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- Satisfação profissional e carreira: o caso dos assistentes sociaisPublication . Candeias, Carla Cristina Gemas; Sousa, CátiaAs profundas alterações na esfera laboral, comportam novos problemas sociais, maiores taxas de desemprego e novas formas de precarização que afetam diretamente os assistentes sociais em Portugal. Esta realidade pode comportar consequências ao nível da satisfação profissional e com a carreira pelo que urge ao Serviço Social repensar estratégias e medidas no campo da gestão de recursos humanos. Assim, este estudo de carácter quantitativo, tem como objetivos observar como os assistentes sociais em Portugal percecionam o vínculo com a carreira, o comprometimento e o bloqueio que sentem em relação a esta, bem como observar o efeito da satisfação profissional e com a carreira no comprometimento e bloqueio da mesma. São ainda objetivos desta investigação, para além da caracterização e evolução da profissão em Portugal, auscultar a perceção dos trabalhadores da área sobre a criação da Ordem Profissional dos assistentes sociais e seu impacto na profissão, assim como percecionar o desejo/vontade de continuar na área profissional de Serviço Social. Através de uma amostra de 454 assistentes sociais, maioritariamente do sexo feminino (96% ), com idades compreendidas entre os 22 e os 66 anos (M = 37.5, DP = 8.80), os resultados demonstram altos níveis de comprometimento com a carreira, nomeadamente nas dimensões identidade e planeamento, demonstrando o apego emocional e a importância da carreira na identidade dos assistentes sociais, tal como, da necessidade da fixação de metas de carreira. Também se observaram níveis elevados na dimensão custos emocionais e níveis moderados de satisfação profissional e com a carreira, o que alerta para a importância da adoção de estratégias que promovam uma maior satisfação e comprometimento e para a adaptação de planos de carreira que valorizem o crescimento e o desenvolvimento dos recursos humanos.
- Family education and support programme: implementation and cultural adaptation in Cape VerdePublication . Correia, Adriana; Matavelli, Rafaela; Cunha, Francisca Ferreira; Hidalgo, Victoria; Jesus, Saúl; Nunes, C.This article describes some preliminary data on the implementation of the Family Education and Support Programme (FAF) on psychosocially at-risk families of Boavista Island, Cape Verde, specifically in relation to its effectiveness in parenting competences. The FAF is a family intervention programme designed to be integrated into preventive and formative actions and it has the purpose of promoting positive parenting and preventing child abuse. This study aims to (a) describe the participants’ psychosocial profile regarding sociodemographic characteristics and negative or risky life events, (b) analyse the effectiveness of the FAF on improving parenting competences, and (c) address the main procedural topics related to the implementation of the FAF in Cape Verde. An experiential and participatory methodology was used with 66 parents, who participated in 12 group sessions, with a weekly periodicity, for four months. The evaluation was performed, in the pre-test and post-test, with the control group and the intervention group. Results show the effectiveness of the FAF in an African context, including its impact. The intervention group improved their post-intervention scores on perceived efficacy and satisfaction with a moderate and high effect size, respectively. We present some recommendations to be considered in future programs to promote positive parenting, since improvements in parents’ competences, are key to reducing neglectful or abusive situations.