Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Fatores que influenciam a extensão e profundidade do vocabulário de adultos portuguesesPublication . Bezerra, Raquel Farias Gregorio; Inácio, Filomena CaféDiante da dificuldade em encontrar provas de avaliação de vocabulário direcionadas a população adulta portuguesa, este estudo teve como primeiro objetivo a construção e validação de um instrumento de avaliação do vocabulário. Assim, foram criadas duas provas de escolha múltipla, uma de sinónimos e outra de antónimos, para avaliar a extensão e profundidade do vocabulário de adultos portugueses. O segundo objetivo foi investigar quais os fatores que podem influenciar a extensão e profundidade do vocabulário e, para tal, foi também criado um questionário sociodemográfico e de hábitos de leitura. Participaram no estudo 732 adultos, de todos os distritos portugueses, tendo sido avaliados 86 de forma presencial e os demais de forma online. Os resultados obtidos sugerem que as provas construídas parecem medir de forma robusta o que se propõem, demonstrando uma boa consistência interna, assim como correlações moderadas com provas existentes que avaliam o vocabulário. Ã análise de regressão relativa ao contributo das variáveis sociodemográficas e de exposição à leitura indicou que os melhores preditores para o vocabulário da população adulta portuguesa são a escolaridade, a idade e a leitura de livros. Os resultados são discutidos visando não somente melhor entender o vocabulário, mas também a sua integração com outras dimensões da linguagem, passando pela importância da necessidade da elaboração de instrumentos de medida que atendam ao rigor científico e com a qualidade necessária para apoiar as decisões clínicas e/ou académicas na avaliação neuropsicológica da linguagem..
- Influência da desumidificação no consumo energético em complexos desportivos com piscinas cobertasPublication . Duarte, Paula Cristina Vieira Monteiro; Mortal, António Manuel de Sousa BaltazarO Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) visa assegurar e promover a melhoria do desempenho energético dos edifícios conjuntamente com o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) e com o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS). O RECS estabelece as regras de projeto, de construção, de alteração, da operação, da manutenção, dos sis-temas técnicos, bem como os requisitos mínimos necessários no sentido de promover a eficiência energética e a qualidade do ar interior, definindo a metodologia aplicável e classificando-o em função do resultado. Os complexos desportivos com piscinas cobertas, englobados no setor dos edifícios de comércio e serviços, mas com necessidades energéticas diferentes dos demais, na me-dida em que, para além de variáveis comuns às outras tipologias, tais como a localização geográfica, época do ano ou até o número de horas de funcionamento, há a considerar as necessidades especificas para manter as condições ambientais requeridas ao fim a que se destina, nomeadamente em termos de desumidificação do espaço da nave. O presente trabalho simula as necessidades energéticas para a desumidificação, por um período de um ano, no complexo desportivo com piscina coberta de Faro. Os dados assim obtidos são comparados com os consumos estimados pela avaliação energética, no âmbito da certificação energética, por forma a inferir do seu peso no consumo de energia, por forma a apresentar sugestões de melhoria desse fator. Os resultados obtidos permitiram concluir que a utilização de um sistema de bomba de calor, independente do seu COP, permite melhorar o consumo de energia. Dos siste-mas simulados, o que melhor apresenta consumo de energia é a recuperação de calor através de um permutador de placas ou outro sistema de transferência de calor com co-bertura. Verifica-se que a utilização de cobertura permite ganhos energéticos muito signi-ficativos Não foi possível retirar nenhuma conclusão em relação à comparação com outros CDPC, uma vez que a ocupação e os caudais de ar influenciam significativamente as taxas de evaporação, consequentemente o consumo de energia.
- Epistemicídios de grupos minoritários no Brasil: um levantamento de pesquisas sobre o tema no período de 2017 a 2021Publication . Martinez, Monica; Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis eO objetivo deste trabalho é fazer um levantamento não quantitativo de pesquisas sobre o tema do epistemicídio, entendido como um silenciamento de epistemologias diversas da imposta mundialmente por potências ocidentais a partir do século XVI. Adotamos Grosfoguel (2016) como referencial para discutir o tema e seus antecedentes históricos, e também a data dessa publicação como marco para o recorte temporal de nosso levantamento (2017-2021). Utilizamos como fonte o Portal de Periódicos da Capes, a partir do qual selecionamos 20 artigos que versam sobre epistemicídios contra negros, indígenas, mulheres e LBGTQIA+, além de ações para seu enfrentamento. Concluímos que os epistemicídios, nos dias de hoje, ainda são reflexo dos iniciados no século XVI.