and calcium-dependent. The tryptic digestion followed by HPLC-MS/MS analysis of the partially purified cellular and extracellular extracts allowed to identify the sequence of three alpha-amylases, which despite sharing a low sequence identity, exhibited high three-dimensional structure homology, conserving the typical domains and most of the key consensus residues of α-amylases. Moreover, we proved the potential of the extracellular α-amylase from Haloarcula sp. HS to treat bakery wastes under high salinity conditions.