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- Nursing education during the SARS-CoV-2 pandemic: assessment of students’ satisfaction with e-Learning environmentPublication . Moreno-Sánchez, Emilia; Merino-Godoy, María-de-los-Ángeles; Piñero-Claros, Sara; Santiago-Sánchez, Alba; Del-Campo-Jiménez, Ángela; Mariscal-Pérez, Laura; Rodríguez-Miranda, Francisco de Paula; Costa, Emília Isabel; Gago-Valiente, Francisco-JavierThe disease caused by the SARS-CoV-2 coronavirus led to the disruption of normality with respect to education, public healthcare and new technologies. Education is a fundamental pillar to increase the knowledge and morale of people. However, due to the lockdown implemented to protect the population from an infection of unknown aetiology, the education system decided to switch from face-to-face education to virtual education. This modality has affected the teaching–learning process in the Degree of Nursing, since its competencies and knowledge demand in-presence learning. The aim of this study was to evaluate the impact that telematic education had on students of the Degree of Nursing who were studying in the final year of said degree, which involves their imminent entry into the labour market. We used the client satisfaction questionnaire of Bob Hayes to gather data and analyse the satisfaction level of the nursing students. As a result, a considerable amount of information was obtained about teaching, which shows the absence of practical activities and the lack of information about safety and protection measures related to the pandemic. Most educators themselves were struggling to understand the implications of the virus and implement appropriate safety measures, since there was quite a bit of conflicting information relating to the effectiveness of personal protective safety equipment and the lifespan of the virus on various media outside of the host. It is, therefore, not surprising that education for students in this regard was lacking. In general, most of the students showed dissatisfaction with the virtual education they received.
- Características psicométricas da versão reduzida da escala quase perfeita numa amostra de jovens adultos portuguesesPublication . Rosa, Susana Martins; Carmo, CláudiaO perfecionismo tem sido conceptualizado como uma característica multidimensional da personalidade, que se associa à tendência pessoal para estabelecer padrões de desempenho excessivamente elevados a par de autoavaliações demasiado críticas. Nas últimas décadas, os estudos de conceptualização e avaliação do perfecionismo aumentaram exponencialmente. A avaliação deste traço de personalidade tem sido relevante para a compreensão dos diferentes desfechos associados à saúde mental. Os avanços na avaliação do perfecionismo devem-se, em grande parte, ao desenvolvimento de escalas fidedignas e válidas, tal como a Escala Quase Perfeita Versão Reduzida. A presente investigação tem como objetivo estudar as propriedades psicométricas da Escala Quase Perfeita Versão Reduzida (SAPS), numa amostra de adultos portugueses. Pretende-se apresentar as etapas metodológicas e os resultados preliminares do processo de adaptação e validação do SAPS na população portuguesa. A amostra foi constituída por 685 participantes, de ambos os sexos (60.1% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 16 e os 62 anos (M = 23.34, DP = 6.976). Globalmente os resultados refletiram boas propriedades psicométricas. A consistência interna da escala apresentou coeficientes satisfatórios (alfa de Cronbach = .734). O método teste-reteste sugeriu uma boa estabilidade temporal da escala. Em conclusão, o SAPS é um instrumento fiável e validado para o estudo do perfecionismo em Portugal.
- Relação entre o suporte social e o capital psicológico positivo e a performance dos colaboradores: papel mediador do engagement no trabalhoPublication . Duarte, Rita Isabel Dos Santos; Viseu, João Nuno RibeiroA performance laboral tem cada vez mais vindo a ser reconhecida pelas organizações. No setor hoteleiro, os trabalhadores são vistos como peça fundamental para a transmissão de uma boa impressão, relação de lealdade e qualidade com os clientes, o que se traduz numa vantagem competitiva (Slåtten & Mehmetoglu, 2011; Chi & Gursoy, 2009 citado por Paek, Schuckert, Kim, & Lee, 2015). A presente investigação tem como objetivo principal compreender os mecanismos explicativos da performance no trabalho. Desta forma, pressupõe-se que o engagement no trabalho media a relação entre o suporte social dos colegas e das chefias, o capital psicológico positivo e a performance no trabalho, de encontro com o modelo teórico Job Demands-Resources. O estudo seguiu um design metodológico transversal de natureza quantitativa. Primeiramente, foi elaborado um protocolo de investigação na plataforma eletrónica Google Forms. Posteriormente, de forma a testar o modelo desenhado, foi recolhida uma amostra de trabalhadores (N = 235) do setor hoteleiro no Algarve. Os resultados mostraram as seguintes associações positivas: suporte social dos colegas e PsyCap, suporte social das chefias e engagement no trabalho, PsyCap e engagement no trabalho, PsyCap e performance laboral e, por último, a relação do engagement enquanto mediador entre o PsyCap e a performance no trabalho. No entanto, existiram hipóteses que não se comprovaram por não atingirem associações positivas significativas. As implicações na prática e pesquisa futura são consideradas.