Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-16"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Clima psicossocial de segurança: análise dos contributos explicativos para o empenhamento e satisfação profissionalPublication . Gago, Elsa Paula Estrela; Santos, JoanaO Clima de segurança psicossocial é um domínio específico do clima organizacional, relacionado com as prioridades organizacionais em relação à saúde e segurança psicológica dos trabalhadores, amplamente determinado pela gestão e liderança nas organizações. A qualidade do clima organizacional afeta o desempenho de toda a organização, na medida em que de forma positiva e com um clima amigável, é mais provável que os trabalhadores explorem todo o seu potencial, que tenham melhores resultados e alcancem os objetivos estabelecidos pela organização, elevados níveis de motivação, empenhamento e envolvimento, levando a melhorias na sua performance. As organizações têm demonstrado um crescente interesse por estudar as condições que são promotoras de bem-estar, na medida em que as investigações efetuadas são indicadoras de que trabalhadores empenhados, respeitados e com o sentimento de pertença, desempenham as tarefas que lhe são propostas com maior produtividade e satisfação. Os climas organizacionais funcionais reduzem o stresse experimentado na atividade laboral e promovem a saúde física e mental dos trabalhadores, enquanto os climas disfuncionais são caracterizados pela perceção da existência de riscos psicossociais e seus efeitos no bem-estar, satisfação e produtividade das pessoas. Tendo presente a importância das Instituições de Ensino Superior, no desenvolvimento regional de um país, o presente estudo pretendeu perceber em que medida o clima de segurança psicossocial explica atitudes e comportamentos, bem como impacta na satisfação e desempenho laboral através da aplicação de um questionário. A amostra foi constituída por 547 trabalhadores de uma instituição de ensino superior pública. Os resultados demonstram valores de clima de segurança psicossocial abaixo da média da escala, forte relação entre o clima de segurança, a satisfação profissional e o empenhamento. A perceção do clima de segurança revela diferenças significativas consoante o grupo profissional dos inquiridos. E o clima de segurança psicossocial explica o empenhamento afetivo e a satisfação profissional.
- Revisões online e performance do hotel: a perspetiva de gestores hoteleirosPublication . Esser, Alexsandro Meurer; Guerreiro, Manuela; Pereira, Luís NobreNos últimos anos, os padrões comportamentais dos consumidores têm conhecido alterações profundas, em grande parte, devido à massificação do uso da internet e ao surgimento de plataformas on-line. Esta realidade é ainda mais marcante no setor turístico que, pela natureza intangível da experiência vivida, proporciona informação valorizada pelos consumidores no momento de decidir sobre as suas férias. Esta comunicação que ocorre através de plataformas tecnológicas on-line, de natureza informal e desinteressada, é conhecida como Electronic Word-of-Mouth (eWOM). Neste contexto, assiste-se, na literatura, particularmente na área de Marketing, à emergência de uma linha de investigação com foco no estudo e na compreensão do fenómeno e das suas implicações na eficácia da gestão da comunicação eWOM, quer na perspetiva de consumidores quer de gestores. Apesar do seu volume, a pesquisa académica sobre o impacto do eWOM é fragmentada e amplamente limitada. A literatura sobre eWOM sugere que os gerentes de destino precisam de desenvolver estratégias de mídia social para atender às necessidades dos visitantes atuais e futuros. Portanto, identificar os determinantes da intensidade do eWOM e as diferenças entre a percepção dos hoteleiros sobre o eWOM recebido e as avaliações reais dos consumidores, pode ajudar os gestores nos seus esforços para melhorar o serviço esperado e a comunicação baseada em mídia social nas plataformas de avaliação. Este estudo tem como principal objetivo conhecer os fatores que, na perceção de gestores hoteleiros, desencadeiam a partilha de revisões on-line por parte dos hóspedes e o impacto que têm no desempenho dos hotéis. A estratégia metodológica assenta na realização de um inquérito por questionário junto de empresas do segmento hoteleiro do Algarve com presença na plataforma TripAdvisor. Os resultados desta pesquisa mostram que existe um elevado grau de utilização das redes sociais por parte das unidades de alojamento, que entendem a sua importância no desempenho da unidade hoteleira. Essa intensidade é ainda mais evidente em unidades de alojamento pertencentes a uma cadeia ou marca e com maior número de estrelas.