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- Comunicação matemática, oral e escrita, numa turma de 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pica, Ana Catarina Vilão; Guerreiro, AntónioA presente investigação realizou-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo investigativo decorreu no terceiro período do ano letivo 2020/2021, numa escola de ensino básico em Quarteira, com dezoito participantes de uma turma do 6.º ano de escolaridade. O principal objetivo desta investigação, foi a realização de aulas que promovessem a comunicação matemática e a análise das formas de comunicação entre os alunos e entre estes e o professor. Existiu uma seleção de três tarefas matemáticas com o propósito de serem distintas, em termos de conteúdos, dado que se pretendeu analisar a comunicação dos alunos de forma espontânea. Outra exigência para a escolha das tarefas matemáticas, relacionou-se com o facto de os alunos não terem abordado o respetivo tema matemático. Ou seja, era pretendido observar as preconceções que os alunos continham para o desenvolvimento da atividade e mais tarde da comunicação conjunta, para que estivessem todos no mesmo patamar de conhecimentos dos conteúdos a abordar. Por fim, as tarefas matemática selecionadas, foram elaboradas para que decorressem de forma simples sem que surgissem grandes dúvidas por parte dos alunos, concretizando assim um maior trabalho autónomo por parte dos mesmos. A análise dos dados deste estudo é apresentada, pela ordem de ocorrência, tendo em atenção apenas as partes que foram consideradas mais pertinente no que toca aos objetivos deste estudo investigativo. Centrando sempre a análise no desenvolvimento da comunicação entre os alunos e entre estes e o professor, os resultados apontam para um progressivo envolvimento dos alunos na comunicação matemática, oral e escrita, ao longo da realização das tarefas matemáticas.
- "Art infusion effect" nas artes de palco: colaboração entre as artes e as marcas através do patrocínioPublication . Simões, Tatiana Sofia dos Santos; Guerreiro, Manuela; Pereira, Luís NobreApesar das vantagens identificadas nas colaborações entre o setor privado e o meio artístico (Dobreva, 2017; Lewandowska, 2015; Mermiri, 2010), o estudo empírico dos efeitos que resultam do patrocínio às artes permanece relevante e necessário, especialmente no contexto português (GEPAC, 2014). Uma das áreas artísticas que urge beneficiar desta investigação são as artes de palco, cuja forte dependência de financiamento público gera maior vulnerabilidade a nível de sustentabilidade financeira. Através do conceito de art infusion effect, que permite medir o efeito positivo que a integração da arte gera nas marcas, este estudo propõe investigar quais os efeitos que as marcas podem esperar ao patrocinar e/ou apoiar as artes de palco. Deste modo, optou-se por uma abordagem metodológica quantitativa, utilizando como método de recolha de dados um inquérito por questionário, realizado online. A recolha de dados foi feita por intermédio de sete entidades artísticas - orquestras, companhias de dança e de teatro, - que aceitaram divulgar este estudo através de email, newsletter e/ou grupo de amigos. Mais tarde, esta recolha foi alargada às redes sociais, nomeadamente Facebook e Instagram, direcionada aos espectadores portugueses das artes de palco. No total, foram recolhidas 93 respostas válidas, analisadas de forma descritiva e exploratória, com recurso ao software IBM SPSS Statistics (v.26). A análise deste estudo demonstrou que o art infusion effect está presente nas artes de palco, ao verificar-se o impacto positivo na perceção das marcas que deriva da avaliação da sua colaboração com as artes de palco pelos consumidores. Deste modo, podemos concluir que os respondentes veem este tipo de colaborações entre as marcas e as artes de palco como positivas, à semelhança dos estudos que enquadram esta investigação. Foram também empiricamente suportadas as hipóteses que relacionavam este efeito com a notoriedade da marca, perceção do nível de adequação entre marca-arte, valor emocional, envolvimento com a marca e lealdade à marca. Os resultados permitiram identificar os efeitos que podem derivar da colaboração entre as artes de palco e as marcas, o que é uma mais-valia para futuras oportunidades de financiamento privado a esta área artística. Esta investigação contribui ainda para o estudo do art infusion effect, alargado ao contexto do patrocínio às artes. Pela primeira vez no panorama português, foi possível explorar os efeitos e a perceção dos consumidores em relação às marcas que patrocinam/apoiam as artes de palco.