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- Gestão de alimentação e bebidas: fichas técnicas, modelação e análise de menusPublication . Silvestre, Daniela Andreia Pacheco; Afonso, Carlos M.; Serra, Manuel António DionísioObjetivos: O propósito deste estudo é, por um lado, reformular o menu de um restaurante e a combinação de perspetivas complementares entre modelos de análise de menus. Por outro lado, é a criação de um artefacto que possibilita a inserção e a edição de fichas técnicas holísticas online aos utilizadores da plataforma criada no âmbito do projeto IT-AMGABAlgarve. Metodologia: Um primeiro estudo foi conduzido através dos três modelos mais referenciados na literatura, o Modelo de Análise de Menus de Miller (1980), o Modelo de Engenharia de Menus de Kasavana e Smith (1982) e o Modelo de Análise da Margem/Custo de Pavesic (1985). Cada modelo apresenta uma análise quantitativa de variáveis diferenciadas e estratégias de melhoria associadas a classificações atribuídas a cada prato. O segundo estudo teve uma metodologia de Design Science Research desenvolvida em dois ciclos: (1) uma revisão de literatura que permitiu definir os requisitos de desenvolvimento, o protótipo e o focus group e (2) aperfeiçoamento dos requisitos de desenvolvimento e do artefacto, e ainda, o estudo de campo por especialistas convidados. Resultados: Após a primeira investigação, foi possível identificar quais os pratos mais rentáveis e populares. Em seguida, seguimos com a reformulação do menu do restaurante e sugestões de alteração de fichas técnicas dos pratos. Como resultado da segunda investigação foi possível apresentar um artefacto, de nome ficha técnica holística online com as seguintes características: uma receita, que permita a gestão de informações em termos de quantidades, custos, alergénios, sustentabilidade, informações nutricionais e estratégias de fixação de preços de venda. Originalidade: Ao nível da análise de menus, o artigo foi publicado em língua portuguesa aplicado aos três modelos mais referenciados na literatura e que se complementam entre si. O artefacto por nós desenvolvido torna-se bastante relevante para o setor, afirmado pelos participantes do focus group e pelos profissionais do estudo de campo. Até ao momento não existe uma ficha técnica holística online tão completa quanto a que criámos. Os requisitos de desenvolvimento criados contribuem com conhecimento para a área dos sistemas de informação aplicado à gestão de alimentação e bebidas.
- Desenvolvimento de um dashboard aplicado ao departamento de compras de uma cadeia hoteleiraPublication . Diogo, Inês da Conceição; Correia, Marisol B.; Faria, Ana Rita Silva de SerraCom a evolução da tecnologia e as novas tendências associadas à obtenção e armazenamento de dados (Data Warehouse) surgiu a necessidade de soluções que permitem aos gestores e responsáveis tomarem melhores decisões em tempo real, de forma prática e rápida. O presente projeto tem como principal objetivo desenvolver uma ferramenta (dashboard), que servirá de apoio aos gestores para esse fim. O dashboard foi desenvolvido para o departamento de compras de uma cadeia hoteleira, a partir de dados reais, e validado e aplicado pela mesma. Dos três tipos de dashboards (Operacional, Tático e Estratégico), optou-se pelo tático com vistas mensal e anual, por se revelar útil e prático. A metodologia adotada - Cross-Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) – foca-se no setor hoteleiro e fornece o apoio aos gestores da cadeia hoteleira nas várias fases da sua implementação, nomeadamente para a definição dos indicadores de gestão, características do dashboard e dos tipos de gráficos a incluir no mesmo. Do ponto de vista da cadeia Jupiter Hotel Group, com indicadores bem definidos e dados devidamente bem organizados, os resultados podem ser visualizados através de um dashboard. E desta forma, o modo de análise e de apresentação dos resultados, proporcionam informação sobre os indicadores de gestão e, em particular, do departamento de compras. O desenvolvimento do dashboard, através da adaptação na metodologia CRISP-DM, contribui para a redução de tempo de análise e para uma maior celeridade na tomada de decisões, em qualquer momento e lugar.