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- Ser adulto com deficiência - Vídeo de informação e promoçãoPublication . Filipe, Pereira; Cavaco, AdrianaUma pessoa com uma deficiência congénita passa a sua vida inteira a superar desafios. Estes desafios representam uma desvantagem que se reflete em menos possibilidades de emprego, menos oportunidades e discriminação social. Não é suficiente rotular os indivíduos e promover a reabilitação, é preciso entender que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres e que as nossas atitudes ajudam no desenvolvimento e oportunidades das pessoas com deficiência. Deficientes ou não, todos nós temos o poder e a responsabilidade de tornar a sociedade mais inclusiva para todos. Este minidocumentário em vídeo mostra através de entrevistas a três pessoas com deficiência congénita, as suas dificuldades sentidas ao longo da sua vida e no seu dia-a-dia, e como as conseguem superar. Inclui ainda o número de contacto da Linha do Cidadão com Deficiência no final do vídeo, para que quem necessita possa ligar e saber dos direitos a que tem direito. Este trabalho foi desenvolvidos pelo aluno Filipe Pereira, estudante do curso de Ortoprotesia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, com a orientação da Professora Doutora Adriana Cavaco, sendo uma iniciativa da unidade curricular de Integração Social e Reabilitação.
- Estudo da satisfação dos clientes das empresas de rent-a-car no AlgarvePublication . Costa, Jéssica Karine Piruk de Matos da; Almeida, Claudia; Lopes, Iris Regina CabralEsta dissertação tem como principal objetivo compreender a realidade dos serviços de aluguer de automóveis no Algarve, a satisfação dos turistas que utilizam este serviço e a sua importância para a região. Foi realizada uma ampla revisão de literatura abordando conceitos sobre o turismo, recursos turísticos, transportes, rent-a-car, qualidade e satisfação. Trata-se de um estudo empírico que se baseou na construção e aplicação de questionários presenciais (autoadministrados) aos clientes do serviço de aluguer de veículos privados, quando os mesmos foram entregar os veículos alugados nas empresas de rent-a-car situadas no Aeroporto de Faro. Os questionários foram aplicados entre 04 e 15 de setembro de 2020, foram obtidas 276 respostas válidas. A caracterização sociodemográfica dos inquiridos revelou que a grande maioria é do género masculino, na faixa etária compreendida entre os 31-40, casados, de nacionalidade inglesa e/ou alemã, licenciados e profissionalmente ativos. O principal fator indicado para a escolha do serviço de aluguer de automóveis foi a independência/liberdade de horários. Já para a seleção de uma determinada empresa, o principal motivo de escolha foi o preço. Em relação ao grau de satisfação dos clientes das empresas de rent-a-car, concluiu-se que a grande maioria encontram-se satisfeitos. Contudo algumas categorias como “rapidez na retirada do carro” e no “atendimento da agência” e “débitos extras” possui um aumento do percentual de indíviduos que consideram estes itens como péssimo, ruim ou regular. Ficou demonstrado que os respondentes consideram como excelente as infraestuturas e atitudes dos condutores (residentes), contudo, na categoria portagens há um aumento do percentual de indíviduos que consideram este item como péssimo, ruim ou regular.
- Ser adulto com deficiência - Flyer de informação e promoçãoPublication . Pereira, Filipe; Cavaco, AdrianaUma pessoa com uma deficiência congénita passa a sua vida inteira a superar desafios. Estes desafios representam uma desvantagem que se reflete em menos possibilidades de emprego, menos oportunidades e discriminação social. Não é suficiente rotular os indivíduos e promover a reabilitação, é preciso entender que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres e que as nossas atitudes ajudam no desenvolvimento e oportunidades das pessoas com deficiência. Deficientes ou não, todos nós temos o poder e a responsabilidade de tornar a sociedade mais inclusiva para todos. Este folheto ilustrativo tri-fold mostra alguns dados estatísticos sobre as principais dificuldades das pessoas com deficiência na sociedade, os diferentes tipos de deficiência e os seis caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva. Inclui ainda o número de contacto da Linha do Cidadão com Deficiência, para que possa ligar e saber dos direitos que uma pessoa que tenha uma deficiência tem direito. Este trabalho foi desenvolvidos pelo aluno Filipe Pereira, estudante do curso de Ortoprotesia da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, com a orientação da Professora Doutora Adriana Cavaco, sendo uma iniciativa da unidade curricular de Integração Social e Reabilitação.
- Caracterização do perfil dos utilizadores do Serviço de Urgência de Faro: análise do impacto dos utentes pouco e não urgentes e dos utilizadores frequentes nos tempos de esperaPublication . Baptista, Cláudia de Sousa Santos; Santos, Sérgio Pereira dos; Amado, CarlaEnquadramento: A sobrelotação dos Serviços de Urgência (SU) é um problema crescente a nível nacional e internacional, sendo considerada uma ameaça à segurança do paciente e à saúde pública. Entre as consequências indesejáveis da sobrelotação destacam-se o aumento dos custos em saúde e os elevados tempos de espera para observação médica. A literatura aponta vários motivos para a sobrelotação do SU, nomeadamente admissões de doentes pouco e não urgentes (DPNU) e de utilizadores frequentes (UF). Objetivos: Pretende-se caracterizar os perfis do utilizador do SU de Faro, dos DPNU e UF. Pretende-se perceber qual o seu peso no total de episódios de urgência e eventual impacto nos elevados tempos de espera. Pretende-se também aferir quais as motivações dos DPNU para a autorreferenciação. Metodologia: Estudo de caso no SU da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE. A recolha dos dados foi efetuada através das aplicações informáticas em uso, tendo sido analisados 77.534 episódios de urgência, de indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos) referentes a 2017. Foram também aplicados questionários aos DPNU no período entre novembro de 2018 e abril de 2019. Os dados foram analisados recorrendo ao Software IBM SPSS Statistics. Resultados: Os episódios de urgência analisados demonstram que os DPNU foram responsáveis por 16.782 episódios e os UF por 10.670. Verificou-se pelos 377 questionários que 251 DPNU recorreram ao SU por iniciativa própria, 234 DPNU nem tentaram contacto prévio com os Cuidados de Saúde Primários (CSP) com justificação de que sabem que no SU lhes fazem todos os exames que precisem. Conclusão: Os resultados obtidos sugerem que seria vantajosa uma articulação com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS), no sentido de se formarem equipas multidisciplinares responsáveis pela definição de um conjunto de medidas que visem não só uma melhor qualidade na prestação de cuidados, como também uma eficiente utilização dos recursos.