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- Relações que resultam: a aliança terapeuta-cliente como base para a intervenção psicodinâmicaPublication . Modesto, Ana Carolina Estêvão; Janeiro, LuísA Terapia para as Fobias de Afetos (TFA) é um modelo de Psicoterapia Psicodinâmica Breve (PPB), segundo o qual os sintomas psicopatológicos do cliente são entendidos como resultado de defesas desadaptativas que os indivíduos utilizam para lidar com as emoções que são temidas. Posto isto, a TFA tem como objetivo expôr gradualmente o cliente a uma ativação afetiva segura e à experiência autêntica das suas emoções, de modo a reestruturar as fobias afetivas e melhorar a sintomatologia do sujeito. Para que tal seja possível, o modelo terapêutico atribui particular relevo à importância da aliança terapêutica entre a díade, descrevendo-a como um “pré-requisito” para a intervenção aplicada pelo terapeuta. Contudo, a literatura é relativamente recente no que diz respeito à relevância da aliança terapêutica para o efeito das intervenções psicoterapêuticas, especificamente no modelo da TFA. O presente estudo visou analisar se os resultados da intervenção terapêutica psicodinâmica, específica ao tratamento da TFA, dependem dos níveis de aliança terapêutica. Para a concretização do mesmo, foi recolhida uma amostra constituída por 31 clientes acompanhados num Serviço de Psicologia universitário e 3 terapeutas responsáveis pelo atendimento psicoterapêutico. Os clientes responderam ao Inventário de Aliança Terapêutica – Revisto e Reduzido (IAT-RR) e ao Outcome Questionnaire-10 (OQ-10), e os terapeutas responderam à Escala de Aquisição dos Objetivos Terapêuticos (ATOS) - Versão do Terapeuta. Os dados recolhidos foram organizados através de uma estrutura hierárquica e analisados com recurso ao método dos Modelos Lineares Hierárquicos (MLH). Os resultados obtidos sugerem que a melhoria sintomatológica do cliente ocorre quando níveis elevados de aliança terapêutica e, em particular, do vínculo interagem com as intervenções terapêuticas de promoção do reconhecimento de padrões de defesa desadaptativos, desenvolvimento de sentimentos positivos face ao self e reestruturação da perceção dos outros. Ao contrário do esperado, foi observado que níveis elevados de acordo nas tarefas podem potenciar a sintomatologia, aquando da intervenção para a experiência emocional. Os resultados deste estudo enfatizam a importância de os terapeutas promoverem a aliança, antes de colocarem em prática intervenções terapêuticas psicodinâmicas.
- LightOnYou: programa baseado no mindfulness aplicado no ensino básicoPublication . Coelho, Filipa Catarina de Almeida; Jesus, Saul; Martins, Maria HelenaAs práticas de mindfulness, meditação e yoga têm vindo a ter um papel muito importante na vida quotidiana da população portuguesa não só pelos seus benefícios, mas também pelo impacto biopsicossocial. Contudo, verificou-se que, apesar destas abordagens estarem a ser implementadas em contexto escolar, não se encontram muitos estudos que as integrem numa intervenção multimodal nem as implementem a crianças e adolescentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico. A presente investigação teve como objetivos principais promover respostas (de baixo custo) às necessidades da intervenção escolar, numa amostra de alunos entre o 5º e 9º ano de escolaridade, e averiguar o impacto desta intervenção nesta população. Participaram 154 alunos ao longo dos vários estudos apresentados. Os participantes responderam a diferentes protocolos consoante o ano letivo em que decorria o projeto. Os resultados alcançados foram de encontro aos objetivos previamente definidos. Assevera-se um impacto benéfico e útil da intervenção multimodal baseada em práticas de mindfulness, yoga e meditação ao longo destes 3 anos letivos na população escolhida. Constatou-se assim, um aumento do tempo dedicado ao estudo, da perceção de apoio recebido e da medida de saúde comportamental. De igual forma, verificou-se também uma redução dos sintomas de burnout e stresse assim como uma diminuição da exposição a comportamentos agressivos fora da escola/em casa. Conforme os principais resultados e conclusões, foram identificados alguns aspetos a ter em consideração para futuras investigação-ação, nomeadamente ao nível da inclusão de um grupo de controlo.