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- O associativismo juvenil e a promoção do empreendedorismo: estudo de casos em PortugalPublication . António, Nuno Miguel Martins Lopes; Pinto, Hugo Emanuel dos Reis Sales da CruzO empreendedorismo enquanto campo de estudo tem vindo a conhecer um progresso crescente. Complementarmente o desenvolvimento de competências para o empreendedorismo junto dos jovens tem atraído interesse a vários níveis, por se assumir como uma forma de suplantar muitos dos problemas que afetam esta camada da população nos domínios do desenvolvimento económico e da criação de emprego. A presente dissertação de mestrado assume que a participação numa associação juvenil possibilita aos jovens o desenvolvimento de uma série de competências e, consequentemente, o desenvolvimento do seu espirito empreendedor. À luz desta convicção, pretende-se investigar os contributos da participação numa associação juvenil para a promoção do empreendedorismo. O trabalho é baseado numa abordagem qualitativa, através de estudo de casos comparados. A informação para a análise foi obtida junto de cinco associações juvenis em Portugal Continental, uma por cada NUTS II, com recurso a análise documental e entrevistas e a sua organização foi realizada recorrendo a análise de conteúdo. Foi possível verificar que o associativismo juvenil assume um papel dual, onde por um lado contribui para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos seus dirigentes, associados e participantes, e por lado é promotor de transformações sociais, particularmente a nível local. As associações juvenis são espaços onde é possibilitado aos jovens apresentar propostas, colocar ideias em prática, e ao fazê-lo de se verem envolvidos no desenvolvimento das suas comunidades ao mesmo tempo que se estimulam uma série de competências técnico-profissionais, que se coadunam com a promoção do empreendedorismo, com destaque para a liderança e o trabalho em equipa, a comunicação, a organização e a gestão de recursos, a proatividade, a criatividade e a resiliência.
- Eficácia das atividades pedagógicas realizadas com crianças de três anos, na promoção da sensibilização dos cuidados a ter com animaisPublication . Silva, Filipa Isabel Canadas da; Coelho, Ana CristinaA área do conhecimento do mundo faz parte das orientações curriculares da educação pré-escolar fazendo-se referência à importância de abordagens que incluam a exploração do meio natural envolvente e dos seres vivos, com vista ao desenvolvimento harmonioso da criança. Um educador em sintonia com estas orientações, proporciona à criança momentos de observação e de contacto com a Natureza, ou seja, cria momentos adequados ao desenvolvimento de competências com a participação ativa da criança. O trabalho descrito neste relatório enquadra-se na área de conhecimento do mundo e teve como principal objetivo sensibilizar as crianças para as necessidades e bem-estar dos seres vivos, recorrendo-se a estratégias pedagógicas que incluíram o contacto direto com um coelho e a realização de atividades de reconhecimento de imagens e associação e puzzles. O estudo foi realizado com 24 crianças de 3 anos, numa amostra por conveniência. Seguiu-se uma metodologia qualitativa, valorizando mais o processo do que o produto, tendo-se enquadrado o trabalho na metodologia IBSE (Inquiry-Based Science Education), que valoriza a construção do conhecimento através das observações e reflexões que as crianças fazem durante a realização de atividades. Após contacto físico com um coelho, observou-se que as crianças têm mais facilidade em selecionar imagens que representam partes do coelho, do que a colocá-las corretamente numa imagem representativa do animal. Destaca-se que após contacto com o animal, a maioria das crianças foi sensível às suas necessidades primárias, como a alimentação, afeto e abrigo, tendo escolhido corretamente imagens demonstrativas destes aspetos. A realização das tarefas alusivas ao coelho parece ter sido facilitadora da construção de conhecimento que as crianças aplicaram a uma nova situação. Quando desafiadas para construir puzzles alusivos à imagem de um pato e aos cuidados a ter com o pato, todas as crianças realizaram a tarefa com sucesso