Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-28"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização do vinho da Região demarcada do Algarve com base nos processos de certificação de Vinho Regional Algarve no triénio 2019/2021Publication . Costa, Rui Miguel Guerreiro; Galego, Ludovina; Esteves, E.A Região do Algarve tem mais de 2500 anos de história ligada à cultura da vinha e do vinho, procurando destacar-se pela qualidade dos seus vinhos. A caracterização dos vinhos desta região torna-se por isso relevante como forma de monitorizar e acompanhar o seu desenvolvimento. Para tal foram analisadas 570 amostras de vinhos produzidos entre 2017 e 2020 analisando os parâmetros, título alcoométrico volumétrico adquirido (TAVA), acidez total, acidez volátil, açúcares totais, pH e notação sensorial, em função do ano de produção e cor. Realizou-se uma análise descritiva do vinho IGP Algarve, relativamente à cor e ano de colheita, procedendo-se ao cálculo das suas médias, desvios padrão e amplitudes de resultados para cada parâmetro analisado. A análise estatística foi realizada através do programa SPSS usando os métodos, ANOVAs dois fatores e testes de comparação múltipla de médias. Através desta análise é possível destacar que os vinhos tintos se caracterizam por um valor de TAVA e acidez volátil mais elevado que o dos brancos e rosados, e os vinhos brancos e rosados por uma acidez total superior à dos tintos. A correlação para cada uma das cores entre os parâmetros dos vinhos foi avaliada usando o coeficiente r de Pearson. Relativamente ao TAVA verificou-se uma correlação positiva entre a notação sensorial para os vinhos tintos, uma correlação positiva quanto à acidez volátil para os rosados e uma correlação positiva com a acidez total para os brancos. Também foi realizada uma análise de componentes principais (PCA) através das funcionalidades disponíveis no pacote FactoMiner desenvolvido para o software R de modo a obter uma visualização genérica dos resultados. Nesta análise foi possível verificar uma diferenciação entre os vinhos de cor tinta relativamente aos brancos e rosados. Quanto, à análise por ano não é possível retirar conclusões que nos permitam verificar uma diferenciação.
- A formação como ferramenta de desenvolvimento de competências nas organizações: o caso da empresa YKK PortugalPublication . Laura Regina Timóteo Ferreira de, Carvalho; Sequeira, BernardeteO presente relatório de estágio é realizado na sequência do estágio curricular realizado na empresa YKK Portugal, Lda., no âmbito do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. A YKK Portugal, Lda. atua na produção e distribuição mundial de vários tipos de fechos para diversas marcas de vestuário, e também no setor automóvel e imobiliário. Este relatório tem como objetivo relatar as atividades e tarefas realizadas durante as 720 horas do estágio curricular, que envolveu atividades fundamentalmente desenvolvidas ao nível da Gestão de Recursos Humanos, mais especificamente no âmbito da formação profissional. Uma vez que o estágio decorreu de forma integrada na dinâmica quotidiana da organização acolhedora, a estagiária teve oportunidade de diversificar a sua atuação, pelo que foi também desenvolvido algum trabalho de carácter mais administrativo. Com o propósito de contribuir com um conhecimento mais sistematizado sobre as práticas de formação da empresa YKK Portugal, procedeu-se à realização de um estudo de caso de carácter descritivo que procurou aferir como se processa a formação na referida empresa. Para se proceder à recolha de dados realizou-se, num primeiro momento, pesquisa documental e, posteriormente, uma entrevista semiestruturada dirigida a um Informante-Chave (IC) do Sector Administrativo, e administrou-se um inquérito por questionário aos trabalhadores empresa. Procedeu-se também à análise temática de conteúdo da entrevista recorrendo-se ao Excel, e à análise de frequências absolutas e relativas e uma análise de estatística descritiva dos dados do questionário, com o auxílio do software SPSS. Os resultados revelam que a empresa acolhedora do estágio encara a formação como um investimento estratégico, realizando um plano de formação bianual, procurando executar todas as etapas referidas na literatura como essenciais para a realização de um processo de formação. Os resultados revelam ainda que os trabalhadores inquiridos de uma forma geral participam em ações de formação com o intuito de aumentar o seu leque de conhecimentos e melhorar o seu desempenho nas suas tarefas quotidianas.
- Poluentes alvo de preocupação emergente em águas residuais urbanas tratadas e no meio recetor: o cenário de Portugal na última décadaPublication . Silva, Camila Caroline Zeni; Silva, Manuela Moreira; Rebelo, AnabelaA evolução demográfica do planeta e os atuais padrões de consumo, exigem uma gestão eficiente e sustentável dos recursos naturais, e em particular da água, de forma a não se comprometerem as necessidades das gerações futuras. A evolução tecnológica das últimas décadas colocou no mercado produtos que se veio a perceber serem nefastos para o ambiente e para a saúde pública. À medida que se desenvolveram novas valências analíticas, algumas dessas substâncias começaram a ser quantificadas e foram-se aprofundando estudos sobre os danos que causavam em diversos organismos, incluindo nos humanos. Surgiram assim os Poluentes de Preocupação Emergente (PPE), que se têm vindo a quantificar em diversos tipos de água, nomeadamente em efluentes urbanos tratados e em águas superficiais. No cenário de seca que Portugal tem vindo a atravessar, mais acentuado nos últimos anos, o uso de Água para Reutilização (ApR) pode constituir uma origem alternativa importante, para suprir algumas necessidades hídricas (sobretudo) não potáveis, sendo considerada uma prioridade no atual Plano de Eficiência Hídrica. Neste estudo, utilizaram-se dados disponíveis no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) e outros fornecidos pela APA, para se avaliar a presença de três PPE (nonilfenóis, ftalato e diclofenac) de 2010 a 2021 em massas de água nas 8 Regiões Hidrográficas (RH) de Portugal Continental, assim como em efluentes tratados pelas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) urbanas com mais de 100 000 p.e. das diferentes RH. Verificou-se que os nonilfenóis e ftalato existem frequentemente nos efluentes tratados, e que estão em concentrações mais elevadas nas massas de água das RH onde a pressão antrópica (urbanística, agrícola e industrial) é mais acentuada. O diclofenac quantificou-se em concentrações mais elevadas no Rio Tejo e nas Ribeiras do Oeste, seguindo-se no Rio Douro, coincidindo com os maiores aglomerados populacionais do país. Não houve um padrão definido de evolução temporal dos PPE nos meios recetores. Por outro lado, este estudo mostrou que, a eliminação dos PPE nos efluentes urbanos tratados é necessária, uma vez que a descarga direta destes efluentes nas águas superficiais, podem constituir uma ameaça aos ecossistemas aquáticos e a limitação ao aumento do uso de ApR.
- Application of free satellite imagery to map ecosystem services in Ungwana Bay, KenyaPublication . Mathai, Daina; Vitorino Cristina, Sónia; Owuor, Margaret AwuorA major obstacle to mapping Ecosystem Services (ES) and the application of the ES concept has been the inadequacy of data at the landscape level necessary for their quantification. This study takes advantage of free satellite imagery to map and provide relevant information regarding ES and contribute to the sustainable management of natural resources in developing countries. The aim is to assess the flow of ES in mangrove ecosystem of Ungwana Bay, located on the northern coast of Kenya, by adopting the Land Use Land Cover (LULC) matrix approach. This study characterized LULC classes present in the study area, identified the most important ES, and collected data on expert opinions via a survey on ES flow supplied by the mangrove ecosystem. A qualitative and quantitative analysis of the expert scoring produced a LULC matrix which, when integrated with the LULC maps, showed the spatial distribution of ES flow. The assessment indicates very high flow (5.0) for the regulating and supporting services, high flow (4.0) for the cultural services, and medium flow (3.0) for the provisioning services as supplied by mangroves. In addition, the analysis indicates there are sixteen major ES supplied by the mangrove ecosystem of Ungwana bay as of the year 2021. This study highlights the importance of mangroves as a coastal ecosystem and how the visualization of the spatial distribution of ES flow using maps can be useful in informing natural resource management. In addition, the study shows the possibilities of using freely accessible satellite imagery and software to bolster the ES assessment studies lacking in developing countries.
- Novel regulators of oocyte differentiation and meiosisPublication . Jesus, André; Cabral Silva, R.; Martinho, Rui GonçaloOogenesis is a complex multicell process shared between several species, by which female gametes are formed. Fundamental for this process is the timely expression of different oogenesis genes and a nuclear division called meiosis. In Drosophila melanogaster both processes are highly regulated, with failures in this regulation leading to fertility impairments. Drosophila oogenesis is a continuous process that starts with an asymmetric division of the germ line stem cells and terminates with meiotic completion during oocyte activation and egg deposition. In Drosophila there is a prolonged arrest in diplotene stage of prophase I, with oocyte chromatin condensation into the karyosome. At this stage the oocyte is transcriptionally quiescent, being all transcription performed by aiding nurse cells. Mutations that specifically abrogate Drosophila karyosome formation led to meiotic chromosome segregation defects, clearly suggesting that formation of this structure is important for meiosis. Also, right before this meiotic progression, the oocyte’s nucleus shows a brief transcription activity for which epigenome regulation is essential. The genes expressed during this transient reactivation are unknown. Regulation of karyosome formation, maintenance and reactivation is poorly known, our aim is to identify different proteins that regulate some or several of these processes. We theorize that at least some of the proteins required for karyosome formation, maintenance and reactivation are likely to co-localize with the karyosome at some stages of oocyte development. The specific aim of this master thesis work was to find if different proteins from a list of candidates were present in the oocyte karyosome. The selection of the candidate proteins was based on the cumulative fulfilment of the following criteria: ii) gene ontology (GO) term that suggest interaction with DNA; ii) high expression during oogenesis measured by mass spectroscopy analysis, and iii) available GFP-tagged version of the protein. The presence of the candidate proteins in the karyosome was analyzed by confocal microscopy in which we search for colocalization of the GFP-tagged versions of the candidate proteins with the oocyte DNA stained with DAPI. For this screen results we observed karyosome co-localization with the proteins SSRP, PIT and CG14230; interesting GFP signal was observed in other structures, namely in the germarium subareas and nucleoplasm and RNA splicing structures in latter stages.