Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Formação contínua para a educação inclusiva: um estudo de caso na escola da pontePublication . Fonseca, Fabíola Pereira Sarmento da; Vilhena, Carla CardosoA presente dissertação tem como tema a formação contínua de docentes para a educação inclusiva na Escola da Ponte. Definimos como objetivos: 1) Conhecer as perceções dos docentes e dos membros dos órgãos de gestão da Escola da Ponte acerca da educação inclusiva; 2) descrever as perceções dos docentes e dos membros dos órgãos de gestão acerca da educação inclusiva na Escola da Ponte; 3) analisar as perceções dos docentes e dos membros dos órgãos de gestão sobre a formação contínua, em geral, e sobre a formação para a educação inclusiva, em particular; 4) compreender o papel desempenhado pelos membros dos órgãos de gestão na formação contínua para a educação inclusiva dos docentes da Escola da Ponte. Optou-se pela abordagem metodológica de natureza qualitativa, em particular por um estudo de caso. Realizamos entrevistas semidiretivas a docentes e a membros dos órgãos de gestão da Escola da Ponte. Verificou-se que a maioria dos participantes tem uma perceção da educação inclusiva consentânea com a definição apresentada pelas organizações transnacionais, ou seja, como uma educação em que se tem em conta as caraterísticas e as necessidades de cada um. Esta conceção de educação inclusiva reflete-se na forma como se organiza a escola, como é realizada a gestão curricular e nas práticas pedagógicas. No que diz respeito à perceção dos participantes sobre a formação contínua, consideram que os prepara para lidar com os desafios do cotidiano. No que diz respeito à formação para a educação inclusiva, referem sentir necessidade de formação nesse âmbito específico e, particularmente, adaptada à realidade da Escola da Ponte. Por último, os resultados da investigação permitiram verificar que o papel desempenhado pelos membros dos órgãos de gestão na formação contínua dos docentes se centra na divulgação das ações de formação promovidas por outras entidades e na promoção de ações de formação na Escola da Ponte, baseadas num modelo de formação cooperada e numa perspetiva inclusiva.
- Sustainable entrepreneurship: a literature reviewPublication . Rosário, Albérico Travassos; Raimundos, Ricardo Jorge; Cruz, SandraThese days, issues such as environmental degradation, the wealth gap, and unequal access to opportunities and resources are increasing. These concerns have increased the need for sustainable entrepreneurship, defined as sustainable business practices. Entrepreneurship is central in transitioning towards a more sustainable future, whereas aligning the social, economic, and ecological objectives and ecological entrepreneurs plays a role. This scoping literature review analyzes the field of sustainable entrepreneurship and the extent of the holistic integration in the global business arena, therefore filling a gap in the existing literature. It aims to analyze the depth of existing pieces of literature on sustainable entrepreneurship, its definitions, and its applications in business practices. The analysis relies upon a literature search on the SCOPUS database around the keywords ‘Sustainability’ and ‘Sustainable Entrepreneurship’. The scientific software VOSviewer is used to better illustrate the linkage of major categories and correspondent trends, related with both business growth and maintenance of ecological systems. It concludes that the desired levels of sustainability require collaborations between all stakeholders, while the transition towards service-oriented business models has contributed to the growth of sustainable entrepreneurship. Nevertheless, existing institutional structures favor current unsustainable businesses and systems over the newer sustainable ones, demanding ecopreneurs to initiate institutional changes.