Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-19"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Importância do ensino da farmacogenética e da farmacogenómica: caracterização curricular dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas, em PortugalPublication . Batista, Pedro Miguel Ferreira; Advinha, Ana Margarida Molhinho; Cardoso, Maria Luís Moral WestermanA medicina personalizada constitui um dos principais fatores de diferenciação dos cuidados de saúde. Neste contexto, a farmacogenómica e a farmacogenética integram-se como importantes ferramentas, com vista à obtenção da melhor terapêutica. A farmacogenómica é a disciplina que se encarrega do estudo da relação entre a variabilidade na expressão genética e a resposta individual à terapêutica farmacológica. A formação e competências nesta área são necessidades cada vez mais prementes, e os farmacêuticos podem acrescer inúmeras mais-valias no enriquecimento curricular e profissional nesta área específica, assim, esta dissertação apresenta como objetivo a identificação e caracterização curricular dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas, em Portugal, através de dois métodos, com vista a um maior conhecimento da realidade da formação em farmacogenómica. Este foi o primeiro estudo que visou fazer uma revisão curricular ao ensino da farmacogenómica em Portugal, dos planos de estudo avaliados, 57,2% apresentam uma unidade curricular independente dedicada ao estudo da farmacogenómica, 28,6% abordam a temática noutras unidades curriculares, e 14,3%, não aborda no seu plano de estudos a farmacogenómica. A análise direta, através de questionário dirigido aos finalistas, apurou que 87% dos mesmos concorda que a farmacogenómica constitui uma área importante das ciências farmacêuticas, 46% concorda que poderá vir a ser parte da sua profissão enquanto farmacêutico(a), e quase a totalidade dos finalistas tem altas expetativas na melhora da farmacoterapia com recurso à farmacogenómica. Apesar de 82% dos finalistas acharem que deveriam ter conhecimentos substanciais de farmacogenómica, apenas 36% achou que esta tinha sido uma componente relevante do seu mestrado integrado em ciências farmacêuticas. Existem ainda algumas barreiras à implementação da farmacogenómica, espera-se, no entanto, que uma forte componente educativa nesta área possa ajudar na sua implementação. Para tal foram feitas recomendações ao ensino pré-graduado, com base em recomendações internacionais. Palavras chave: Farmacogenética, farmacogenómica, Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, Portugal, revisão curricular.
