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- Farmacogenómica do Mieloma MúltiploPublication . Vasconcelos, Susana Daniela Ferraz de Noronha e; Marques, Vera Linda RibeiroO Mieloma Múltiplo caracteriza-se por uma neoplasia hematológica associada à proliferação clonal de plasmócitos malignos na medula óssea e como consequência, a imunoglobulina (proteína M), é produzida em excesso, provocando vários problemas no organismo, responsáveis pelos sinais e sintomas da doença. As primeiras descrições sobre o Mieloma Múltiplo surgiram no século XIX. Em 1844, Samuel Solly fez a primeira descrição detalhada de um doente com esta patologia. Mais tarde, Bence Jones descreveu o aparecimento de uma proteína na urina destes doentes. Após um século, Edelman e Gally, mostraram que a proteína presente na urina era a mesma que estava no sangue. Assim, ao longo dos anos foram feitos vários estudos e começou-se a estruturar um conjunto de informações que iria levar a uma mais rápida identificação desta doença. Nos últimos anos surgiram diversas terapêuticas que permitem controlar este tipo de cancro e que melhoram significativamente a qualidade de vida dos doentes. Esta evolução no tratamento, permitiu um aumento significativo da esperança média de vida, passando de 2 anos para 10 anos, com uma boa qualidade de vida. Relativamente ao tratamento farmacológico, a sua evolução é longa e inicialmente lenta. Só a partir do ano 2000 é que houve um maior destaque e estudo sobre o tratamento do Mieloma Múltiplo, surgindo novos agentes, com mecanismos de ação distintos: os imunomoduladores (talidomida e lenalidomida) e o inibidor do proteassoma (bortezomib), entre muitos outros novos fármacos. Portanto, os estudos farmacogenómicos são fundamentais para a escolha de uma terapêutica mais eficaz, uma vez que estuda a variabilidade genética individual, e a sua influência na resposta ao fármaco. Isto permite adaptar a terapêutica medicamentosa e sua dosagem à diversidade genética dos pacientes, isto é, permite a implementação de uma terapêutica personalizada. Neste trabalho, através de uma revisão bibliográfica foram analisados os diversos polimorfismos identificados nos doentes de MM, que estão associados à resposta individual à terapêutica desta patologia.
- Trabalho prático experimental e progressão das aprendizagens: sensibilização ambiental para as chuvas ácidas no ensino básicoPublication . Dias, Patrícia Helena Mourão; Monteiro, RuteA educação ambiental foi o ponto de partida para esta investigação, e dentro dela escolhida a temática das chuvas ácidas. O relatório aqui apresentado foi elaborado com base num estudo de cariz qualitativo no âmbito do paradigma interpretativo e teve como principais objetivos conhecer: que aprendizagens se podem promover nos alunos com a realização de trabalhos práticos em ciências; como o trabalho prático em ciências pode promover a sensibilização ambiental; e como pode promover a sensibilização para o efeito das chuvas ácidas. A investigação foi realizada com uma turma do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico de uma escola de Faro. Ao longo das aulas práticas de ensino supervisionadas foram realizadas observações participativas, com o objetivo de recolher informação para a investigação, de modo a perceber-se: como pode o trabalho prático experimental contribuir para a progressão das aprendizagens dos alunos acerca da poluição atmosférica; e como pode contribuir para a sensibilização ambiental, mais concretamente, no que diz respeito às chuvas ácidas no ensino básico. A sequência de tarefas compreendeu a recolha das conceções dos alunos sobre as chuvas ácidas, leitura de notícias de jornal sobre as chuvas ácidas e realização de atividades práticas investigativas. As atividades práticas, de cariz experimental, tiveram como objetivo relacionar o efeito das chuvas ácidas na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas, através do uso de líquidos com caracter ácido, como o vinagre de vinho e o sumo de limão. Durante a realização das diferentes tarefas os alunos realizaram observações, medições e registo das mesmas, com vista à recolha de informações que lhes permitissem concluir qual o efeito das chuvas ácidas, por analogia à rega com líquidos ácidos na germinação de sementes, em edifícios e monumentos e no desenvolvimento de plantas. Deste modo, os alunos desenvolveram aprendizagens conceituais, aprendizagens procedimentais e aprendizagens de atitudes.
- A ativação da marca IKEA no meio digitalPublication . Dutra, Rafael; Sequeira, Bernardete; Wikesjö, Magda Maria Vieira FernandesA importância do marketing digital está aliada à possibilidade de interação e relacionamentos de proximidade dos consumidores com as marcas e dos consumidores entre si. As empresas multinacionais como a IKEA participam ativamente no meio digital, implementam estratégias de marketing que envolvem e ativam os consumidores levando-os a experienciar a marca. A investigação no domínio da ativação da marca em contexto digital é escassa. O objetivo geral do estudo consiste em conhecer os processos de ativação da marca IKEA em contexto digital, especificamente pretende conhecer os objetivos, as etapas e as práticas envolvidas neste processo. Foi realizado um estudo de caso, através de uma abordagem qualitativa, com recolha de dados através de entrevista semiestruturada e análise de conteúdo das atividades da marca no meio digital. Os resultados levam-nos a concluir que a ativação da marca IKEA no meio digital é consistente com os processos e práticas referenciadas na literatura.