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- Floração e frutificação da pitaia (Hylocereus undatus)Publication . Trindade, Ana Rita Cabrita; Duarte, AmílcarO Algarve apresenta condições edafoclimáticas adequadas para o cultivo de algumas espécies frutícolas oriundas de climas tropicais ou subtropicais. Muitos destes frutos estão associados a inúmeros benefícios para a saúde humana. A pitaia é o exemplo perfeito disso e tem perfil para atender a um dos principais objetivos da agricultura algarvia: dinamização da fruticultura, com destaque para o uso de espécies com baixas necessidades hídricas. O cultivo comercial da pitaia é recente em Portugal e carece de informação quanto às suas preferências. O objetivo deste trabalho passa por avaliar as necessidades da cultura utilizando dois sistemas diferentes para o estudo das mesmas: ar livre e estufa. Ao ar livre, estudaram-se o espaçamento entre plantas, a cobertura do solo para controlo de infestantes, e potenciais técnicas de indução floral como o sombreamento e a iluminação artificial. Também se avaliou o efeito da polinização livre e manual no vingamento, no peso e nas características químicas dos frutos. As plantas estudadas completam três anos após plantação no final do verão de 2022 e o espaçamento que se revelou como mais produtivo até agora foi o de 0,5 m entre plantas. A cobertura de solo com recurso ao mulching foi a que apresentou teores de matéria orgânica e azoto mais elevados, razão pela qual a produção desta modalidade foi superior. Nas condições de campo deste ensaio, verificou-se que quer a implantação do sombreamento, quer a do sistema de iluminação artificial não produziram efeitos assinaláveis. As polinizações livre e manual resultaram em frutificação abundante e boas características físicas e químicas dos frutos. Em estufa pretendeu-se estabelecer a preferência da cultura quanto ao tipo de solo. De entre os vários estudados, o solo argiloso foi o que influenciou positivamente a produção das plantas, sendo que a inclusão de matéria orgânica se confirmou como uma mais-valia para a cultura.
- MILAGE Aprender +: aprendizagem personalizada suportada por aprendizagem máquinaPublication . Fonseca, Felipe Ferreira da; Martins, Paula Ventura; Figueiredo, MauroO MILAGE Aprender+ é uma aplicação para dispositivos móveis com propósito educacional dentro e/ou fora do ambiente escolar. Os seus utilizadores têm acesso a uma ampla biblioteca de conteúdo para a realização de atividades diversas disciplinas escolares. Destaca-se por ser uma aplicação que prioriza a autonomia do aluno. Apresenta-se como uma ferramenta essencial para responder à atual procura relacionada com o ensino remoto e também presencial A aplicação MILAGE Aprender+ adota também uma característica jogo, contabilizando pontuações ao longo das realizações dos alunos. Desde o seu lançamento em 2018, possui um amplo conjunto de dados, um amplo histórico de atividades realizadas pelos seus utilizadores. No modelo atual de funcionamento o MILAGE Aprender+ é percebido um problema relacionado a forma que apresenta o conteúdo aos utilizadores. O problema é percebido pela forma que o conteúdo da aplicação é apresentado ao aluno, de forma totalmente uniforme e padronizada a todos os seus utilizadores, não tendo em consideração o contexto histórico do desempenho dos seus utilizadores ao longo do uso da aplicação. Não é aplicado nenhum tipo de recomendação de conteúdo ou apresentação de forma personalizada. Pelo que, o presente estudo, tem como objetivo avaliar a possibilidade de evolução da aplicação MILAGE Aprender+ com a adoção da tecnologia de Aprendizagem Máquina (AM) a fim de proporcionar uma melhor experiência ao seu utilizador, o aluno. Pretende-se recomendar conteúdos a partir de modelos que promovam melhorar o aproveitamento de pontos do aluno. A partir deste objetivo, o presente estudo aprofundou-se na AM, que é um método de análise e ciência de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Esta tese adotou a metodologia de desenvolvimento de projetos de prospeção e análise em ciência de dados CRISP-DM. A investigação desenvolveu uma ampla análise sobre o problema do MILAGE Aprender+, e a possibilidade da adoção da tecnologia de AM. O principal objetivo de permitir que os alunos, utilizadores da ferramenta, recebam a recomendação de conteúdos das disciplinas de forma adaptável, aproximada às suas necessidades e baseada no histórico de desempenho, para que assim possam assim ter um percurso de aprendizagem mais objetivo e também agradável. Como conclusão deste estudo evidenciou-se a possibilidade de adoção de modelos de AM no MILAGE Aprender+ para a identificação e recomendação de conteúdos aos alunos