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- Produção de uma embalagem alimentar utilizando fibra de alfarroba como aproveitamento de subprodutoPublication . Quintino, Andreia Nobre Costa; Vieira, M. M. C.Nos últimos anos, a população mundial tem vindo a aumentar e a sociedade em que vivemos tornou-se numa sociedade de consumo, onde se produz e consome cada vez mais e consequentemente gera-se mais resíduos. A produção de xarope de alfarroba após fervura do fruto está também a ganhar importância deixando um resíduo rico em celulose e lenhina que pode ser aproveitado no fabrico de embalagens alimentares. Este trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento e otimização de uma embalagem alimentar para uma sobremesa a partir do resíduo de alfarroba. Neste estudo foi utilizada a Metodologia de Superfície de Resposta, com a ajuda do software Design-Expert. Para este desenvolvimento utilizaram-me seis matérias-primas com quantidades fixas (o resíduo de alfarroba, farinha de alfarroba, glicerol, tween 20, água destilada e uma solução de ácido cítrico a 50%). Variou-se as quantidades de pectina de maça e de goma de alfarroba na sua formulação, para estes componentes foi utilizado o design de mistura e para o fator tempo e temperatura foi utilizado o design fatorial, resultando assim a análise num design combinado, com o objetivo de estudar o efeito das variáveis na embalagem alimentar. Foram feitas análises aos parâmetros físico-químicos: Textura (Pico de carga 1, 2 e 3), atividade da água, matéria seca e quantificação da sua fragilidade. Elaborou-se primeiramente um design combinado que continha 28 formulações onde foi possível obter uma embalagem minimamente resistente (1,5 kgf), com necessidade de otimização. Para melhorar a resistência da embalagem alimentar foi feito um novo design combinado, com a adição de 8 novas formulações. Neste novo design combinado manteve-se os mesmo componentes e aumentou-se os fatores tempo e temperatura. A resistência final obtida foi de 20 kgf. Por fim seguiu-se para a etapa de impermeabilização utilizando cera de abelha e de carnaúba.
- Envolvimento, stress e eficácia parental na qualidade de vida das crianças em período pandémicoPublication . Alcaparra, Helena Sofia Belém Mocho; Martins, CátiaA presente investigação subjaz uma abordagem ecológica do desenvolvimento psicossocial da criança e, como tal, a saúde geral da criança e a sua qualidade de vida (QdV) são elementos basilares, sendo os dois constructos multifatoriais determinantes e condicionantes do processo saúde-doença (Gaspar & Matos, 2008). O período pandémico pela COVID-19, no qual as famílias se viram perante sucessivos confinamentos, caracterizados por diversas exigências, teve consequências em diversas esferas, nomeadamente no exercício da sua parentalidade. Um construto que tem vindo a ser estudado, o envolvimento parental, poderá ter sido um dos domínios afetados, uma vez que é assumido como fulcral no ajustamento académico e emocional das crianças. A presente investigação tem como principal objetivo analisar o impacto do confinamento familiar no bem-estar de crianças (idades entre os 6 e os 12 anos), considerando o nível de envolvimento parental, stress, satisfação e eficácia parentalavaliados em três momentos distintos (i.e., confinamento, pós confinamento e final do ano letivo). A amostra é composta por 131 participantes (N = 131), mães (71,8%) e pais (28,2%), com idades entre 29 e 55 anos (MMãe = 41,40, DPMãe = 4,83; MPai = 39,47; DPPai = 4,11), cujas crianças frequentavam o 1º (63,6%) e o 2º (36,4%) ciclos de ensino básico (MIdade = 8,57; DP = 2,60). Procedeu-se à avaliação de características sociodemográficas das famílias (e.g., estabilidade financeira, fatores de risco, habilitações literárias), bem como do KIDSCREEN-10, do Questionário de Estilos e Dimensões Parentais, do Parenting Sense of Competence,do Questionário de Envolvimento Parental - versão para pais e Escala de Stress Parental. Na sua generalidade, os resultados revelaram diferenças significativas na saúde geral e QdV da criança, bem como no envolvimento parental entre o primeiro e o último momento de avaliação. Contudo, não se observam diferenças significativas ao nível da competência parental (satisfação e eficácia) e do stress parental. As dimensões avaliadas apresentaram diferenças consoante características sociodemográficas dos progenitores e condições familiares (e.g., sexo do progenitor, habilitações académicas e nível socioeconómico). As implicações práticas do presente assentam na compreensão do impacto do confinamento em crianças, bem como nas suas relações de suporte e dinâmicas parentais.
- The economic evaluation of the vaccination program implemented to prevent infection from the human papillomavirus (HPV) in malesPublication . Takác, Filip; Nunes, RuiHuman papillomavirus (HPV) is a DNA virus. This virus causes both benign and malignant diseases in men and women such as laryngeal papillomatosis, genital warts, or pharyngeal carcinoma, cervical cancer, penile cancer and anus cancer. HPV can be prevented by appropriate precautionary measures. The main preventative method is vaccination against HPV. Besides vaccination, regular screening is necessary to detect premalignant changes on time. The main aim of my dissertation is to analyze the effectiveness of the cost of male vaccination against human papillomavirus in the Slovakia. Besides the main aim the thesis also focuses on analysis of the current state of male vaccination against human papillomavirus in the Slovakia and abroad, selection of endangered group of men based on analysis of given issue and also calculation of vaccination cost from chosen perspective. Furthermore, the determination of clinical outcomes of vaccination and the calculation of the cost effectiveness of vaccination of an endangered group of men based on collected data. To achieve the objectives after accomplishing the given aims, the appropriate methods are applied in the practical part of the dissertation. The core of the thesis is formed by a literary research of the current state of the subject and an analysis of the costs of vaccination and treatment of anal cancer. The collected information is summed in Markov’s model and the cost effectiveness together with the sensitivity analysis is calculated. To quantify the direct costs of treatment of anal cancer a data from healthcare payers was used. The cost of vaccination is determined in accordance with to the valid legislation. Costs and results for vaccinated and non-vaccinated individuals are compared in cost-effectiveness analysis. The dependence of the cost analysis parameters and the impact on its results are examined in the sensitivity analysis. At the conclusion of my dissertation, the results are discussed and eventual measures are suggested
- Dinoflagellate assemblages in the west iberian upwelling region (Sagres, Portugal) during 1994–2001Publication . Danchenko, Sergei; Dodge, John David; Icely, John; Newton, AliceChanges in the composition of dinoflagellates from 1994 to 2001 at a station influenced by wind-induced seasonal upwelling off SW Portugal were analyzed in relation to oceanography. 194 taxa of dinoflagellates were detected, the most frequent belonged to the genera Tripos, Protoperidinium, Dinophysis, Diplopsalopsis, Prorocentrum and Lingulodinium. The composition of dinoflagellate communities followed a seasonal pattern, in association with oceanographic forcing and change of upwelling conditions. Harmful species such as Dinophysis acuminata, D. acuta, D. caudata, Gonyaulax spp. and Lingulodinium polyedra were found to develop during the upwelling season, typically comprising summer and early autumn in the West Iberian upwelling system, and also occasionally in the conditions following upwelling events in other seasons.
- Instrumentos de avaliação da motivação para a aprendizagem no ensino básico: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Santos, Andreia Cristina Romão; Martins, CátiaA motivação é um fator fundamental no desempenho escolar, pelo que a perceção da sua importância para a aprendizagem em contexto escolar tem resultado num aumento de estudos na área da Psicologia, principalmente no decorrer da última década. Avaliar a motivação para a aprendizagem e adaptar-se uma intervenção psicopedagógica eficaz, de modo a estimular a motivação e a garantir o sucesso escolar das crianças no Ensino Básico, é uma necessidade emergente. Assim, pretende-se com o presente trabalho identificar instrumentos de avaliação da motivação para aprendizagem em crianças no Ensino Básico (entre os 6 e os 12 anos) e, neste seguimento, caracterizar as suas propriedades psicométricas, de validade e consistência interna. Através de uma revisão sistemática, realizou-se o apuramento e a identificação dos instrumentos existentes para a avaliação da motivação para a aprendizagem em crianças no Ensino Básico, com recurso a quatro bases de dados, nomeadamente B-On, ERIC, PsyINFO e Web Of Science. Identificaram-se quatrocentos e dez artigos para triagem que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, culminou com uma amostra final de trinta e seis artigos. Procedeu-se à sua análise e caracterização, tendo em conta um conjunto de aspetos relacionados com a sua fundamentação teórica, estrutura interna, validade, consistência interna e outras especificidades consideradas de relevo. A análise dos trinta e seis artigos permitiu identificar 29 instrumentos/escalas de avaliação para a motivação para a aprendizagem, com propriedades psicométricas desejadas ou adequadas, reforçadas pelos índices de consistência interna de modo global ou de cada dimensão e respetiva validação. Os resultados do presente estudo contribuem para o aprofundamento do conhecimento dos diversos instrumentos de avaliação a um nível internacional, da sua aplicabilidade, suscitando uma reflexão acerca da importância da avaliação precoce dos fatores motivacionais nas crianças, numa das principais fases de aprendizagem para a promoção de intervenções escolares eficazes que vão de acordo com as necessidades individuais de cada aluno ao longo da escolaridade. São discutidas diversas considerações acerca dos instrumentos, respetivas características da avaliação da motivação para a aprendizagem adaptados para uma amostra de crianças no Ensino Básico.